Há certos cuidados com os bebês que aos olhos de alguns são desnecessários, mas que desde os tempos antigos são utilizados como forma benéfica para manter a saúde das crianças. O banho de sol em bebê é um deles, que infelizmente nem todos os pais tem conhecimento sobre sua real necessidade e acabam não proporcionando esse cuidado que a própria natureza oferece. Mas afinal, para que serve o banho de sol em bebê?
Quando o bebê é amamentado através do leite materno, ele recebe pelo leite a vitamina D. Vitamina essa responsável por proporcionar melhor saúde dos ossos, dentes que ainda estão em formação e pele. Mas para que essa vitamina sintetize no organismo e ative sua função é necessária à exposição ao sol em horário adequado. Obviamente você não deve expor seu bebê há muitas horas no sol, afinal o intuito não é “bronzear” o bebê e gerar queimaduras na pele. Apenas 5 minutos de exposição recebendo diretamente os raios solares em horários antes das 10 da manha ou após as 16 h é o suficiente para que a vitamina se torne ativa e faça sua função no organismo.
Outro fator bem importante referente ao banho de sol em bebê, é que ele auxilia na diminuição da bilirrubina no sangue. A bilirrubina é a substância que causa icterícia nos bebês deixando-os com a pele amarelada e em alguns casos mais graves sendo necessária a internação para resolução do problema. Com o banho de sol, a icterícia pode ser evitada e até mesmo diminuída.
Como Fazer o Banho de Sol?
Como já citamos acima, existem os horários adequados para o banho de sol em bebê. São os horários que o sol não apresenta risco de queimaduras na pele, que são antes das 10 da manha e posterior às 16hs, sendo os raios solares considerados saudáveis. O tempo de exposição deve ocorrer entre 5 a 10 minutos, e todo o corpo do bebê deve ser exposto ao sol, exceto o rosto e olhos que tem maior sensibilidade devendo ser coberto e bem protegido.
O banho de sol é recomendado com o bebê totalmente despido, vestindo somente a fraldinha. Porém se o tempo está mais fresco, o procedimento pode ser realizado com roupas. De preferência com tecidos leves e de algodão onde conseguem receber os raios solares saudáveis ultrapassando até a pele do bebê. Se o bebê chora ao tirar a roupa ficando irritado com o banho de sol, você pode coloca-lo de roupa exposto ao sol e ao passar alguns minutos você tira uma peça de roupa, como por exemplo, a calça. Após ter se acostumado, você retira mais outra peça até conseguir que todo o corpinho receba os raios solares. O banho de sol em bebês deve ser um procedimento diário, e com o passar dos dias se tornará algo prazeroso para ele, lembrando que além de gostoso ajuda e muito na saúde, fortalecendo ossos, dentes e a pele de todo o corpo.
O banho de sol é recomendado para bebês desde o nascimento, porém antes de ser iniciado questione ao pediatra quando iniciar e qual o período apropriado para seu bebê. Lembrando que antes dos 6 meses de vida, o uso de protetores solares não é indicado por oferecer risco de alergia na pele do bebê.
Veja também: Icterícia Neonatal – Mais Comum Do Que se Pensa!
Fotos: Erica Firment, Ikhlasul Amal
Olá tudo bem? Espero que sim :)
ResponderAdorei seu artigo,muito bom mesmo!
Abraços e continue assim.
tenho uma bb com 8 dias de nascida devo dar banho de sol nela?
ResponderÉ sempre bom nos horários recomendados.
ResponderAte Quantos dias após o nascimento é necessário colocar o BB exposto ao Sol?
ResponderNa verdade o sol é importante pro resto da vida. Claro nos horários apropriado.
ResponderE se não tem sol?? Quando o tempo está nublado, o que fazer??
ResponderEm determinados locais o médico pode indicar vitamina oral.
ResponderAdorei ver essa noticiário e eu queria poder participar
ResponderBeijos!!
ResponderAmei ver essa matéria
ResponderQue bom.Beijos.
ResponderComo faço o banho de sol em dias nublado? Tem outra opção para essas épocas mas de frio para o bebe.
Responderé não tem jeito, possivelmente o pediatra vai passar a vitamina para o bebe, já que o inverno esta quase chegando né?
Responder