A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) pode trazer vários sintomas desagradáveis, problemas de saúde e até atrapalhar a tão sonhada gravidez. A boa notícia é que existem alternativas para aliviar esses sintomas e regular o ciclo, e hoje vamos conhecer mais sobre duas delas: FamiSop e Fertisop.

Qual a diferença entre o FamiSop e o Fertisop?

Me perguntam muito sobre as diferenças entre esses dois problemas, e a resposta é: ambos possuem os mesmos componentes!

O FamiSop e o FertiSop são suplementos que têm como ingrediente principal o mio-inositol. Também são enriquecidos com ácido fólico, essencial para a formação do bebê nos primeiros meses. A apresentação de ambos é em forma de sachês que devem ser diluídos em água e ingeridos uma vez por dia. Ou seja, essencialmente eles são o mesmo produto!

O mio-inositol, da forma apresentada pelo FamiSop e pelo FertiSop, não altera o peso, pois não apresenta um número significativo de calorias, proteínas ou carboidratos. Também não são considerados medicamentos, e sim suplementos vitamínicos. Portanto, eles não tem contra-indicações e podem ser usados pela maioria das mulheres.

A diferença essencial é que o FamiSop é bem mais barato e acessível que o Fertisop. Você pode conhecer mais sobre o FamiSop e adquiri-lo aqui, em nossa loja virtual. Mas para você não ter dúvidas, fizemos uma tabela comparando direitinho o FamiSop e o Fertisop:

E agora vamos saber direitinho como a SOP funciona para poder entender como esses suplementos podem te ajudar!

O que é a Síndrome dos Ovários Policísticos?

A SOP é uma síndrome que envolve vários desequilíbrios hormonais. É uma síndrome muito comum, e estima-se que afeta pelo menos 10% das mulheres em idade reprodutiva! Um dos jeitos de identificar a SOP é examinando se a mulher possui pelo menos duas dessas três características:

  • Pequenos cistos nos ovários
  • Ciclos irregulares
  • Excesso de hormônios masculinos

Não se sabe exatamente as causas da SOP, mas sabe-se que ela pode estar ligada a fatores genéticos, inflamações e resistência à insulina. Este último fator é importante, visto que a SOP é muito comum em mulheres obesas ou que possuem diabetes tipo 2. Inclusive, cerca de 80% das mulheres com SOP sofrem da chamada síndrome metabólica, que tem consequências como colesterol alto, pressão alta e altos níveis de açúcar no sangue.

A SOP e a resistência à insulina podem criar um ciclo vicioso

Algumas mulheres usam anticoncepcionais para aliviar os sintomas da SOP, mas eles não necessariamente tratam as causas da doença e ainda complicam a vida de quem quer engravidar. Mudanças no estilo de vida podem fazer uma grande diferença para quem tem SOP, assim como medicamentos e suplementos que tratam os problemas metabólicos, como é o caso do mio-inositol.

O que é o mio-inositol?

O mio-inositol é uma vitamina do complexo B que funciona como sinalizador de hormônios importantes, como a insulina e o hormônio folículo-estimulante (FSH). Um sinalizador hormonal faz com que aqueles hormônios funcionem melhor no corpo. Dessa forma, o mio-inositol pode ajudar a regular diversos hormônios relacionados à SOP, dependendo de cada organismo.

Isso significa que o mio-inositol pode diminuir a quantidade de hormônios masculinos no organismo, melhorar a função ovariana, regular os ciclos e ajudar a engravidar.

Pesquisei muito sobre o mio-inositol, e conversei com diversos médicos e especialistas em fertilidade sobre o assunto. Existem sim muitos suplementos que não cumprem o que prometem. No caso do mio-inositol, pode confiar: diversas pesquisas científicas apontam que ele pode ajudar a regular os hormônios e aliviar os sintomas da SOP.

Diversos estudos demonstraram que o mio-inositol pode ter um impacto muito positivo na fertilidade feminina.

Concluindo, tanto o FamiSop quanto o Fertisop são compostos dos mesmos ingredientes principais: mio-inositol e ácido fólico. Ginecologistas recomendam o mio-inositol pois há diversos estudos e evidências de que ele pode sim ajudar a regular os hormônios e aliviar os sintomas da SOP. Portanto, se você procura uma alternativa para para lidar com a SOP ou precisa de uma ajuda para alcançar aquela tão sonhada gravidez, o FamiSop pode ser sua solução!