Sempre que nascia algum bebê aqui ao redor, chamavam minha mãe para ajudar a “curar” o umbigo e eu claro, como sempre amei bebês recém-nascidos ia atrás! Via minha mãe curando com esparadrapo, gaze, faixas, moedas em caso de hérnia umbilical, mertiolate etc, acho que é coisa do tempo dos meus avós e a forma que curavam o umbigo antigamente.
Então quando tive a primeira experiência com o umbigo de um filho foi assim, digamos diferente sabe porque? Porque eu não sabia como fazer! Era tão novo, curar umbigo agora era mais simples e mais complicado ao mesmo tempo.
Para que serve o cordão umbilical?
Mesmo com as informações estarem ao alcance de todos na era da internet, existem muitas pessoas que não sabem que o cordão umbilical além de levar nutrientes para o bebê, também leva oxigênio! Sim por isso não tem problema quando o bebê nasce e ainda não respira de imediato, se estiver conectado ainda ao cordão, não tem perigo.
Bom, a placenta é formada junto com o bebê na fecundação, quando acontece a nidação o zigoto se divide em duas partes e aí uma delas vira a placenta e a outra parte das células se tornam um bebê. Essa placenta fornece oxigênio, nutrientes e tudo o que o bebê precisa para crescer e tudo isso é passado para o bebê através do cordão umbilical. O umbigo do bebê é cortado no nascimento e 2 dedos acima do umbigo, com o tempo ele seca e cai dando origem ao umbigo propriamente dito.
Porque é colocado um clip no cordão durante o parto
Na maternidade e no nascimento é preciso tomar alguns cuidados para que o cordão umbilical não seja fonte de uma infecção ou hemorragia, por isso é preciso que se amarre ou pince o cordão antes de cortar, para que não haja nenhum risco para o bebê e para a mamãe.
Os médicos usam a pinça, e logo após é colocado um clip apropriado no cotoco do cordão umbilical que ainda está ligado ao bebê. A criança não sente nada ao cortar, apesar de estar ligado ao corpo, não tem terminações nervosas então não precisa ter dó rs. A partir desse momento é preciso tratar de que ele seque e caia.
Mas há casos como da Joana e da Melissa em que o cordão demorou além do esperado para cair. O normal é de 4 a 10 dias. O cordão da Joana levou 22 dias! Sim e ainda porque levei ao pediatra para ajudar. Da Melissa demorou cerca de 16 dias, mesmo já sabendo curar.
Cuidados com o Umbigo
Para que o umbigo do bebê caia é preciso passar álcool 70% em todas as trocas de fralda, o álcool seca o cordão e ai ele vai soltando sozinho da pele. Deve-se deixar o cotonete e o álcool sempre á mão para facilitar. Limpe por toda a base do umbigo e também pela extensão. Há quem prefira fazer esse processo com gaze, mas acho que com o cotonete é igualmente eficaz. Aqueles cuidados que tinham até pouco tempo como moedas e etc não são mais necessários.
Caso o umbigo do bebê demore mais tempo para cair, é aconselhável levar ao pediatra para avaliação e orientação, mas normalmente eles passam nitrato de prata. É um bastão que “queima” o umbigo, então tem que ser usado com muito cuidado para não machucar o bebê.
É seguro e fácil de usar, apenas tome a precaução de colocar algo por cima do cordão pois ele pode manchar as roupas. Outra dica é limpar muito bem por baixo do umbigo caso ele ainda tenha o clip da maternidade. A Melissa veio com ele do hospital e a parte de baixo não secava completamente mesmo passando o álcool e foi preciso usar o nitrato de prata. Não tenha medo, cuidar do umbigo do bebê é muito fácil e se ainda tiver duvidas, basta deixar aqui nos comentários que talvez eu possa ajudar!
Bjus e até a próxima!
Veja também: Cólicas em Bebê! O que Fazer?
Foto: Chris Pawluk
Meu bebê veio com clipe no umbigo da maternidade,faz 6dias posso retirar o clipe?
ResponderOlá tenho 19anos estou gravida de 22 semanas mãe de primeira viagem tenho medo de não da conta na hora de cuidar do imbigo sei o que precisa usar na hora mais será que ele ou ela não vai sentir dor na de fazer a limpeza.
ResponderA limpeza do umbigo do é feita com álcool 70 ou tem outra coisa ? Obrigada
ResponderGisela a recomendação é que seja feita com álcool 70 mesmo, pra que não tenha criação de bactérias e não infeccione . Não se preocupe que não doe.
ResponderE se caso eu nao quiser lavar o umbigo do bebe e passar so o alcool 70%
ResponderPode ? Ou nao ? Ou precisa lavar ?obrigada
Para que o umbigo de bebê cicatrize bem, é fundamental manter a região seca e limpa. Portanto, o ideal é que a higienização seja feita a cada troca de fralda.
Antes de ter contato com a região íntima do pequeno, faça a limpeza do coto umbilical. Com um cotonete, passe álcool 70% em toda extensão do umbigo do bebê. Lembre-se de levantar o coto com delicadeza e limpar a região que fica na parte de baixo.
Durante o banho, somente água e sabonete neutro são necessários para a higienização da área, que deve ser feita sempre com cuidado e delicadeza.
ResponderComo é este clip que veio no umbigo da sua filha como ele é? Ele tem que ficar no umbigo até quando?
ResponderTem formato de clip normal?
E como ele é tirado?
Olá amiga, se está falando do umbigo do bebê.
ResponderEle cai entre 10 e 21 dias depois do nascimento, o coto umbilical vai secar, ficar preto e cair. No lugar dele fica uma pequena ferida, que leva de uma semana a 10 dias para cicatrizar. O dia da queda do umbigo varia muito de criança para criança.
Vou ser mamãe de primeira viagem , e no faço idéia dessas coisas , tenho medo de machucar a minha bebê ,
ResponderAdorei as dicas. Até Abril estarei bem firme e corajosa pra cuidar do cordão da Maria… rs
Respondertenho bastante receio de limpar o umbigo kkkk, mas com essas orientações fico mais tranquila.
ResponderQue bom que ajudou você,
ResponderBom dia.
ResponderReferente a matéria sabre cuidados com o umbigo, não seria álcool absoluto e não o 70%?
Gostaria de saber com quantas semanas estou?pq a minha mentruação vei so no mes de abril.E meu bebe ainda nao mexe mr,iso eu q sinto,ainda não dar p ver aqueles mocimentos q dar p ver.Eu gostaria de saber se e normal?
ResponderNão e normal tem quer ir num geo
ResponderVamos de novo pois escrevi tudo errado! kkkkk
ResponderOlá meninas.. Estou com uma dúvida poderiam me ajudar?! Eu menstruei dia 02/04, durou até o dia 07/04.. Tive relações com um rapaz dia 08/04 logo após a menstruação, e depois dia 15/04 com outro.. Minha DPP é dia 07/01/2018, quem será o pai?
A fecundação ocorreu por volta do dia 16 de abril 2017, de acordo com as datas passadas é da relação do dia 15/04.
ResponderOlá meninas.. Estou com uma dúvida poderiam me ajudar?! Eu menstruei dia 02/04, durou até o dia 07/04.. Tive relações com um rapaz dia 08/02, e depois dia 15/02 com outro.. Minha DPP é dia 07/01/2018, qu