Há certos cuidados com os bebês que aos olhos de alguns são desnecessários, mas que desde os tempos antigos são utilizados como forma benéfica para manter a saúde das crianças. O banho de sol em bebê é um deles, que infelizmente nem todos os pais tem conhecimento sobre sua real necessidade e acabam não proporcionando esse cuidado que a própria natureza oferece. Mas afinal, para que serve o banho de sol em bebê?
Quando o bebê é amamentado através do leite materno, ele recebe pelo leite a vitamina D. Vitamina essa responsável por proporcionar melhor saúde dos ossos, dentes que ainda estão em formação e pele. Mas para que essa vitamina sintetize no organismo e ative sua função é necessária à exposição ao sol em horário adequado. Obviamente você não deve expor seu bebê há muitas horas no sol, afinal o intuito não é “bronzear” o bebê e gerar queimaduras na pele. Apenas 5 minutos de exposição recebendo diretamente os raios solares em horários antes das 10 da manha ou após as 16 h é o suficiente para que a vitamina se torne ativa e faça sua função no organismo.
Alguns pais tem o costume de fazer o banho de sol em bebê dentro de casa, através da janela. E esse método não é recomendado já que o vidro filtra os raios solares, fazendo que os raios mais saudáveis não cheguem ate o bebê. A exposição deve ser realizada diretamente, de preferencia com partes do corpo expostas para melhor absorção. Para o banho de sol em bebê opte por roupas leves que poderão receber de forma apropriada os raios solares, isso quando não for possível deixa-lo bem à vontade somente de fralda. Quando a temperatura esta mais alta, sem correntes fortes de ar você pode deixa-lo alguns minutinhos sem roupa sem maiores preocupações. Já em tempos mais frios com vento, faça o banho de sol mesmo com ele todo vestido.
Outro fator bem importante referente ao banho de sol em bebê, é que ele auxilia na diminuição da bilirrubina no sangue. A bilirrubina é a substância que causa icterícia nos bebês deixando-os com a pele amarelada e em alguns casos mais graves sendo necessária a internação para resolução do problema. Com o banho de sol, a icterícia pode ser evitada e até mesmo diminuída.
Como Fazer o Banho de Sol?
Como já citamos acima, existem os horários adequados para o banho de sol em bebê. São os horários que o sol não apresenta risco de queimaduras na pele, que são antes das 10 da manha e posterior às 16hs, sendo os raios solares considerados saudáveis. O tempo de exposição deve ocorrer entre 5 a 10 minutos, e todo o corpo do bebê deve ser exposto ao sol, exceto o rosto e olhos que tem maior sensibilidade devendo ser coberto e bem protegido.
O banho de sol é recomendado com o bebê totalmente despido, vestindo somente a fraldinha. Porém se o tempo está mais fresco, o procedimento pode ser realizado com roupas. De preferência com tecidos leves e de algodão onde conseguem receber os raios solares saudáveis ultrapassando até a pele do bebê. Se o bebê chora ao tirar a roupa ficando irritado com o banho de sol, você pode coloca-lo de roupa exposto ao sol e ao passar alguns minutos você tira uma peça de roupa, como por exemplo, a calça. Após ter se acostumado, você retira mais outra peça até conseguir que todo o corpinho receba os raios solares. O banho de sol em bebês deve ser um procedimento diário, e com o passar dos dias se tornará algo prazeroso para ele, lembrando que além de gostoso ajuda e muito na saúde, fortalecendo ossos, dentes e a pele de todo o corpo.
O banho de sol é recomendado para bebês desde o nascimento, porém antes de ser iniciado questione ao pediatra quando iniciar e qual o período apropriado para seu bebê. Lembrando que antes dos 6 meses de vida, o uso de protetores solares não é indicado por oferecer risco de alergia na pele do bebê.
Aproveitando o espaço, quero contar uma novidade para nossas leitoras mamães e que pensam em ter outro bebê futuramente, ou até mesmo que tenha uma amiga que esteja tentando engravidar. Desenvolvemos uma linha de produtos especializados para a saúde e fertilidade. Entre eles temos vitaminas da pré-concepção feminina FamiPré, vitamina para o homem FamiUp, testes de ovulação e o gel lubrificante amigo da fertilidade FamiGel, que faz o papel do muco, aumentando a mobilidade dos espermatozoides além de aumentar o prazer por potencializar a lubrificação vaginal. Você pode encontrar cada um desses produtos aqui em nossa loja virtual.
Veja também: Icterícia Neonatal – Mais Comum Do Que se Pensa!
Fotos: Erica Firment, Ikhlasul Amal
Parei o anticoncepcional desde dezembro mais já estou menstruando normalmente desde janeiro sera qui estou ovulando. E porque não engravidei ainda?
ResponderGostaria de saber se uma criança de 2 anos que não toma banho de sol pode dar anemia
ResponderLucimar, o sol seria ideal para vitamina D, é importante para toda e qualquer criança, mas se não pega e tem uma boa alimentação, difícil terá anemia.
ResponderMinha filha tem 17 dias de nascida ..
ResponderE a pediatra dela disse q o banho de sol é pra fazer diariamente das 7 ate as 9 da manhã..
5 minutinhos diariamente e sem roupa…
Oii eu tenho um sobrinho de 1 ano e 9 meses e a minha tia deixou ele no sol e agora ele ta com a pele escura e com aquelas marquinhas de regata sabe? Por que ele estava vestido quando foi para o sol escureceu os pés e as mãos a barriguinha ta braquinha, ela quer saber se pode colocar protetor solar nos braços e pernas e não colocar na barriga, para que assim meu sobrinho fique com o bronzeado uniforme. Por favor me responda, obrigada.
ResponderBella toda exposição ao sol, precisa de uso de protetor solar. Mas em horários adequados.
ResponderOlá Alessandra, você está equivocada e se alterando a toa. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o banho de sol nos horários extremos, antes das 8 e após as 16 horas, não deve-se usar protetor solar e o tempo máximo de exposição é de 5 minutos sem roupa e 15 minutos com roupa, apenas 3 vezes por semana. Passar bem
ResponderPerfeito. ?
ResponderNo final de novembro de 2017, a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou um guia de proteção solar e ratificou o que a Sociedade Brasileira de Dermatologia já havia afirmado:
Nada de expor diretamente ao sol, criança com menos de seis meses de idade.
Então reafirmo o que já havia dito aqui :
BANHO DE SOL EM BEBÊ , SÓ DEPOIS DE SEIS MESES DE IDADE!
ResponderRomilda está recomendação é antiga, foi atualizado que bebês menores de 6 meses não pode tomar banho de sol, recomendo que vc entre no site sociedade brasileira de dermatologia e pediatria e se atualize!
ResponderDesculpe escrevi seu nome errado o correto Rômulo
ResponderA pediatra do meu filho falou que deve tomar. E ele tem 3 meses
ResponderPara os preguiçosos que não sabem fazer uma pesquisa decente estou facilitando segue o link e dentro desse link tem o guia de proteção solar http://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/sbp-desenvolve-guia-com-dicas-para-proteger-criancas-e-adolescentes-da-exposicao-nociva-ao-sol/
ResponderEm nenhum momento a matéria diz que não podemos expôr em horário nenhum, cabe a interpretação de que em horários apropriados é sim importante a exposição ao sol, para que seja ativada a vitamina D no corpo da criança.
ResponderSua interpretação esta bem ruim, antes dos 6 meses não pode, os pediatras já estão começando a alertar as mães sobre isso, e logo vcs terão que alterar este texto, vamos aguardar.
Respondertenho uma bb com 8 dias de nascida devo dar banho de sol nela?
ResponderÉ sempre bom nos horários recomendados.
ResponderAte Quantos dias após o nascimento é necessário colocar o BB exposto ao Sol?
ResponderNa verdade o sol é importante pro resto da vida. Claro nos horários apropriado.
ResponderE se não tem sol?? Quando o tempo está nublado, o que fazer??
ResponderEm determinados locais o médico pode indicar vitamina oral.
ResponderAdorei ver essa noticiário e eu queria poder participar
ResponderBeijos!!
ResponderAmei ver essa matéria