Sonho de tantas mulheres, a gravidez de gêmeos pode proporcionar tantas mudanças no corpo da mulher quanto uma gravidez de feto único. Mas você sabe de fato como detectar uma gravidez de gêmeos e o que esperar em termos de mudanças para o seu corpo?

Tipos de gravidez gemelar

A gravidez gemelar pode ser bivitelina1 (dois bebês formados de dois óvulos fecundados) ou univitelina2 (gravidez de gêmeos idênticos provenientes de um óvulo e um espermatozoide). A gravidez gemelar é cada vez mais comum devido a procedimentos como fertilização in vitro e a indução hormonal de ovulação. Nesses casos, a gravidez de gêmeos pode até ser esperada. Também é o caso de pessoas que têm gêmeos na família, e portanto podem ter uma propensão genética para tal. Porém, a maioria dos casos pode pegar a família toda de surpresa! Mas então como saber antes de qualquer exame que a gravidez que está em curso é uma gravidez de gêmeos?

Sintomas de gravidez de gêmeos

A gravidez de um só embrião pode causar sintomas como náuseas, sonolência, dores nos seios, dores abdominais e tantos outros sintomas. A gravidez de gêmeos pode causar esses mesmos sintomas, só que mais intensamente. Além disso, a gravidez gemelar também pode proporcionar maiores dores abdominais assim que a gravidez chega a um estágio mais avançado.

Mulheres com 12 ou mais semanas podem ter um abdômen mais saliente do que as outras gestantes devido ao tamanho do útero, que se torna maior do que uma gravidez com feto único. O tamanho da barriga também é discutível em fases iniciais, já que o inchaço devido ao aumento hormonal pode acontecer, muito frequentemente na parte da noite. Deve-se levar o tempo de gestação em consideração para esse fator.

O peso da mulher também pode ser um indicativo de que a gravidez é gemelar. Normalmente a mulher que espera dois ou mais bebês tende a engordar muito mais rápido do que outras gestantes. O tamanho do útero na consulta pré-natal também é um forte indicativo de que a gravidez é gemelar. Se a altura uterina estiver muito maior do que o habitual para aquela idade gestacional, é um grande indicativo de gravidez gemelar.Mas vale lembrar de que nada disso é regra ou sinal certeiro de que está acontecendo uma gravidez gemelar.

HCG de gravidez gemelar é mais alto?

Uma das perguntas frequentes que surgem aqui na Famivita é a da quantidade de HCG (hormônio exclusivo da gravidez) presente no sangue da mulher.

Se a quantia for muito mais alta do que a idade gestacional, pode ser uma gravidez gemelar sim. Mas devemos em primeiro lugar calcular corretamente a gravidez para não acabar se frustrando.
Por exemplo, na 6ª ou 7ª semana, o ideal e esperado é que o beta esteja em torno de 2000 a 4000 mlU/ml de HCG. Se esse valor ultrapassar 4000 mlU/ml, pode ser indicativo de gravidez gemelar.

A única forma segura de detectar uma gravidez de gêmeos, ainda continua sendo a ultrassonografia, porém até ela é passível de erros se feita muito precocemente na gravidez. A gestação múltipla pode ser detectada a partir da 5ª semana via ultrassom, pode-se visualizar dois sacos gestacionais ou dois embriões no caso de gravidez de univitelinos.

A gravidez de gêmeos é considerada uma gravidez de alto risco. Não por ter algum problema iminente, mas sim por requerer maiores cuidados por parte do médico. A pressão, a glicemia, o peso e as dores devem ser monitoradas muito de perto. Portanto, o pré natal tem que ser feito com muito cuidado.

Recomenda-se fazer no mínimo três ultrassons por gestação, uma a cada trimestre. Porém, a gravidez gemelar deve ser mais monitorada via ultrassom pelas circunstâncias diferenciadas do corpo da mulher.

Mudanças no corpo da gestante na gravidez de gêmeos

Todo mundo sabe que a barriga pode ficar maior na gravidez gemelar, certo? Errado! Nem sempre a gravidez de gêmeos proporciona uma barriga maior do que o esperado, e aí pode causar preocupação.

Certos organismos podem responder à gravidez de gêmeos de forma diferenciada, abrigando dois ou mais bebês sem uma barriga gigantesca. Isso pode acontecer porque os bebês não são tão grandes, ou pelo biotipo da gestante e do pai dos bebês. O importante é que esteja tudo correndo bem e eles estejam ganhando peso adequadamente e continuamente3.

As mudanças na gravidez de gêmeos começam pelo útero, que tende a ter maior tamanho mesmo se a barriga não corresponder. O problema é justamente quando os bebês são muito grandes. O espaço se torna reduzido ao extremo e pode causar muitas dores à mamãe, que fica com a pele e o útero muito esticados.

No corpo de uma grávida de gêmeos também há uma maior circulação de sangue do que em uma gravidez de feto único. A circulação é muito maior, pois o sangue deve irrigar muito mais, sustentar dois ou mais seres e muitas vezes duas placentas diferentes. Então, a pressão da mulher pode sofrer um aumento. Isso é preocupante para os médicos. Ainda assim, o ideal é que a pressão de uma gestante gire em torno de 128.

Os órgãos internos também sofrem maiores alterações. O coração, o estômago e intestinos se realocam dentro do corpo para abrigar o bebê e se adaptar à nova condição da mulher. Isso pode ser uma condição dolorosa e muitas vezes incômoda. Qual grávida nunca sentiu cansaço e falta de ar na gravidez?

Calcule então uma gestante de gêmeos. Certamente ela sofrerá o dobro com isso devido ao peso maior da barriga, além de muito mais chutes. Aliás, gravidez gemelar proporciona uma experiência sensacional de uma turma mexendo dentro do ventre. Engraçado como as mães sabem exatamente quem está agitado naquele momento.

Na relação sexual, também podem acontecer algumas mudanças, até mesmo devido ao tamanho da barriga e as transformações naturais do corpo. Para melhorar o prazer e facilitar o namoro nessa fase, recomendamos o uso de géis lubrificantes a base de água. Além de aumentar a lubrificação, também ajudam a controlar o pH vaginal, como é o caso do FamiGel.

O que muda para uma grávida de gêmeos?

A alimentação deve ser melhor, com mais nutrientes e muito mais líquido. Além disso, mais frutas que contenham fibras devem ser consumidas. Frutas como banana, que contém potássio e evita as temidas cãibras mais frequentes nas grávidas de gêmeos, são uma boa pedida. Além de ajudar com as cãibras, as bananas também ajudam com a vitamina b12.

Para a mulher que espera gêmeos, o prazo de trabalho também deve ser reduzido, já que o cansaço chega muito mais cedo para elas. O ideal é que assim que se sentirem cansadas, essas mulheres possam ter a sua licença maternidade antecipada, a fim de evitar um parto prematuro. É uma ótima ideia descansar sempre que puder. No final da gravidez de gêmeos, é normal notar um inchaço maior nas pernas também.

Parto gemelar

Parto, essa é a maior preocupação das mulheres que têm uma gravidez de gêmeos. Essas mulheres podem ser mais propensas a terem o parto antes das 40 semanas, e é muito comum que aconteça. Porém, com a evolução da medicina e com um pré-natal bem feito, podem aumentar as chances do 9º mês chegar para essas mulheres com a mesma facilidade de uma grávida de feto único.

Os sinais de que o parto está prestes a acontecer serão indicadas pelo seu corpo. A placenta e a sua saúde em geral irão mostrar. E seu médico vai fazer de tudo para que a natureza colabore para que chegue a data mais indicada para que os bebês nasçam com saúde. Partos a partir de 35 semanas são considerados um ótimo prazo para quem espera gêmeos. Caso seja necessário, o médico poderá prescrever corticóides que produzirão enzimas que farão os pulmões dos bebês amadurecerem mais rápido do que uma gravidez de feto único. Lembre-se, a gravidez de gêmeos requer maiores cuidados, mas é uma gravidez como outra qualquer. Aproveite muito esse momento único e tão sonhado por tantas mulheres!

Veja também: Engravidar de Gêmeos – Qual o Segredo?

Foto: Neal Gillis