Durante a gestação, muitas transformações ocorrem no corpo da mulher para proporcionar o desenvolvimento do bebê. A pressão arterial é um dos fatores que sofre bastante alteração durante este período, o que potencializa o risco de algumas doenças cardiovasculares como o AVC.
O que é AVC?
O AVC, Acidente Vascular Cerebral, é um derrame cerebral, causado pelo entupimento ou até rompimento de vasos responsáveis por levar sangue ao cérebro. Esta área cerebral que fica sem a quantidade de sangue adequada sofre uma paralisia. É um acidente que requer emergência médica, quanto mais rápido for o atendimento menores são as chances de sequelas, principalmente no caso do avc na gravidez.
O AVC é uma doença que ameaça tanto homens quanto mulheres. Já para as mulheres os riscos aumentam durante a fase pós menopausa e estudos comprovam que problemas de pressão alta durante a gestação dobram o risco de a mulher sofrer um AVC na gravidez.
Uma pesquisa recente constatou que, apesar do AVC ser mais comum entre mulheres acima de 50 anos, o avc na gravidez é muito comum em mulheres mais jovens. Vale o alerta em observar os sintomas, as causas e se prevenir para evitar este tipo de acidente que pode sim, acarretar em consequências graves.
Grupos de Risco
O AVC na gravidez, acidente vascular cerebral, é quando ocorre a obstrução ou até o rompimento das artérias que são responsáveis em levar sangue ao cérebro. É uma doença que acomete tanto homens quanto mulheres, mas a medicina tem dedicado um olhar especial ao comportamento da doença no universo feminino.
A mulher tem se demonstrado mais suscetível a um acidente vascular e a medicina tem avançado nos últimos anos para mapear alguns fatores de risco e particularidades do organismo feminino que tendem a potencializar os riscos, principalmente do avc na gravidez.
A gestação é considerada um fator de risco, já que devido as alterações de pressão arterial podem dobrar as chances de a mulher sofrer um AVC na gravidez. A enxaqueca é outro fator mais presente entre as mulheres e que também aumentam as probabilidades da doença.
Um estudo recente trouxe dados inéditos sobre a faixa etária da mulher com maiores chances de sofrer um AVC. Em geral, a mulher mais velha realmente está mais propensa a sofrer um derrame, porém de acordo com este estudo, durante a gestação a mulher mais jovem, até os 24 anos, tem maiores chances de ter um AVC na gravidez.
Outros fatores são considerados de risco. Veja alguns deles:
- Histórico de hipertensão
- Insuficiência cardíaca
- Diabetes
- Stress
- Tabagismo
- Fibrilação Atrial
- Já ter sofrido um AVC
Causas do AVC
Existem dois tipos de AVC: O isquêmico, que se á pelo entupimento dos vasos que levam o sangue ao cérebro e o AVC hemorrágico, que é quando ocorre o rompimento destes vasos.
Em 85% dos casos, o AVC é provocado pela obstrução de uma artéria, o tipo isquêmico. A trombose (formação de coagulo no interior da artéria) ou embolia (quando o coagula é transportado pela corrente sanguínea) são as principais causas deste tipo de AVC.
O tipo hemorrágico representa em torno de 15% dos casos e ocorre quando uma artéria se rompe provocando hemorragia . Em qualquer um dos casos o AVC é considerado uma emergência médica, o paciente deve ler levado imediatamente ao hospital.
O pronto atendimento é determinante para o grau de sucesso do tratamento como também a demora pode ser responsável por danos irreparáveis. Lembrando que o avc na gravidez, além de ser alto risco para a mulher, põe em risco a vida do bebê.
Sintomas do AVC
Os sintomas do AVC são súbitos, portanto é necessário ficar atento para que se identificar qualquer sinal, procurar ajuda médica imediatamente. É constado que os danos são muito mais graves se a vítima for socorrida passadas mais de 3 horas da lesão.
- Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo
- Sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo
- Perda súbita de visão (apenas em um ou nos dois olhos)
- Alteração aguda da fala
- Dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem
- Dor de cabeça súbita e intensa
- Instabilidade
- Vertigem súbita intensa
- Náuseas ou vômitos.
Se acontecer de presenciar um AVC, procure imediatamente ajuda médica, evite tumultuar o ambiente, mantendo a tranquilidade e uma boa ventilação próximo a vítima. Desaperte roupas na parte do pescoço, tórax e abdômen, mantenha a vítima aquecida e fique sempre atenta às funções vitais até chegar o socorro médico.
Tratamento e Sequelas Provocadas Pelo AVC
O tratamento ideal para pacientes que sofreram um AVC na gravidez, dependerá de alguns fatores, que serão avaliados pelo médico. Cada caso pode apresentar sequelas diferentes que requer cuidados e tratamentos específicos.
Há inúmeros recursos terapêuticos que podem ser utilizados no tratamento para o restabelecimento de funções comumente afetadas com o derrame, e que apresentam resultados bastante satisfatórios.
Especialistas
Geralmente é necessário o apoio de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos neurologistas,fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais de acordo com as necessidades de cada paciente.
O AVC além de ser uma das doenças que mais causam mortes no mundo todo, é também a que mais deixa sequelas em funções básicas, que interfere na execução de atividades corriqueiras do dia a dia, prejudicando a qualidade de vida destas pessoas.
As sequelas podem variar entre leve e muito graves, desde alterações comportamentais, dificuldade na fala e para se alimentar, constipação intestinal, epilepsia vascular e muitas outras complicações.
Para que o risco de sequelas seja o menor possível, a vítima precisa ser atendida o quanto antes, portanto lembre-se que diante de um AVC, o importante é procurar ajuda médica com urgência!!
Veja Também: Terapia de Reposição Hormonal: Benefícios e Consequências
Foto: Alagich Katya
Queria saber se corre risco da mulher ter Avc na dieta faz um mês que filha nasceu,?
Boa tarde,tive um avc isquemico a 4 meses atrás ,fui a vários especialistas e tudo indica que a causa foi o anticoncepcional, já que meus exames estão dando todos normais,e não tenho pressão alta,quais os riscos de uma gravidez agora?
Re quem pode fazer uma avaliação detalhada é o seu médico, é importante ele fazer uma analise com seus exames em mãos para dizer se existe algum risco.
Eu me chamo Christiane tive um AVCgosaria de ter um filho deu dia 25 de janeiro fez um ano e 2 meses estou bem só fique com os 2 primeiros dedos paralisados estou bem.
Estou sentindo dores no braco esquerdo dor nas costas dor de cabeça o que pode ser estou preocupada pois estou gravida.
Boa tarde,
Estou indo para o oitavo mês de gestação e tive um AVC há dois meses. Gostaria de falar com outras mães que passaram o msm que eu. Conforme a gestação avança tenho sentido mais dificuldades na minha reabilitação.
Mariana, só falta mais ou menos um mês para você ter o seu bebê. Não fique aflita, assim, pois tenha certeza que a sua dedicação ao seu filho, vai fazer parte da sua habilitação. É ele que vai fortalecer a sua reabilitação. Tanto na amamentação, neurologicamente, como em métodos da fisioterapia. Nunca pense que não poderá conseguir, pense que o seu filho, é condutor de felicidade e isso vai muito te fortalecer. Peça orientação ao seu médico e ao seu fisioterapeuta. Beijos. Torcemos por vocês.
Boa noite Mariana
Tive AVC 10 anos atrás tou grávida queria ver seu parto deu tudo certo
olá, em que posso ajudar?
Tive AVC 10 anos atrás tou grávida queria ver seu parto deu tudo certo
Tive avc com 10 anos de idade,hoje tenho 19 não tomo nenhum medicamento
Bom sou casada !queria saber se posso ter filhos ?
Olá Vanessa, boa noite.
Então linda, se deseja engravidar, não deixe de procurar seu médico.
Creio que pode sim, mais antes de tudo, faça uma consulta e alguns exames.
Boa sorte linda!