Recentemente vi alguns vídeos sobre mamães que tiveram seus bebês e aí o sintoma do baby blues aparece… Baby blues, você sabe o que é isso? É um problema tão comum e que as vezes passa despercebido pela família, mas a ex gestante agora mamãe sente e muito forte. Baby Blues é uma tristeza profunda, medo e um sentimento de impotência, insegurança que acomete a mamãe logo após o parto.

No início da gravidez os índices hormonais são os maiores da vida da mulher e devido a isso a vida vira de ponta cabeça. É uma montanha russa de sentimentos diferentes, são picos de tristeza, alegria, irritação e tudo o mais. Quem sofre com isso? O papai ou quem estiver mais próximo é claro! Mas isso é perfeitamente normal. Depois do parto todos aqueles hormônios que estavam fervendo durante a gravidez, caem absurdamente dando espaço para novos hormônios como a prolactina e também a ocitocina, afinal é preciso que a mamãe amamente seu bebê.

Após tornar-se mãe todos os medos que não havia antes da gravidez vem á tona e uma onda de sentimentos estranhos como impotência e medo da morte podem aparecer nessa fase. O Baby blues deveria ser abordado com mais frequência, pois é um dos cuidados pós parto o qual deveria haver mais informação. Cerca de 80% das mulheres que tem seus bebês passam por uma fase de forte tristeza.

Lembro-me de quando tive a minha filha já na maternidade era uma vontade incontrolável de chorar, cheguei em casa meio down mesmo sabendo que estava tudo bem. Tive um puerpério bacana, tive muito suporte e cuidados pós parto mais do que carinhosos por parte da minha família. Mas mesmo assim o baby blues me pegou de jeito. Chorei quando a minha mãe se “queimou” quando cozinhava, chorei porque meu marido tinha que ir trabalhar, chorei porque me sentia um fracasso para amamentar, chorei porque tinha muitas visitas, chorei com medo de não dar conta de 3 crianças, chorei, chorei…

Falta de informação faz as pessoas confundirem o baby blues com frescura, com capricho e não é nada disso, a mulher se sente realmente muito mal. Apoio dos familiares é essencial para cuidados pós parto e assim o baby blues fica mais “suportável”. Dê muito amor e atenção á parturiente para que ela se sinta apoiada e essa fase seja mais leve. Meu conselho para os familiares também é prestar atenção nessa tristeza, caso ela se estenda mais do que alguns dias é hora de procurar um médico, pode ser o GO que fez o parto, ele pode receitar alguns medicamentos para essa fase. Lembre-se o Baby blues passa assim que os hormônios se estabilizarem, isso ocorre no máximo em 20 dias!

Bjus e até a próxima!

Veja também:Depressão Pós Parto – Celebridades Que Sofreram Com Esse Mal

Foto: Helga Weber