Nogueira uma árvore comum no Brasil de onde pode-se tirar as cascas para fazer tratamento paliativo natural para problemas comuns há tantas pessoas. A infusão de nogueira pode ser utilizada por toda a família sem contra indicação para crianças.

A Planta

A árvore nogueira Juglans regia que também é conhecida por Noz, Noz-caucasiana, Noz-comum, Noz-europeia, Nogueira-de-iguape, Nogueira-do-literal. Oriunda da Europa e Ásia, a nogueira tem grande adaptação em países de clima tropical como o Brasil. Suas sementes possuem um rico teor de vitamina C e é uma alternativa para o consumo pois possui seis vezes mais vitamina C do que a acerola. A árvore de nogueira possui folhas ovaladas e verdes de tom claro. A folha é rígida e seus frutos lembram goiabas ainda em crescimento. A árvore chega a 25 metros de altura em locais favoráveis e pode-se cultivar a planta em qualquer local que haja espaço suficiente para abrigá-la. A semente do seu fruto tem um aspecto peculiar, lembram o cérebro humano, por isso a nogueira tem como maior fama, ser benéfica para doenças relacionada à cabeça. As partes da nogueira para consumir suas propriedades são as folhas, cascas, frutos, sementes e talos.

Benefícios e Propriedades

Suas cascas contém a maior parte dos benefícios da árvore. Ela serve para diversos males e pode ser usada por adultos e crianças. Para as crianças o formato de chá ajuda como um vermífugo. Vermes comuns na infância são eliminados com facilidade pelo chá de nogueira. As cascas da nogueira também faz papel adstringente e laxante. Pessoas que possuem problemas com transito intestinal preso e lento, podem fazer o uso das cascas da nogueira para relaxar os músculos intestinais e assim evacuar.

As folhas da nogueira ajudam a pessoas diabéticas a manter índices saudáveis da glicose no organismo. O chá quando consumido antes das refeições ajuda nesse controle diário. As folhas também agem como um excelente anti-inflamatório. Contra icterícia neonatal, as folhas de nogueira rendem um bom remédio fitoterápico porém para tal é usada como banho. A planta também serve para a recuperação de doenças como gota e crises de reumatismo. Como é um bom estimulante circulatório, a nogueira ajuda com hemorroidas e varizes.

Como Usar

A noz como é conhecido o fruto da nogueira, serve para diversas preparações culinárias assim como tempero ralado em alguns pratos. Bolo e torta de nozes são os mais conhecidos, mas pode-se aplicar a fruta em preparações também salgadas. Além de ser utilizado o chá, a nogueira também pode ser consumida em formato de base para preparo de sucos. Aconselha-se a substituir a água pela infusão de nogueira gelada, ela dará um sabor diferenciado à bebida.

Como fazer o chá

O chá de nogueira deve ser feito com três colheres de folhas secas em um litro de água filtrada e fervida. Aconselha-se a ferver a infusão por dois minutos e tampar por outros dez para que a planta tenha todas as suas propriedades curativas retiradas. O principal beneficio do chá de nogueira é o sabor adocicado naturalmente, mas ainda se usa mel, açúcar mascavo ou adoçante para obter um sabor mais agradável. O chá tem um gosto que poderá agradar há muitos.

Chá de Nogueira Para Uso Feminino

Para a saúde intima da mulher, a nogueira ajuda fazendo uma limpeza profunda. Para essa finalidade faz-se um banho de assento. Mulheres que acabaram de dar a luz por meio de parto natural e precisaram de epsiotomia, tem na nogueira um cicatrizante natural. Feridas causadas pela herpes genital e HPV tem uma melhora mais rápida com os banhos de assento feitos com cascas ou folhas de nogueira. Gestantes devem evitar consumir o chá e também pessoas com problemas como gastrite e úlceras pois se trata de um chá de forte impacto no organismo.