O Herpes genital em gestantes é um dos problemas mais sérios que podem ocorrer durante a gestação podendo trazer sérios danos ao desenvolvimento do bebê como também durante o parto. Porém a transmissão para o bebê não ocorre em 100% dos casos, podendo a mulher que possui a doença gerar e dar a luz a bebês saudáveis.
O que é Herpes Genital?
O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível, e pode ser adquirida através do sexo oral também. Existem dois tipos de herpes, a HSV-1 e a HSV-2, a mais comum é a de tipo 1 que ataca normalmente via oral, e pode ser transmitida para o parceiro pelo beijo e pelo ato sexual, a de tipo 2 é a que se manifesta nos órgãos genitais feminino e masculino.
Quando a mulher já teve herpes genital, ou melhor, já é portadora do vírus do HSV e engravida é aconselhado que seja informado ao seu ginecologista durante a primeira consulta de pré- natal. Dessa forma serão recomendados os cuidados necessários para que seja evitada a contaminação do bebê, pois quando adquirido o vírus, dificilmente conseguirá elimina-lo do seu corpo podendo manifestar a qualquer momento.
No primeiro sinal de manifestação do herpes genital em gestantes, a mulher deve comunicar imediatamente seu medico, importante ficar alerta aos sintomas como bolhas vermelhas na vagina que podem se alastrar por toda região à volta, como virilha, pernas e barriga causando coceira. Podem ocorrer também sinais parecidos com o de uma gripe comum, como febre, dor de cabeça e dores musculares.
Vídeo Explicativo
Qual o Tratamento para o Herpes Genital em Gestantes?
Nos dias atuais é utilizado o tratamento com antivirais para controlar e combater a herpes genital em gestantes, sendo receitados medicamentos como Aciclovir, Fanciclovir e penciclovir que são considerados remédios que apresentam baixo risco a gestação. O tratamento durará em média 10 dias não podendo ser interrompido para melhor eficácia e diminuindo ainda mais as chances de contaminação do feto, devendo ser acompanhado e realizado com orientação de seu obstetra.
Além dos medicamentos é aconselhado que a gestante mantenha relações sexuais somente com o uso de preservativo, além dos cuidados com a alimentação e boas horas de sono. É comprovado pelos especialistas que o stress, o cansaço físico e a exposição solar excessiva dão mais força ao vírus, tornando-o mais ativo ainda e se manifestando de forma mais agressiva.
Riscos da Herpes Genital na Gravidez
Quando a mulher nunca teve a doença e a primeira manifestação do herpes genital ocorre na gravidez, é a mais preocupante, pois a primeira aparição da infecção é sempre a mais agressiva pelo fato da mulher ainda não possuir anticorpos suficientes para combater o vírus.
Herpes no Primeiro Trimestre
Quando acontece no primeiro trimestre da gestação, pode ocorrer aborto espontâneo e também lesões no feto, já quando ocorrem no final da gravidez os riscos são ainda maiores, podendo transmitir o vírus para o bebê na placenta ou ate mesmo durante o parto, por isso é aconselhado nesses casos que seja realizada uma cesárea para diminuir as chances de contaminação do bebê.
Quando o Bebê é Contaminado
Quando o bebê é contaminado pelo vírus pode ocorrer prematuridade no nascimento, afetar aos olhos ocasionando cegueira e apresentar microcefalia (diminuição do crescimento da cabeça), podendo também atingir o sistema nervoso central, causando meningite, convulsões e fortes dores na cabeça que poderá já se manifestar nas duas primeiras semanas de vida.
Em 45% dos casos dos bebês contaminados pelo vírus do herpes, é apresentadas bolhas por todo corpo e se não diagnosticado precocemente e tratada devidamente, a criança pode vir a falecer após poucos dias de nascido.
Aproveitando o espaço quero contar uma novidade para nossas leitoras mamães, que pretendem ter outro bebê futuramente ou tem algum casal amigo que esteja tentando engravidar. Desenvolvemos alguns produtos que ajudam na fertilidade de homens e mulheres, entre eles vitaminas da fertilidade para pré-concepção feminina FamiPré e no caso dos homens, o FamiUp, assim como o teste de ovulação, teste de gravidez e o gel lubrificante FamiGel. Você pode adquiri-los aqui em nossa loja virtual.
Veja também: Candidíase na Gravidez – Sintomas e Tratamentos
Foto: mahalie stackpole
Estou com 31 semanas de gestação e estou com herpes genital qual o risco pro bb ?
ResponderOlá, aconselho procurar seu médico para ser avaliada, pois tem riscos de aborto espontâneo e parto prematuro!
ResponderBoa noite estou com 31 semanas de gestação mês passado dia 22/11 tive uma crise de herpes genital fui ao hospital e eles não me deram tratamento por motivo que estou gestante, hoje estou tendo de novo outra crise o meu bebe corre o risco de vida porque eles não estão me dando tratamento.
ResponderOlá, procure outro hospital para uma melhor avaliação e tratamento !
ResponderOii,eu armamento minha bb de 9 meses e to ficando muito magra ? qual vitamina posso tomar sem interferir na amamentação da nenêm
ResponderOlá, procure seu médico para uma melhor indicação de vitamina!
ResponderOlá, estou preocupada pois já sou portadora do vírus, e estou com 37 semanas de gestação e ontem a noite percebi que ela está se manifestando e está bem doloroso, devo ir a emergência?
ResponderOlá, sim é o ideal!
ResponderO bebe ta bem?e vc?
Responderestou com 31 semanas , e já tinha herpes antes de engravidar, achei que não era algo grave, ai foi passando o tempo e vi uma informação na tv sobre.e nunca falei pro médico , e estou desesperada quando me informei direito sobre isso.
Respondercomo esta seu bebe? na nasceu bem?
ResponderTo fechando 26 semanas hoje e acabei de chegar da ginecologista, descobri que to com herpes! Ja ta em um nivel bem avançado (ta bem nojento pra ser sincera)
ResponderTo muito preocupada porque pode afetar o bebê. E dificultar o parto normal (podendo infectar o bebê) e terei então que fazer cesaria! O problema é que meu corpo não é indicado para cesaria. Alguem pode me da uns conselhos ou dicas? Qualquer coisa. (Obs: eu to apavorada
Olá,eu estou preoculpada,pq eu já sou portadora da herpes muinto antes de engravidar, dai ano passado dia 30 de dezembro descobri a gravidez,nisso eu já tinha herpes muinto antes deu descobrir,aí hj já estou de 5 meses,e veio aparece a bolinha da herpes na minha região íntima,só que eu já tratava com a pomada Aciclovir,e tbm demora meses pra aparece de novo,aí apareceu agr é Eu tô no uso da pomada,queria sabe se é mais perigoso passa pro bebê se eu tivesse no primeiro trimestre,no caso,no começo da gestação, ou se é em quem já é portadora do herpes? Pfv me tira essa dúvida pq estou preoculpada.. OBS fiz uma ultrassom com 3 meses e tava tudo certo com o bebê pfv me responda
ResponderOlá tive um aborto a uns anos atrás,estava no oitavo mês de gestação,fui investigar a causa,o médico me pediu exames e foi detectado que eu estava com herpes genital,mas nunca tive sintomas,será que a herpes era igg ou igm?
ResponderOlá, nossa herpes genital é uma doença comum? Eu tenho e me afeta muitooo fico preocupada pois quero ter um filho um dia, tenho 24 anos. É normal as mulheres terem isso, sinto Como se Só eu tivesse essa doença horrível, mulheres sofrem muito mais do que os homens com essa herpes
ResponderOlá, eu estava com um leve corrimento usei pomada vaginal por 7 dias ( indicação medica) no penúltimo dia do uso da pomada comecei a sentir coceiras na região dos grandes lábios vaginal, hoje faz 4 dias que estou com essa coceira que vem sempre após eu fazer xixi e percebi que estou com pequenas bolinhas dentro da vagina. Devo me preocupar ?
ResponderAna, pode ser da pomada, ou sintomas do problema que está tratando.