Amigdalite é uma inflamação das amígdalas. Por sua vez, as amígdalas são um conjunto de tecidos localizados na parte de trás da boca, com um em cada lado da garganta.

Para Que Serve as Amigdalas?

As amígdalas são glândulas que fazem parte do sistema imunológico e, portanto, funcionam para prevenir a infecção por potenciais organismos bacterianos ou virais que entram pela boca e nariz.

No entanto, às vezes as próprias amígdalas podem se infectar, levando a inchaço e inflamação desse tecido. A amigdalite pode ser causada por vírus ou bactérias, embora a maioria dos casos seja de origem viral e, portanto, resolva sem a necessidade de antibióticos.

Amigdalite Aguda e Amigdalite Crônica

A amigdalite aguda geralmente se resolve dentro de 7 a 10 dias. No entanto, alguns indivíduos com amigdalite crônica podem sofrer sintomas recorrentes ou contínuos de amigdalite.

A amigdalite é mais comum em crianças e adolescentes, embora adultos de qualquer idade possam desenvolver essa condição.

Causas da Amigdalite

A amigdalite é causada por uma infecção viral ou bacteriana. A maioria dos casos de amigdalite são causados por vírus. Existem alguns vírus que podem causar amigdalite, entre eles estão:

  • Adenovírus
  • Enterovírus
  • Vírus da gripe
  • Vírus parainfluenza
  • Epstein-Barr vírus (mononucleose)
  • Citomegalovírus
  • Vírus do sarampo
  • Vírus herpes simplex.

A amigdalite bacteriana frequentemente é causada por Streptococcus pyogenes, o organismo que causa estreptococos.

Importante: É muito importante saber que a Amigdalite Bacteriana (que precisa de antibiótico) não ocorre em crianças menores de 2 anos e raramente em menores de 3 anos.

Sintomas da Amigdalite

São muitos os sintomas da amigdalite, alguns mais recorrentes e comuns e fáceis de diagnostico:
Os sintomas da amigdalite podem incluir:

  • Dor de garganta;
  • Dificuldade ou dor ao engolir;
  • Febre;
  • Dificuldade de alimentação (em bebês);
  • Dor de cabeça;
  • Náuseas e vômitos;
  • Tosse;
  • Rouquidão;
  • Vermelhidão e inchaço das amígdalas

Outros sintomas como coriza, rigidez nas glândulas do pescoço (glândulas linfáticas inchadas), manchas ou pontos brancos nas amígdalas, mal hálito, vermelhidão dos olhos, erupção cutânea e dor no ouvido (causada por nervos que vão para a parte de trás da garganta e também para o ouvido) podem ser observados.

A amigdalite é contagiosa?

A amigdalite é sim contagiosa, e a transmissão da doença geralmente ocorre ao entrar em contato direto com indivíduos infectados. Os organismos infecciosos são normalmente transmitidos através de gotículas no ar liberadas
durante tosse ou espirros, ou indiretamente por contato com superfícies infectadas (como copos, tecidos ou utensílios).

A amigdalite causada por um vírus é frequentemente contagiosa por aproximadamente 7-10 dias.

A amigdalite bacteriana não tratada pode ser contagiosa durante cerca de 2 semanas. No entanto, as pessoas com amigdalite bacteriana tratada com antibióticos geralmente tornam-se não contagiosas 24 horas após o início do tratamento.

Quando Devo Procurar um Médico?

A maioria das pessoas que desenvolvem amigdalite se recuperará completamente sem assistência médica. As pessoas que podem ter amigdalites bacterianas que necessitam de antibióticos devem procurar cuidados médicos, especialmente porque muitas vezes é difícil diferenciar a amigdalite viral da amigdalite bacteriana com base apenas nos sintomas. Portanto, procure sempre atendimento médico para saber diferenciar e efetuar o tratamento adequado.

Complicações da Amigdalite

Em alguns casos, pessoas com amigdalite podem sofrer complicações, tais como:

  • Bloqueio das vias aéreas por causa das amígdalas severamente inchadas
  • Extensão da infecção das amigdalas no pescoço, conhecido como abscesso peritonsilar. Nesse caso, é necessária a drenagem do pus que se desenvolve do lado externo da garganta. Esse procedimento é feito em caráter cirúrgico necessitando de internação e administração de medicamento antibiótico diretamente na veia.
  • Em casos raros, os pacientes com amigdalite provocada por estreptococos podem desenvolver a febre reumática

Diagnóstico da Amigdalite

Em geral, o médico realizará um exame físico, com atenção especial para a região da garganta e do pescoço. A amigdalite causada por vírus pode parecer muito semelhante à amigdalite bacteriana, portanto, testes de diagnóstico (por exemplo, cultura da garganta, teste rápido de estreptococos) podem ser necessários para diferenciar as duas causas potenciais.

Ele também pode solicitar um teste rápido de estreptococo, o que requer um cotonete na parte de trás da área da garganta. Os resultados do teste rápido de estreptococos são geralmente disponíveis em 30 minutos.

Às vezes, uma cultura de estreptococos é enviada ao laboratório para confirmação de infecção por estreptococos, embora esse resultado possa exigir de 24 a 48 horas.

Em casos raros de amigdalite grave ou complicada, testes de sangue ou exames de imagem podem ser solicitados. Além disso, se forem suspeitas outras condições que causam dor de garganta, testes adicionais podem ser necessários

Tratamento da Amigdalite

Como a maioria dos casos de amigdalite são causados por vírus, o corpo irá combater a infecção e a doença irá seguir seu curso. Nessas pessoas, os antibióticos não são necessários.

No entanto, em pessoas com amigdalite bacteriana, os antibióticos geralmente são prescritos. A classe de antibióticos da penicilina é a mais comumente prescrita.

  • A penicilina pode ser administrada como uma injeção de dose única ou pode ser prescrita por via oral (comprimidos ou solução no caso de crianças).
  • Se o paciente é alérgico à penicilina, serão prescritos antibióticos alternativos.
  • O tratamento com antibióticos orais é tipicamente prescrito por 10 dias.
  • É importante tomar toda medicação prescrita, mesmo que os sintomas desapareçam e a pessoa se sinta melhor antes de terminar o tempo de antibióticos.

Os esteroides podem ser prescritos em certas pessoas com amigdalite, a fim de diminuir a inflamação.

Como é a Recuperação da Amigdalite

Em geral, a recuperação da amigdalite é excelente e a maioria das pessoas se reestabelecem sem complicações ou problemas a longo prazo. A maioria dos casos de amigdalite viral resolve-se dentro de 7 a 10 dias, respeitando as recomendações médicas.

Quando tratados com antibióticos, a amigdalite pode ser curada em menor tempo. As pessoas começarão a sentir-se melhor dentro de 24 a 48 horas após o início do tratamento.

O prognóstico para aqueles indivíduos que desenvolvem complicações de amigdalite depende da gravidade e extensão da complicação. A morte por amigdalite ou suas complicações é muito rara.

Veja Também: Água Gelada para a Criança Faz Mal? Mito ou Verdade
Fotos: Pbeck at English Wikipedia