Para quem é tentante, saber o dia da ovulação e o período fértil é fundamental. Afinal, as chances de se ter uma concepção são maximizadas quando se está nesse período.

Mas o problema é que muitas mulheres têm dificuldade em saber quando esse período ocorre e, também, é comum que muitas mulheres tenham ciclos irregulares, o que dificulta saber com exatidão quando a ovulação ocorre.

É por essas e outras que muitas tentantes recorrem aos indutores de ovulação para tornar o ciclo mais regulado e, assim, facilitar a detecção do período fértil, o que permitiria o planejamento mais eficaz das relações sexuais.

medicamentos

Os indutores de ovulação vão auxiliar no crescimento dos folículos e, por isso, eles induzem a ovulação. Eles agem diretamente no eixo hormonal que é responsável pela ovulação, ou seja, os hormônios LH (hormônio luteinizante) e FSH (hormônio folículo-estimulante).

De forma geral, os indutores simulam o efeito desses hormônios no corpo, resultando na estimulação e liberação dos óvulos. Por isso, eles são mais indicados para mulheres que possuem dificuldades em produzir a quantidade ideal desses hormônios e necessitam de uma ajuda extra.

O tipo de indutor mais recomendado e utilizado é o oral e a base clomifeno. Eles podem ser comprados em qualquer farmácia mesmo sem a necessidade de apresentar receita médica.

Devido a isso, hoje em dia os indutores de ovulação acabaram se tornando um perigo devido à automedicação.

ATENÇÃO! Antes da ingestão de qualquer medicamento, é importante que seja realizada uma consulta médica. Por ser um medicamento que irá afetar os hormônios, o uso indiscriminado pode causar sérios riscos à saúde reprodutiva.

Quando bem usados, os indutores ajudam muito na fertilidade! Para mulheres que sofrem com condições como a Síndrome dos Ovários Policísticos, essa pode ser uma alternativa para estimular novos folículos.

Geralmente, recomenda-se a administração de 50 a 150mg/dia, mas essa quantidade pode variar a partir do organismo e da condição de cada mulher. Por isso, mais uma vez, o acompanhamento médico é essencial!

Por agirem diretamente nos hormônios, há possibilidade de ocorrer sintomas colaterais como:

  • Sensação de inchaço.
  • Ondas de calor.
  • Aumento de peso.
  • Dores de cabeça.
  • Mudança de humor.

Os indutores de ovulação podem ser uma solução para mulheres que têm ciclos irregulares ou que têm problemas como anovulação. Muitas vezes é preciso somente um empurrãozinho extra para conseguir o positivo e essa pode ser uma oportunidade! Converse com o seu médico a respeito disso e boa sorte!