A empresária é uma profissional responsável por coordenar e gerir as atividades de uma empresa. Esse tipo de profissional pode ter diversos tipos de formação acadêmica ou até mesmo não ter nenhuma, conseguindo boas colocações e chegando ao posto apenas por seus conhecimentos e estratégias para que a empresa cresça.

Não é fácil definir uma classe para os empresários, já que você pode possuir uma empresa grande que gera milhões por ano ou ser apenas uma microempresária que gere um pequeno negócio de bairro. Essas diferenças fazem com que o caminho para se tornar uma empresária tenha muitasramificações, ou seja, existem diversas maneiras de se tornar uma empresária, seja começando o seu próprio negócio ou se associando a uma empresa já existente no mercado.

A Mulher no Mercado Empresarial

Apesar de termos no senso comum, o pensamento do homem como dono de empresas, hoje em dia mais de 7 milhões de mulheressão donas do seu próprio negócio no Brasil, o que significa um aumento de 34% nos últimos 14 anos.

Esse aumento se deve a diversos fatores, como a conquista das mulheres de cargos maiores dentro das empresas, sem contar o enorme leque de possibilidades que a internet trouxe com sua evolução, fazendo com que muitas pessoas que tinham projetos na gaveta, finalmente tirassem e corressem atrás de seus sonhos.

Pesquisas já apontam que as mulheres são mais da metade dos que começam novos negócios hoje em dia, o que indica uma nova tendência para o mercado, que ainda é majoritariamente formado por homens apenas, mas que, aos poucos, vai se abrindo e criando novas possibilidades para as mulheres.

Qual o Perfil de uma Empresária?

Uma empresária pode trabalhar de forma individual ou coletiva, ou seja, gerir uma empresa sozinha ou em parceria com outras pessoas, por isso saber trabalhar em equipeé essencial para ser uma empresária de sucesso.

Para se tornar uma empresária, porém, não basta apenas ter vontade, diversas habilidades como espírito de liderança, capacidade de planejamento e determinação são apenas algumas das características comuns às mulheres que desejam seguir essa carreira.

O perfil de uma empresária normalmente contém características fortes como o senso de responsabilidade e aboa comunicação, que serve tanto para lidar com as questões internas da empresa, quanto para as externas.

Não podemos deixar de lado questões como otimismo e perseverança, pois, levando em conta que a vida de uma empresária é cheia de altos e baixos, essas duas características podem ser fundamentais para o sucesso ou não de seu negócio. Outro traço importante é a organização, que é essencial para que a empresa não se perca em meio a questões como contas, pagamentos e produção.

O Que Faz uma Empresária?

Normalmente imaginamos muitas funções e diversos tipos de atividades quando pensamos sobre o trabalho de uma empresária. Isso é verdade, pois liderar uma empresa exige que você tenha conhecimentos em diversas áreas diferentes, para que possa lidar com todas as questões e problemas que aparecerem.

As funções principais de uma empresária são gerenciar todas as atividades da empresa, projetar os cálculos de risco, organizar toda a grade de tarefas de seus funcionários e fazer investimentos, ou seja, analisar o mercado para projetar o futuro de seu negócio.

Tipos de Empresárias

Entretanto, todas essas funções acabam ficando um tanto abrangentes se não imaginarmos empresas específicas, por isso, para termos uma imagem mais clara do que realmente são esses trabalhos, podemos pensar em alguns tipos de empresárias como:

  • Empresária do Próprio Negócio
  • Empresária em uma Instituição
  • Empresária Investidora

Apesar de terem algumas funções em comum, cada um desses tipos carrega suasespecialidades e precisa exercer certas habilidades mais do que outras. Para saber que tipo de empresária deseja ser, uma mulher deve compreender o dia a dia de cada um deles.

Empresária do Próprio Negócio

Esse tipo de empresária é sem dúvidas o que mais enfrenta riscos, porque vai começar um negócio totalmente do 0. As estratégias a serem tomadas tanto de marketing quanto de produção dentro de seu negócio serão fundamentais para que ele tenha sucesso ou não. Uma empresária do próprio negócio precisa ser especialmentecomunicativa para conseguir atrair e manter investidores e clientes.

Empresária em uma Instituição

É um tipo específico de empresária, onde atua como funcionária de uma instituição ou até mesmo como sócia não majoritária, que pode ser uma empresa privadaou dosetor público.

As tarefas principais acabam sendo praticamente as mesmas, porém, esse tipo de empresária deve ter consciência de que responde para outras pessoas dentro da instituição e que muitas vezes são seus superiores. Por essa razão, a agilidade e a proatividade com certeza serão pontos de destaque para uma empresária de uma instituição.

Empresária Investidora

A empresária investidora é, dos tipos citados aqui, a que mais precisa exercer o seu poder analítico. Para saber no que e quando investir, esse tipo de empresária também deve ser paciente e ter bons conhecimentos em economia.

A empresária investidora também deve acompanhar de pertotoda a evolução dos negócios em que investe, não só em números, mas também em produção e no dia a dia para entender melhor como pode aumentar seus lucros.

Formação Acadêmica de uma Empresária

Não existe uma faculdade específica para se tornar uma empresária, porém há alguns cursos-chaveque podem ajudar na formação desse profissional como economia, administração, ciências contábeis e marketing. É importante lembrar que esses cursos apenas ajudam uma mulher a desenvolver suas habilidades para exercer a profissão e não requisitos.

Economia

O curso de economia oferece uma boa base teórica, dando aos alunos uma visão geral da história da economia e das correntes de pensamento que permeiam o mundo hoje em dia. Toda essa teoria combinada com aulas como cálculo, contabilidade e economia quantitativa, faz com que o curso seja perfeito para quem deseja gerir uma empresa, pois dá uma visão geral de como funciona o mercado, ao mesmo tempo que capacita os alunos para o dia a dia empresarial.

Principais Universidades de Economia no Brasil

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Rio Grande do Sul (RS)
  • Universidade de Brasília – Brasília (DF)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ)

O preço da mensalidade das universidades de economia no Brasil varia de R$500,00 a R$3.500,00 reais, dependendo da região e da instituição em que deseja estudar.

Principais Universidades de Administração no Brasil

  • Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais (MG)
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Paraná (PR)
  • Universidade Anhembi Morumbi – São Paulo (SP)

Os preços das mensalidades também podem variar bastante, indo de R$300,00 a R$3.000,00.

Principais Universidades de Ciências Contábeis no Brasil

  • Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo (SP)
  • Universidade de Blumenau – Santa Catarina (SC)
  • Universidade do Estado de Minas Gerais – Minas Gerais (MG)

As mensalidades variam de R$ 500,00 a R$ 2.500,00.

Principais Universidades de Marketing no Brasil

  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Paraná (PR)
  • Universidade de São Paulo – São Paulo (SP)
  • Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Rio Grande do Norte (RN)

Os valores das mensalidades variam de R$ 400,00 a R$ 2.000,00.

Especializações de uma Empresária

Como já dito anteriormente, as universidades são apenas ferramentas para que as empresárias possam gerir seus negócios com mais eficiência e não requisitos obrigatórios para que exerçam a profissão.

Sabendo disso e sabendo que o mercado exige cada vez mais conhecimento e qualificação, uma empresária pode se especializar em diversas áreaspara se manter atualizada nas novidades do mercado. Algumas delas são:

  • Logística empresarial
  • Controladoria e Finanças
  • Empreendedorismo

Logística Empresarial

Essa especialização é voltada para a empresária que deseja atuar nas áreas industriais ou na de logística. A profissional especializada em logística empresarial aprende a solucionar problemas de produção, armazenamento e de demanda do mercado, além de também obter conhecimentos em transporte de cargas.

Controladoria e Finanças

A profissional que opta por se especializar em controladoria e finanças tem a capacidade fazer análises de dados da empresa e, consequentemente, controlar todo seu planejamento de finanças e contabilidade.

Todos os dados obtidos por uma profissional com esse tipo de especialização, se tornam úteis para as decisões futuras da empresa e dá uma visão mais clara sobre os investimentos que podem ser feitos. Por essas razões, essa especialização se encaixa muito bem dentro do perfil profissional de uma empresária, seja do próprio negócio ou dentro de uma instituição.

Empreendedorismo

Ser empresária não significa necessariamente ser empreendedora, já que esta palavra está ligada mais a um tipo de comportamento do que a uma profissão propriamente dita. Por isso, um curso de empreendedorismo pode ser perfeito tanto para uma mulher que deseja abrir o seu próprio negócio quanto para uma empresária que deseja se renovar e modificar o modo de trabalho de sua empresa.

Quanto Ganha uma Empresária?

Como a profissão não é algo registrado, sendo diferente para cada uma que a exerce, além de poder ser feita em literalmente todo e qualquer segmento, é muito difícil estabelecer quanto cada empresária vai ganhar, pois tudo depende de como o negócio vai fluir e de inúmeros fatores que influenciam para o crescimento ou não de cada negócio. Ainda assim, existe umamédia salarial que é dada a partir do tamanho do negócio de cada empresária.

Quanto Ganha uma Empresária de Empresa Pequena?

Menor salário: R$ 2.500,00

Média salarial: R$ 5.100,00

Maior salário: R$ 10.000,00

Quanto Ganha uma Empresária de Empresa Média?

Menor salário: R$ 10.000,00

Média salarial: R$ 13.000,00

Maior salário: R$ 16.500,00

Quanto Ganha uma Empresária de Empresa Grande?

Menor salário: R$ 15.000,00

Média salarial: R$ 24.000,00

Maior salário: Acima de 40.000,00

É sempre importante pensar no futuro pensando em como ele pode ser construído através do presente e, em resumo, a grande tarefa de qualquer empresária é essa: Saber levar o seu negócio para frente pensando em todos os passos que estão sendo dados nesse momento.

Ser uma empresária não é uma tarefa fácil e fazer sucesso nessa profissão não é algo que surge da noite para o dia, como muitos podem imaginar. Por isso apersistênciae adeterminação são fundamentais para qualquer mulher que deseja se tornar uma empresária, seja abrindo seu próprio negócio, participando como investidora ou atuando dentro de empresas.

Veja Também: Assistente Social – O Que Faz e Quanto Ganha

Fotos: geralt, maura24