Passei a conviver com um caso de anemia falciforme nos últimos tempos. Minha amiga Carol, infelizmente é portadora dessa síndrome autoimune que atinge 2 em cada 100 pessoas de pele negra no Brasil. Essa doença é proveniente da África e é congênita e hereditária. Apesar do nome anemia, não é semelhante aquela que é por falta de ferro, pelo contrário a presença de ferro pode agravar o estado de saúde do paciente. A anemia falciforme é uma alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, modificados em formato de foice.
Duas pessoas portadoras dos genes da Anemia Falciforme podem dar origem a uma pessoa que nasce de fato com a doença e passam por todo esse sofrimento. A anemia falciforme se manifesta em forma de coágulos no sangue e ai vem a dificuldade da circulação nas veias e artérias causando dor no corpo todo. Outra causa também são infecções normais para uma pessoa sem anemia que causam grandes dores nos portadores de anemia que são mais suscetíveis a infecções.
Bom mas Afinal Quais são os Sintomas da Anemia Falciforme?
Os sintomas da anemia falciforme são dores basicamente, mas há casos em que a pessoa pode ter complicações nos órgãos como baço, vesícula, pulmão, fígado e outros órgãos. Também se caracteriza anemia falciforme com a coloração amarela dos olhos e da pele. Os sintomas da anemia falciforme podem ser terríveis, são dores fortíssimas que passam apenas com o tratamento a base de morfina intravenosa no hospital.
Segundo Carol, as dores podem começar de uma hora para outra e sem causa aparente. Pode ser mesmo no meio da noite, ou durante um passeio no parque. A anemia falciforme é um problema pouco divulgado e há casos em que o problema é descoberto depois de muito sofrimento e muito tempo justamente por falta de informação.O diagnóstico da anemia falciforme pode ser feito além dos sintomas, com um exame de sangue chamado Pesquisa de Hemoglobina S, assim o médico pode entrar com o tratamento adequado. Há um tempo atrás, a Carol teve que retirar o baço porque houve um sequestro de sangue que é comum em quem tem anemia falciforme. O baço se encheu de sangue e o risco de estourar vai ficando grande conforme o tempo passa ou causar falta de sangue para outros órgãos do corpo. A cura da anemia falciforme pode acontecer, mas é uma cirurgia complicada que tem o mesmo principio do tratamento para leucemia, um transplante de medula pode resolver o caso, mas é muito arriscado e custa caro infelizmente.
Atualmente a Carol tem estado bem, as crises diminuíram, porém quando ela tem crises, a hospitalização é necessária. Em São Paulo há um hospital especializado em anemia falciforme, o Hospital Infantil Darci Vargas, para adultos o tratamento é feito no hospital das clínicas em SP. A anemia falciforme pode ser evitada com simples exames pré-gravidez, caso haja pessoas com anemia na família, é sempre bom fazer exames antes de engravidar, tratamentos para evitar a doença no bebê existem e são gratuitos. O importante a se falar é que pessoas portadores de anemia falciforme podem levar uma vida relativamente normal, claro tem suas limitações, mas nada impede que sejam como eu e você!
Espero ter ajudado, um bjo meu e da Carol!
Veja Também: A Anemia Falciforme Não Impede Meu Sonho – Ana Carolina
Foto: http://www.flickr.com/photos/[email protected]/4482896835/ bangkokrecorder.com
Gostaria de saber como evitar passar falciformacao a bebê durante a gestação e se tem cura está doença
ResponderRetificando: A Doença Falciforme, hoje em dia, e devido à miscigenação, não é apenas das pessoas de “pele negra” como disseste. Importante salientar que o Transplante de Medula Óssea fora liberado pelo SUS, mas para alguns casos. Temos também, o emprego da Hidroxiuréia que aumenta nossa hemoglobina e nos permite melhor qualidade de vida. PS.: Sou falciforme também.
ResponderBoa noite
ResponderSou estudante de pedagogia, eu e meu grupo estamos realizando um projeto de pesquisa em relação a educação hospitalar da criança com anemia falciforme. Gostaria do seu contato se possível,
Aguardo seu email.
KArla vc quer contato meu ou da ana carolina?
ResponderMeu irmão mas velho vem tendo anemia frequentemente sem descobrir a causa real..Meu pai venho da antiga Hungria minha mãe nasceu em Minas Gerais ambos são falecidos ele com câncer,ela derrame celebral.ele pode ter anemia congênita e se manifestado so na fase adulta.como fazer um tratamento correto?
aguardo uma resposta.
obrigada
Responderminha familia tem historico de anemia falciforme, alias principalmente mulheres, minha bisavó teve, minha avó não e das filhas dela uma morreu com 15 anos em função disso, e minha tia teve manifestou na infancia e retirou o baço a filha dela não teve, a minha mãe manifestou ja adulta e retirou o baço mais ou menos um ano antes de ficar gravida de mim e eu tive e manifestei na infancia e retirei o baço aos 8 anos de idade meu filho menino não teve. Sou uma tentante tenho medo q meu proximo bebe tenha, mais tenho muita vontade de ser mãe de novo. e aminha duvida é porque os portadores de anemia falciforme tem q retirar o baço?
Responderpq eles podem sequestrar o sangue do corpo e ai tem o risco de estourar… bjus
ResponderOla eu tenho o traço falciforme e o medico disse ke. todos meus filhos iriam ter o meu segundo filho falesceu de ma formaçao congenita tem algo a ver
ResponderTem q ver com o medico viu, normalmente os traços são pra anemia mas ma formação não sei te dizer… bjus
Responder