A infertilidade masculina é, ainda, um tabu. Pouco se fala acerca dos problemas que muitos homens enfrentam e que acabam resultando na dificuldade de se ter uma gravidez.

A Organização Mundial da Saúde afirma que cerca de 40% dos casos de dificuldade para engravidar estão relacionados a algum problema com a fertilidade masculina. Pois é, o problema existe e é muito maior do que imaginamos!

silhueta de homem sentado

Quais as principais causas?

De maneira geral, podemos dizer que as dificuldades em torno da infertilidade masculina são decorrentes de alguma doença ou alteração nos espermatozoides.

Mas é possível, também, que a dificuldade para engravidar esteja relacionada basicamente com o estilo de vida que muitos homens levam, e aí nesses casos, somente uma mudança nos hábitos pode ser o suficiente para aumentar as chances de gravidez.

Dentre os principais fatores para a ocorrência de infertilidade podemos citar:

  • Idade (com o passar do tempo, ocorre declínio na produção de espermatozoides);
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Alterações nos espermatozoides;
  • Condições médicas como azoospermia e varicocele.

Como detectar o problema

Para detectar o motivo do que está causando dificuldades para engravidar, é realizado um exame super simples chamado espermograma. Por meio desse exame, são examinadas as seguintes características dos espermatozoides:

  • Concentração: nesse parâmetro, é realizada a avaliação da quantidade de esperma por milímetro. Normalmente, essa contagem é de, pelo menos, 15 milhões de esperma por milímetro.
  • Morfologia: quando se realiza uma análise da morfologia, verifica-se o tamanho e a forma do esperma, sendo estes fatores necessários para fertilizar o óvulo. Assim, é necessário que os espermatozoides tenham um formato ideal que os possibilite realizar essa fertilização.
  • Mobilidade: aqui se avalia quão bem os espermatozoides conseguem se mover dentro do corpo.

Como tratar a fertilidade masculina

Dependendo da causa da infertilidade, pode ser que seja necessária intervenção médica ou, em alguns casos, até mesmo cirurgias.

Entretanto, como mencionamos anteriormente, é possível que a infertilidade esteja ocorrendo devido aos hábitos que muitos homens passam a ter. Então, caso você esteja pensando em ter filhos, é importante levar em consideração que hábitos como fumar, beber álcool em excesso e uma alimentação não saudável são fatores que irão alterar as condições do corpo em produzir espermatozoides de qualidade.

Assim, manter bons hábitos é um passo importantíssimo para quem quer ter filhos no futuro. Fazer exercícios físicos e cuidar da alimentação, por exemplo, são condições essenciais que irão favorecer e aumentar as suas chances de engravidar.

De qualquer forma, se você está passando por dificuldades para engravidar, o mais importante é que seja realizada uma consulta médica para que a causa real de tal dificuldade seja diagnosticada e, assim, o tratamento mais eficaz seja indicado.