É muito comum no final da gestação uma mulher ouvir de alguma outra mulher ou até mesmo ela perceber que a sua barriga está baixa. Mas será que isso quer mesmo dizer alguma coisa ou significa algum tipo de problema? O que a barriga baixa na gravidez pode alertar à mulher e quais os cuidados que ela deve ter?

A barriga

Após a gravidez ser confirmada, a agora gestante começa a verificar diariamente sua barriga. Estufada, murcha, inchada, normal ou dolorida, ela sempre chamará a atenção da futura mamãe de frente ao espelho. Afinal, qual mulher não sonha em ver sua barriga crescer em nome do amor ao seu bebê?

O primeiro sinal de barriga aparecendo pode acontecer por volta da 12 semana. Isso porque antes disso a barriga pode estar maior apenas por um inchaço que a mulher apresenta pela grande presença hormonal.

Conforme a gravidez avança e o crescimento do bebê se torna visível aos olhos e passa a ser sentido pela gestante, o útero começa a se acomodar mais para cima da linha do umbigo. Isso ocorre por volta das 20 semanas de gestação, para algumas mulheres antes, para outras depois. Mas sempre será um marco da gravidez, pois com a subida do útero a barriga passará a ficar mais evidente para todos ao redor1, inclusive para o papai.

O crescimento da barriga no segundo trimestre

É no segundo trimestre que a barriga vai mesmo dar o ar da graça. E é nesta fase que em suas consultas de pré-natal o médico medirá a altura uterina. Este exame simples vai verificar o crescimento ideal do bebê, e também se está de acordo com o esperado para a fase gestacional.

Normalmente a barriga fica bastante alta nessa fase, de 20 a 35 semanas. Isso porque o bebê ficará alto devido ao colo do útero estar intacto, sem nenhuma presença de afinamento. Esse detalhe faz toda diferença, significa que o trabalho de parto está longe de acontecer.

Um fato que também mantém o bebê alto é o peso do bebê. Se compararmos ao final da gestação, ele ainda está bem mais leve.Você sabia que a posição do bebê dentro do útero também determinará se a barriga ficará alta, baixa ou até mesmo torta?

Caso ele se mantenha na parte superior da barriga, ela ficará ainda mais alta. É muito comum que o bebê fique na posição transversal intra útero no segundo trimestre de gestação, porque ainda tem espaço para se esticar. Caso ele se aloje mais abaixo, a barriga ficará mais baixa e pode mudar diariamente, de acordo com a vontade do bebê se movimentar2.

Barriga baixa no terceiro trimestre

Após atingir o terceiro trimestre de gravidez, a barriga baixa pode acontecer a qualquer momento. Devemos lembrar que a barriga baixa não é um problema, de longe isso, com exceção a alguns detalhes que veremos adiante. A barriga baixa na gravidez pode significar algumas coisas:

O bebê se encaixou:

Quando o bebê vira para a posição cefálica para o parto e encaixa na pelve para o nascimento, automaticamente ele ficará mais baixo. Isso porque ficará com a cabeça encaixada na bacia da mãe, que é bem mais abaixo do que ele ficaria sem encaixar, acima da linha pélvica. Agora com o encaixe, ficará abaixo da linha pélvica. Isso trará certamente um desconforto, mas não traz problemas para mãe, nem para o bebê.

Afinamento do colo do útero:

Quando o parto está prestes a acontecer, a barriga fica baixa naturalmente. Normalmente esse acontecimento é bem próximo ao parto, algumas horas ou mesmo um dia antes. É normal o bebê começar a descer conforme o trabalho de parto avança. O colo do útero, antes grosso, começa a afinar. E aí o bebê começa a descer mais e mais.

Perda de líquido:

Esse sim é um acontecimento preocupante, mas depende do caso. Quando a bolsa de líquido amniótico se rompe, parte do volume que a mulher tinha antes se perde. Isso vai fazer com que a barriga murche e baixe um pouco3. Porém, se não houver a ruptura total da bolsa e a gestante perceber que a barriga está baixando cada dia mais, com perda de líquido (bolsa rota), é melhor que recorra ao seu obstetra o quanto antes.

Um detalhe que devemos lembrar é que mulheres que já tiveram outra gestação tendem a ter a barriga baixa mais rapidamente durante o terceiro trimestre. Enquanto mulheres de primeira gravidez demorarão um pouco mais a ter a barriga baixa, pode mesmo nem apresentar a barriga baixa na gravidez, nem mesmo no dia do parto mesmo que seja normal. Não é uma regra ter a barriga baixa, mas é bastante comum que aconteça. Como tudo, varia de organismo para organismo.

Como perceber a barriga baixa?

Um truque para verificar se a barriga está baixa é bastante simples, mas deve ser acompanhado dia a dia durante algumas semanas. Consiste em colocar a mão (ou mãos) no espaço entre a barriga e o seio.

Conforme a barriga descer, o espaço entre o seio e a barriga ficará maior, e será notado pela necessidade de colocar mais um dedo ou até mesmo a outra mão para preencher a lacuna. Lembrando que a observação deverá ser de alguns dias porque o bebê poderá mudar a posição e afetar essa “medição caseira”.

Outra forma de perceber a barriga baixa na gravidez é ter uma fita métrica para acompanhar o crescimento da barriga. Contudo, essa técnica deve ser aplicada por outra pessoa que não a própria gestante, pois há margem de erro bastante significativa caso ela mesma o faça. Lembre-se que deve ser medido do osso do púbis até o término do útero (parte de cima) e anotar.

Dica importante: Na gestação, o bebê exige muito do corpo da mãe. Por isso, é fundamental que elas usem polivitamínicos, que são essenciais nessa fase da vida. Além de nutrir adequadamente a mamãe, vai ajudar o bebê crescer e se desenvolver com saúde e adequadamente. Indicamos para essa fase a FamiGesta, vitamina com Metilfolato e todos nutrientes necessários.

Veja Também: Com Quantos Meses a Barriga Começa a Aparecer?

Foto: DanielReche