E qual mãe nunca ficou ansiosa por um ultrassom? Esse momento é o ideal para ver um pouco do que se passa dentro do ventre e se está tudo bem com o crescimento do bebê. Mas este exame tem fundamentos específicos, ainda mais se tratando do ultrassom doppler.

O que é Ultrassom?

O ultrassom é um exame feito à base de ondas sonoras. Elas são emitidas em uma frequência exata que ao se deparar com coisas sólidas dentro do corpo, são convertidas em imagens.

Em princípio o ultrassom era apenas 2D, passou a ser 3D e agora 4D. Mas o importante de tudo nesta história, é a evolução do ultrassom doppler. O ultrassom doppler fetal verifica o fluxo sanguíneo da placenta para o bebê e também do corpo do feto.

O que é Verificado no Exame

Com uma espécie de coloração virtual no ultrassom doppler, o médico consegue medir o fluxo de sangue, oxigênio e também de batidas cardíacas do bebê. Com esse ultrassom doppler fetal dá para verificar possíveis problemas de circulação sanguínea, oxigenação e também alguns outros como por exemplo:

  • Restrição de crescimento por baixo fluxo sanguíneo
  • Quantia ideal de liquido amniótico
  • Atividade e condição cardíaca do bebê
  • Boa formação dos órgãos internos da criança
  • Possíveis problemas com a placenta e suas artérias (verifica risco de pré eclampsia, diabetes gestacional pelo crescimento exagerado do feto e algumas infecções).

Foco do Ultrassom Doppler

O ponto principal do ultrassom doppler é o crescimento do feto. A maioria dos bebês PIG (pequeno para idade gestacional) tem um diagnóstico desfavorável, pois, a placenta não estaria nutrindo o bebê de acordo com o tempo de gestação.

A maioria das vezes esse bebê pequeno pode ter uma ajuda quando detectado precocemente a ausência ou restrição do ganho de peso, pelo ultrassom doppler.

Quando Pode ser Feito?

O primeiro ultrassom doppler pode ser feita ainda no primeiro trimestre de gravidez. Essa verifica se o fluxo da placenta está como deveria. Essa medição é feita através do fluxo do cordão umbilical e também verifica a atividade cardíaca do feto. As veias da cabeça também são verificadas com a ultrassonografia com Doppler. Nessa hora o médico verifica a atividade de oxigenação do bebê.

Quanto Custa Uma Ultrassonografia Com Doppler?

Normalmente o ultrassom doppler custa um pouco mais do que uma ultrassom 2D, mas é menos cara do que uma ultrassom 4D por exemplo. Encontrei variação de preços em diversos locais, mas podemos dizer que ela varia de R$150 a R$ 450 dependendo do lugar onde você resida e do laboratório ultrassonográfico que escolha.

O ultrassom doppler também é coberto pelos planos de saúde e podem ser feitos pelo SUS caso o médico que acompanhe a gestação suspeite de algum problema. Porém a fila para esse tipo de exame é um pouco extensa.

A ultrassom com Doppler salva vidas! Ela verifica qualquer problema que possa haver com aquela gestação. Além de verificar o fluxo, ela também indicará uma possível prematuridade. Se você tem pressão alta ou suspeita de pré-eclâmpsia esse é o exame obrigatório para verificar se está tudo bem com ar artérias uterinas e também com o crescimento do bebê.

Não deixe de fazer de forma alguma o ultrassom doppler, peça ao seu médico. Caso não tenha convênio médico, vale à pena fazer uma forcinha e realizar o exame em clínicas particulares. Aproveite dos recursos que a medicina fetal moderna dispõe!

Uma dica para as gestantes que estão sofrendo muito com os enjoos e náuseas da fase gestacional e sentem muita dificuldade em engolir a vitamina pré-natal, existe uma ótima opção, a vitamina FamiGesta. Ela é composta por todas as vitaminas importantes para essa fase com o diferencial do tamanho da cápsula, que fica muito mais fácil de engolir. Você pode compra-la aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Ultrassom de 5 Semanas – Não Vi o Bebê, e Agora?

Foto: NomadicEntrepreneur