Essa semana saiu a noticia que a Atriz Jennifer Aniston de 44 anos estaria grávida do seu primeiro filho. Mas aos 44 anos? Sim! hoje em dia o que mais se tem é tecnologia á disposição e assim como ela várias mulheres podem engravidar tardiamente com 36,38,40 e até após os 50… são as novas idades para ser mãe, embora em tempos antigos fosse considerada gravidez de temporão, hoje em dia muitas mulheres acabam tendo a sua primeira experiência com a maternidade por volta dessa idade.

Será que Jennifer Aniston fez algum tipo de tratamento? Será que a gravidez dela foi natural? Essas são perguntas que vão ficar no ar. Exemplos de gravidez após os 40 anos temos muitos, um deles é a jornalista Silvia Popovic que hoje é mãe de Ana Popovic que tem 15 anos, porém ela descobriu o desejo de ser mãe quando encontrou o seu marido atual, pai da Ana. Silvia confirmou que fez tratamento de fertilidade com um famoso médico de São Paulo. Solange Couto surpreendeu muita gente quando anunciou que estava grávida aos 54 anos de idade! Sim, ela casada com um rapaz 25 anos mais jovem e disse que foi uma gravidez natural. Solange Couto já era mãe de 2 adultos de 37 e 20 anos. Delicia recomeçar depois de tanto tempo! Ela deu a luz no ano de 2011 a Benjamin que hoje tem 2 anos. Entre tantos exemplos tem também o exemplo da Cláudia Mauro que aos 41 anos e 20 de casada, deu á luz a seus filhos gêmeos. Ela não confirma que fez tratamento de fertilidade, mas acredito que pelo fator idade e também por serem gêmeos fica bem “suspeito”.

Marcia Goldschmidt que deu á luz aos 51 anos á gêmeas, ela já era mãe de um adolescente de 17 anos e começou tudo novamente e em dose dupla! Ela disse ter feito tratamento para estimular a ovulação, e provavelmente tenha feito isso com um especialista em reprodução humana lá em Portugal que onde reside atualmente.

Gravidez depois dos 40 ou gravidez após os 50 anos pode ter algum risco?

Segundo os médicos a idade ideal para ter filhos é dos 21 aos 35 anos, nessa fase os óvulos estão saudáveis, e depois dessa idade a cada ano que passa os óvulos vão “envelhecendo”. Com o passar do tempo a chance de engravidar vai diminuindo e os riscos aumentando. Síndrome de Down, Hipertensão, diabetes gestacional estão entre essas contraindicações de uma gravidez tardia e envelhecimento do óvulo. Porém vale ressaltar que se a saúde está em dia e há condições físicas para isso então vale á pena e muito correr atrás!

As clinicas de reprodução humana estão aí pra isso e hoje em dia os riscos da gravidez aos 40, gravidez aos 50 e da gravidez aos 30 são praticamente os mesmos. Claro que fica mais difícil conseguir a gravidez de uma forma natural, mas como tudo nessa vida não é impossível. Ai nessa fase tem que ter cautela com tratamentos e medicações usadas, um especialista em reprodução humana pode auxiliar nessa jornada tão linda. Sempre tem de se pensar bem e sentar para conversar com um médico e dependendo do tratamento escolhido como a FIV (fertilização in vitro) podem ser gerados bebês múltiplos como gêmeos e trigêmeos. Você está preparada para tal? Pela minha experiência as mamães “tardias “ tem uma paciência muito maior com as crianças, e claro além de ter uma estabilidade financeira melhor do que aos 20 anos.

Você vivenciou a maternidade tardia também? Então escreva pra mim contando sua história!

Veja também: Tratamentos e Métodos Para Engravidar)

Foto: Pimkie