Carregar um peso extra quando se está grávida já é difícil. Imagine que além do peso da barriga, a gestante ainda pode sofrer com dores nas nádegas, quadril e coxa por causa de um nervo bastante conhecido: o nervo ciático. Saiba o que é, o que causa e como tratar a dor ciática na gravidez.

O Que É Dor Ciática?

A dor ciática , também conhecida como síndrome radicular lombossacra, é causada por uma irritação do nervo ciático que começa na coluna lombar ou inferior e termina na coxa.

Pode ser uma dor profunda, uma dor chata ou dor aguda. A dor ciática pode variar de leve a grave. Muitas vezes, ela melhora com o tratamento.

O Que Causa a Dor Ciática Na Gravidez?

Em geral, 50 a 60% das mulheres sofrem de dor nas costas durante a gravidez. Os sintomas da dor ciática na gravidez podem ser causados por tensão muscular e articulações instáveis.

A dor óssea pélvica, os problemas das articulações sacroilíacas e uma condição chamada síndrome do piriforme, que é um problema com um dos músculos das nádegas, são causas comuns de dor ciática durante a gravidez.

Isso se deve a um aumento nos hormônios da gravidez como a relaxina, que pode relaxar os ligamentos (que são as estruturas que unem ossos às articulações) fazendo com que eles fiquem mais maleáveis, especialmente na área pélvica.

O peso do bebê também pode contribuir para o problema da articulação ou da síndrome de piriforme, pois coloca pressão extra nas articulações da pelve e do quadril. Ocasionalmente, a posição do bebê pode aumentar a pressão sobre o nervo ciático.

O Que Fazer Para Aliviar A Dor Ciática?

Os tratamentos para a dor ciática na gravidez incluem terapias complementares, tratamentos alternativos e fisioterapia. Na fisioterapia o especialista irá mostrar exercícios para fortalecer o assoalho pélvico, músculos da barriga e costas.

Ele também mostrará maneiras de melhorar a postura e poderá acompanhar a gestante ao longo de sua gravidez para verificar a função de seus nervos.

Cerca da metade das mulheres com dor ciática na gravidez se sente melhor dentro de 10 dias a duas semanas, e a maioria (cerca de 75%) se recupera dentro de quatro a 12 semanas. Mas, para algumas delas, os sintomas podem permanecer por muito mais tempo.

É possível tomar algum tipo de medicamento para aliviar a dor ciática na gravidez, mas é muito importante que o médico é quem tenha prescrito. Pois só ele pode informar o quanto tomar e por quanto tempo.

Outras terapias que podem ser utilizadas incluem a acupuntura, osteopatia e quiropraxia, embora não exista evidências sobre o quão útil são para a dor ciática na gravidez.

Caso a gestante opte por uma terapia complementar, é indicado verificar se o profissional registrado tem experiência no tratamento de mulheres grávidas. Algumas mulheres também encontram alívio na natação, pois é um exercício de baixo impacto. Isso ocorre porque a água ajuda a suportar o peso do bebê.

Como Aliviar a Dor Ciática na Gravidez em Casa?

O auto tratamento da dor ciática durante a gravidez inclui exercícios para esticar os músculos da perna, nádegas e quadril, fazendo com que a pressão sobre o nervo ciático diminua.

Em casa, poderá seguir algumas dessas dicas:

  • Com a pele protegida por uma flanela ou um pano, aplique calor (bolsa térmica) ou um pacote de gelo na área afetada para ajudar a reduzir a dor. Alternar entre calor e frio ajuda algumas pessoas.
  • Mantenha-se mais ativa possível, pois isso irá ajudar a se recuperar. À medida que tenta fazer as atividades normais, está certo quer irá sentir um pouco de dor, mas a ansiedade antes da tarefa atrapalha ainda mais.
  • Observe a postura e tente manter as costas ligeiramente arqueadas. Quando estiver sentada, use uma almofada ou uma toalha enrolada atrás das costas para suportar a coluna vertebral.
  • Tente não levantar nada pesado. Se tiver que levantar algo, dobre os joelhos e mantenha as costas retas. Mantenha o objeto que você está levando perto do seu corpo.
  • Use travesseiros embaixo da barriga, nas costas e entre os joelhos ao dormir.

Convivendo Com a Dor

A dor ciática na gravidez pode ser dolorosa e frustrante, mas o alongamento pode aliviá-la, diminuindo a tensão muscular e aumentando o movimento nos quadris, nas costas e nas pernas.

A dor ciática na gravidez pode piorar se a gestante se sentar ou permanecer por longos períodos em uma mesma posição. Portanto, certifique-se de mudar suas posições ao longo do dia.

Ouça seu corpo e pare as atividades que faz com que a dor ciática piore. Sempre converse com o seu médico antes de começar a qualquer tipo de atividade física ou exercícios.

Caso haja quaisquer sintomas como tonturas , dores de cabeça ou sangramento, pare de se exercitar imediatamente e busque ajuda médica.

Veja Também: Incômodos da Gravidez – O Que Uma Grávida Sente?
Fotos: Pixabay