Qual mãe de menina que resiste a variedade de laços, faixas e fitas para embelezar ainda mais suas princesas? São modelos diversos com estampas, cores e tecidos diferentes para combinar com todos os modelitos de roupas. Porém você sabia que a faixa na cabeça do bebê pode ser prejudicial ao sono do bebê e ainda causar refluxos?

Acreditamos que essa informação seja muito pouco conhecida pelas mamães, já que é tão comum vermos bebês meninas com faixas gigantes passeando por aí. Muitas já até saem da maternidade desfilando com seus modelitos. Mas afinal, o que tem a ver o uso da faixa na cabeça do bebê com a qualidade do sono e o refluxo? Segundo o osteopata Dr. José Eduardo Souza em relato através do seu Facebook, atendeu uma bebê que estava sofrendo com problemas de refluxo gastroesofágico e dormindo muito mal e relacionou a faixa apertada na cabeça que a bebê estava utilizando.

Seu relato gerou discussões e muitos debates inclusive entre pediatras que não acreditam que o uso da faixa esteja diretamente relacionado aos problemas. Obviamente, o uso da faixa na cabeça do bebê deve ser confortável e produzido em tecido que não aperte ou machuque sua cabecinha. Segundo a analise do especialista, a cabeça do bebê possui uma sutura chamada occiptomastóide que é automaticamente apertada ao usar a faixa. Próximo dessa sutura encontra-se um nervo que comanda totalmente o sistema gastrointestinal, por isso o uso da faixa apertando essa região pode ter ligação aos sintomas.

Segundo ele, os próprios bebês apresentam sinais que a faixa está muito apertada e incomodando suas cabeças, por exemplo, quando se movimentam sem parar tentando tirá-la da cabeça ou ficam irritadas e sonolentas. Devido às suas ligações do crânio é recomendado observar também as alterações no sono quando a bebê utiliza a faixa na cabeça, assim como o aumento das ocorrências de refluxo. Este acompanhamento deve ocorrer juntamente do pediatra que indicará o tratamento adequado assim como observará cada sintoma.

Cuidados com Faixas e Tiaras de Bebê

Nenhum médico e especialista esta pedindo para que as mamães deixem de enfeitar e embelezar suas princesas, mas recomendam cautela na hora de escolher as faixas e as tiaras que irão utilizar. Como ainda não falam, não vão conseguir dizer que esta machucando ou incomodando, então os bebês contam com o bom senso dos pais.

Na hora da escolha opte por faixas de tecidos delicados e nada apertados, mesmo que para isso tenha que ficar ajustando o tempo todo. As tiaras também devem ser confortáveis e de preferência que não marquem a cabecinha quando retirado. Todas as peças, roupas e acessórios para bebês e crianças devem ser priorizados o conforto, visando claro a comodidade e a segurança deles.

Alguns acessórios podem ser facilmente engolidos e no caso das faixas quando apertadas demais, na tentativa de retirar o bebê pode acabar se enforcando ou machucar o pescoço. São riscos que devemos ficar atentos, que por conta de vaidade pode acontecer um grande acidente.

Se a bebê tem cabelos, abuse de laços com presilhas ou elásticos, mas se não tem pode contar com a ajuda de cola de acessórios como a Girlie Glue que permite colar lacinhos e acessórios mesmo que não tenho cabelos. Você pode deixar seu bebê lindo, mas visando o conforto e a saúde deles, se atentando a cada sintoma diferente. Em caso de dúvidas, converse com o pediatra de sua confiança!

Foto: regina_zulauf