Quando se fala em chupeta, a discussão nunca entra em um consenso único. Há os que defendam seus benefícios e há os que condenam fervorosamente a prática dela. Mas o que é difícil mesmo para alguns pais é como tirar a chupeta de criança.

Um Fato Interessante

O reflexo de sucção aparece no bebê já na décima oitava semana de vida uterina. É um reflexo de sobrevivência, já que o bebê precisa sugar para se alimentar. Por isso, a chupeta é tão bem aceita pela maioria dos bebês.

Chupetas Não São Malvadas

Penso que é importante começar o artigo hoje com este lembrete – as chupetas não são malvadas! Elas não são perigosas. Na verdade, elas podem até reduzir o risco da Síndrome de Morte Súbita Infantil (SMSI). No entanto, é importante evitar oferece-las ao bebê até que a relação de amamentação seja estabelecida, caso esteja amamentando (ou planeja).

Elas conseguem uma má reputação às vezes, mas, na verdade, as chupetas podem ser uma ferramenta útil no esforço de ajudar os bebês a dormir bem. Chupetas podem ser um instrumento para auxiliar o bebê a se auto acalmar sem ajuda dos pais, e pode diminuir o despertar noturno (isto é, a menos que o bebê esteja constantemente pedindo que a mãe venha e coloque a chupeta em sua boca depois que ela caiu).

Então, lembremos que, assim como outros objetos beneficiam o sono do bebê e da criança, a chupeta não é um problema até que ela realmente, se torne um problema.

Se ela se encaixa perfeitamente na vida do bebê ou da criança (e perfeitamente na vida da mãe), então não se sinta pressionada em como tirar a chupeta de criança.

Mas e se isso não acontecer? E se o bebê acordar 10 vezes por noite para substituir a chupeta depois que ela caiu de sua boca? E se a mãe estiver cansada de comprar chupetas em todos os lugares que vá, apenas para que sua criança não precise estar sem um?

Se a criança deixa de comer ou de falar por estar com uma chupeta na boca. Se for esse o caso, pode ser hora de abandonar a chupeta para sempre e aprender como tirar a chupeta de criança.

A Idade Ideal Para Tirar a Chupeta de Criança

Essa é uma grande questão para os pais cujos pequeninos estão empolgados no “bico”. Infelizmente, não há idade mágica. Alguns pais aprendem a como tirar a chupeta de criança quando seus bebês estão com 5 ou 6 meses; outros deixam as crianças usarem a chupeta até a idade de 3 ou 4 anos.

De fato, não há certo ou errado, preto ou branco quando se trata de chupeta. É como colocar uma rotina de dormir no bebê – bebês e crianças aprendem a dormir de diferentes maneiras, e em diferentes idades.

Mas vejamos uma verdade geral quando se trata de tirar a chupeta de criança, quanto mais cedo você fizer, mais fácil será. O mesmo é verdade para a rotina do sono, e para tantas coisas associadas à criação de crianças.

Até 1 aninho

Por esta razão, os pediatras geralmente recomendam tirar a chupeta de criança antes do primeiro ano. A ideia é que, antes de 12 meses, o bebê não teve o tempo (ou a habilidade cognitiva) para formar um apego profundo a uma chupeta, portanto, afastá-lo pode não ser tão difícil.

O mesmo não acontece caso tente tirar a chupeta de criança em torno de 18 meses. Provavelmente essa criança criou fortes sentimentos de apego a sua chupeta.

Tentar retirá-la então, provavelmente será muito mais difícil do que se tivesse feito isso anteriormente. Não é impossível, é claro, mas é cheio de lágrimas e raiva por parte da criança (e talvez da sua parte, também).

Além disso, dependendo de quantos anos essa criança esteve com chupeta, há risco de problemas dentários também.

Dicas de Como Tirar a Chupeta com Mais Tranquilidade

Não existe “caminho correto” para fazer isso. Existem algumas estratégias que podem ser utilizadas na criação de um plano para retirar a chupeta.

Se estiver retirando a chupeta de um bebê com menos de 12 meses, provavelmente não será preciso usar a criatividade. Poderá somente jogá-la fora e depois se preparar para algumas noites difíceis, sem dormir e algumas sonecas curtas e inquietas.

Se estiver retirando a chupeta de uma criança maior é necessário ser um pouco criativo. Claro que você pode simplesmente se livrar das chupetas quando a criança não estiver olhando, e fazer a retirada de forma repentina e abrupta.

Estratégias para tirar a chupeta de crianças:

Inicie Uma Contagem Regressiva

Semelhante a um calendário, você pode iniciar uma contagem regressiva visual para quando a chupeta irá embora. Seu filho será capaz de ver facilmente quanto tempo eles terão para usar a chupeta, aprendendo a lidar com a separação.

Experimente Uma Transição Lenta

Com uma transição lenta, é possível tirar a dependência da chupeta de forma gradativa. A maioria dos pais que usam este processo permitem o uso somente na hora de dormir, quando seu filho está doente, ou se sentindo mal. Conseguem em pouco tempo tirar a chupeta em definitivo.

Aproveite as Oportunidades

Identifique os sinais de que seu filho está pronto para largar a chupeta e aproveite o momento. Durante um resfriado, é comum que a criança rejeite a chupeta, pois precisa respirar pela boca por causa do nariz entupido.

Se isso acontecer, tire as chupetas de vista e espere. Quando seu filho pedir a chupeta, não dê imediatamente. Pode ser que ele largue o hábito naturalmente.

Coloque a Chupeta em um Bicho se Pelúcia

Pegue a chupeta para construir um urso e faça com que seja costurado em um bichinho especial. Ou pode colocá-lo dentro de um brinquedo que seu filho já tem em casa.

Dessa forma, a chupeta pode ficar com a criança ao mesmo tempo em que ela estiver abandonando o uso regular da chupeta. Isso pode manter o vínculo e o conforto perto sem que ela use a chupeta por mais tempo.

Visita da Fada da Chupeta

Tal como a fada dos dentes, a Fada da chupeta vem e tira as chupetas e deixa um presente ou dinheiro em seu lugar. Esta seria uma boa opção para uma criança que tenha idade suficiente para entender o que é a Fada dos dentes e Fada das Chupeta

Quadro de Recompensa

Crie um quadro de recompensa ou adesivo para monitorar o progresso do seu filho. Toda vez que ele estiver sem a chupeta, recebe uma etiqueta ou recompensa para comemorar.

Se for premiar a criança por não usar a chupeta, prefira brincadeiras, passeios, privilégios, ou presentinhos simples, não dê doces a ela no lugar da chupeta.

Chupeta no Balão

Outra maneira de dizer adeus é enviar a chupeta em um balão. Amarre a chupeta no fio de um balão de gás hélio e informe o seu filho de que a chupeta está indo embora. Você pode dizer-lhes que a chupeta terá aventuras extraordinárias em um novo país ou vai para outro bebê que precisa.

Brinquedo de Substituição

Dê a seu filho um novo brinquedo para substituir a chupeta. Certifique-se de que ele entenda que precisa trocá-la pelo novo brinquedo e que a chupeta não voltará. Tente escolher um brinquedo que vai manter sua atenção por um longo tempo, em vez de algo que ele esquecerá rapidamente.

Faça uma Festa de “Adeus”

Comemore fazendo uma festa de “adeus” para a chupeta. Use o dia do aniversário da criança para promover a festa. Reforce a ideia de que ela está completando mais um ano e está ficando “grandona”, e crianças mais velhas não usam chupeta, elas adoram se sentir mais crescidas.

Leia Livros

Há muitos livros que podem apresentar a ideia de deixar a chupeta. De todas as estratégias apresentadas anteriormente, sem dúvida começar com os livros seja a mais indicada.

Limitar ou tirar o uso da chupeta em seu bebê ou criança pode realmente ser bem traumático para você quanto é para eles. Portanto é importante fazer com bastante calma e paciência.

Veja Também: Dar Chupeta ou Não – Eis a Questão

Foto: Quinn Dombrowski