Desde pequenos ouvimos nossos pais dizer-nos para não tomarmos água gelada porque faz mal. Até que ponto isso é verdade?
Assim como nossos pais, os médicos também são categóricos: a ingestão de líquidos gelados pode afetar negativamente as defesas naturais das vias aéreas superiores do bebê. Isso porque, as baixas temperaturas tendem a inibir alguns dos mecanismos de defesa especialmente do nariz, garganta e brônquios.

Tem idade certa para começar a tomar gelado?

Devido as consequências negativas, os médicos recomendam que os bebês tomem líquidos frios somente após o primeiro ano de vida. E, somente depois dos 3 anos de idade e sem infecções no trato respiratório é que as crianças estão liberadas para tomarem líquidos gelados ou mesmo com cubos de gelo e sorvetes, desde que não seja com tanta frequência.

Caso a criança não esteja com a saúde nos conformes, continua valendo a velha recomendação da água gelada misturada com a natural. Antes dessa idade, os sucos e chás que forem dados aos bebês, devem ser ingeridos em temperatura ambiente ou ligeiramente frescos.

Isso porque os bebes que são amamentados no seio só conhecem a temperatura do leite materno e provavelmente irão estranhar ou até mesmo recusar uma bebida um pouco mais fresca.

Quando a criança está apresentando crises de tosse é indicado ingerir bastante água, levando em conta algumas considerações, se a temperatura exterior estiver baixa e o corpo frio, o gelado vai piorar a tosse.

Os cílios pulmonares responsáveis pela expectoração sofrem com baixas temperaturas e o movimento do muco se altera. Às vezes, porém, a tosse é causada por irritação nas vias aéreas superiores. Nessas circunstâncias, o frio pode ser benéfico, terá uma ação de contração dos vasos.

O problema não é o que se faz quando se está com tosse, é saber se tomar gelado dá tosse. Isso depende da causa da doença e se for uma crise asmática, não faz a menor diferença. Se for sinusite, com secreção que desce dos seios da face pela retrofaringe, cai na glote e provoca tosse, o gelado piora o quadro.

Comer ou Tomar Coisa Gelada Faz Mal a Garganta?

Não existe um consenso entre os especialistas a respeito dessa questão. Apesar de alguns deles dizerem que alimentos e bebidas geladas não causam dores de garganta pois só agentes infecciosos que tem a capacidade para propiciar uma infecção, a grande maioria é categórica em afirmar que não só pode como realmente irá fazer mal a garganta sim.

Isso ocorre porque tanto os alimentos, quanto os líquidos gelados causam um congestionamento da mucosa respiratória. A mucosa respiratória é uma camada protetora que cobre o trato respiratório (ou tecido), que atua como mecanismo de defesa contra infecções.

Quando esta mucosa fica congestionada (ou encolhe), expõe o revestimento respiratório à possíveis agentes infecciosos, tornando mais fácil para vírus e bactérias atacá-lo causando infecções que levam a dor de garganta.
Além disso, quando ingerimos bebidas geladas durante o verão, é bem provável termos dores de garganta recorrentes. Isso porque, no verão temos a tendência de beber quantidades maiores de líquidos extremamente gelados, levando a um ataque constante no sistema respiratório.

Essas infecções também demoram um tempo maior para se curarem, pois, a maioria das pessoas anseia e bebe gelado, mesmo que estejam doentes, atrasando todo o processo de cura.

A única maneira de alterar esta ocorrência é melhorar a imunidade e ficar longe de alimentos e bebidas extremamente frias. Outra ótima maneira de manter as infecções de garganta bem longe é evitar tomar coisas muito geladas quando retornar de um lugar muito quente. Por exemplo, evite beber um copo de água gelada assim que retornar do calor lá fora.

Dica para Ingerir Gelado

Em vez disso, permita que o corpo esfrie e, em seguida, beba lentamente a bebida, deixando permanecer na sua boca por um tempo antes de engolir. Desta forma, o líquido é aquecido um pouco e não causa tanto dano como beber diretamente.

Quando operamos a garganta, os médicos receitam sorvete. Porque isso acontece?

A cirurgia da garganta consiste na retirada das amígdalas. Então, imediatamente após este procedimento, o local onde as amígdalas estavam fica inflamado, inchado e dolorido.

E o “gelo” é um excelente anti-inflamatório e analgésico; portanto, melhora as condições locais e tira a dor. Por isso, os médicos prometem sorvete às crianças que operam as amígdalas.

Superadas as dificuldades do pós-operatório, o sorvete se torna uma das possibilidades de alimentação, uma vez que é muito mais gostoso chupar um sorvete do que um cubo de gelo, não é mesmo?

Por que a garganta inflama?

A “garganta infamada” é um termo popular para denominar infecções na garganta. A inflamação da garganta pode ser causada por diferentes fatores como por exemplo a exposição ao frio, ao consumo de alimentos ou bebidas muito geladas, durante uma gripe ou como sintoma de doenças tal como a faringite, amigdalite e demais infecções virais ou bacteriana.

A mucosa que reveste a garganta possui um mecanismo de defesa muito poderoso. Quando causamos algum dano a ela, seja pela temperatura ambiente ou ingerindo algo muito gelado, ou então porque estamos respirando de forma incorreta.

Pode ocorrer também quando entramos em contato com algo alergênico, essa defesa pode diminuir um pouco e os agentes virais e bacterianos podem ganhar uma chance para nos atacar e causar dor de garganta.

Crianças geralmente quando estão com a garganta inflamada costumam recusar a comida, e isso é um sinal a ser levado em consideração, pois significa que está sentindo dores ao se alimentar.

Quando a garganta inflamada se manifesta por mais de três dias pode se tornar um problema, porque a alimentação adequada também faz parte do tratamento, associando alimentos anti-inflamatórios e muito líquido.

Veja Também: Como Aumentar a Imunidade em Crianças
Fotos: Nikon D90