A gravidez é um momento mágico para a mulher, principalmente quando os movimentos to bebê começam a serem percebidos. Normalmente isso acontece entre a 14ª e 20ª semana de gestação. Junto com os movimentos ou mesmo antes deles serem percebidos, é possível ter uma sensação diferenciada… Como se alguns pulinhos estivessem acontecendo no ventre.

Aí você pode pensar: o que será que está acontecendo? Essa pode ser uma dúvida que te atormente por algum tempo, então vamos te ajudar. Esses pulinhos nada mais são do que os SOLUÇOS! Mas será que é normal sentir o bebê soluçando na barriga durante a gestação? Por que isso acontece? Tem como impedir que os soluços aconteçam? Tem como pará-los? Vamos desvendar…

solucos do bebe

É normal o bebê soluçar?

O bebê soluçar na barriga da mamãe é normal, aliás, é um acontecimento fisiológico e muito saudável. Na gravidez, todos os órgãos se desenvolvem em etapas, e um deles que começa a ter atividades em conjunto com o estômago,é o diafragma.

Os soluços nada mais são que movimentos involuntários do diafragma que é um músculo ligado ao pulmão e muito tem a ver com a respiração do bebê. essa é a região onde vemos o movimento de sobe e desce do inspira e expira do ar dos pulmões. O soluço nessa região, funciona como uma contração da musculatura. Esta que contrai e relaxa em um curto espaço de tempo causando espasmos.

Devo me preocupar?

Esses espasmos são completamente esperados e até saudáveis. É como se o organismo estivesse em treinamento para quando o bebê nascer e precisar respirar sozinho. Também é possível que o soluço sirva como um alerta de que o estômago está em atividade. Ou seja, o bebê engole o liquido amniótico da bolsa e em algum momento ele terá soluços pela imaturidade do órgão em desenvolvimento.

Vídeo de Bebê Soluçando

Como Identificar o Soluço do Bebê Ainda na Gravidez

É possível detectar os soluços através dos movimentos ritmados. São como saltinhos na barriga. Esses movimentos podem ser percebidos logo cedo pela mamãe porque o bebê soluça e praticamente pula dentro do ventre.

Se estiver deitada mais ainda, e dependendo do estágio da gravidez, o bebê soluçando na barriga pode incomodar principalmente na hora do sono. Imagine você, acordar com um pequeno terremoto de dentro para fora?

Tem como parar os soluços do bebê?

Dentro da barriga infelizmente não. A mamãe tem que aguardar que pare sozinho, espontaneamente. Enquanto isso tome algo mais quentinho como um leite morno, um chá, porém, nada de café, este pode ajudar a aumentar os movimentos do bebê e não te deixar dormir pelo resto da noite. Também não é possível impedir os soluços, mas lembre-se que eles não são prejudiciais de forma alguma, nem para mamãe, nem para o bebê.

Qual a frequência para os soluços?

Existe um período que eles podem acontecer com maior frequência? Sim, logo após as refeições da mãe e também quando há um período de movimentação maior do bebê ou agitação emocional da mãe.

É possível que o bebê tenha várias crises de soluço por dia, alguns dias ficar sem elas. O soluço na verdade é uma caixa de surpresa para a mamãe.  Seu bebê soluça na gravidez e vai solução ainda mais quando nascer. Mas isso é uma outra historia que você pode saber como cuidar neste post.

Veja também: Cuidados com Orelhas, Cabeça Amassada e Arroto do Bebê