O teste de gravidez caseiro, ou seja, aquele que se pode comprar em farmácias é, hoje em dia, uma forma bastante eficaz de confirmar se a mulher realmente está grávida. Apesar de necessários alguns exames médicos para confirmação absoluta, ele já pode indicar o que provavelmente está acontecendo com o corpo.

Mas é aí que surgem dúvidas, já que muitas mulheres não sabem exatamente como funciona e nem o que é a linha de evaporação do teste de gravidez. E é por isso que o texto de hoje irá abordar esse assunto, mostrando como a mulher deve interpretar os resultados e começar a se preparar ou não para uma nova fase em sua vida.

Como Funciona um Teste de Gravidez?

Os testes de gravidez mais comuns são os de farmácia1, ou seja, aqueles que você pode comprar e fazer sozinha em casa, sem solicitação médica. Exames de sangue podem indicar a gravidez com muita precisão, até porque um médico irá acompanhar todo o processo, mas muitas mulheres normalmente fazem esse teste após já terem resultados positivos nos testes de farmácia, como uma forma de confirmação da gravidez.

Os testes de gravidez detectam os níveis de hormônio beta-HCG na urina da mulher. Se esse hormônio não for identificado, o teste dará resultado negativo, caso contrário, o resultado será positivo. Cada marca e cada tipo de teste funciona de uma forma diferente, por isso leia bem as instruções antes de usá-los.

Testes de Gravidez de Farmácia São Confiáveis?

Os testes de gravidez de farmácia têm uma eficácia entre 95% e 99%, o que é algo bastante alto. Logo, podemos afirmar que esses testes são sim confiáveis. Mas é importante lembrar que há alguns fatores que podem fazer com que essa eficácia diminua.

O teste não pode ser feito, por exemplo, logo após a suspeita de fecundação. Isso porque o corpo ainda não estará produzindo HCG em quantidade suficiente, podendo gerar um resultado incorreto. É recomendado que se faça o teste cerca de 5 dias após o atraso menstrual. A não ser que sejam testes com maior sensibilidade como os testes de gravidez da Famivita, que detectam o hormônio HCG até 2 dias antes do atraso menstrual.

Vale destacar que a primeira urina da manhã pode conter uma quantidade maior do hormônio beta-HCG e, portanto, é a mais recomendada para o teste. Além disso, deve-se sempre prestar atenção na data de validade do teste, já que também pode acabar interferindo na sua eficácia.

O que é Linha de Evaporação no Teste de Gravidez?

Quando se fala nesse tipo de teste, uma das principais dúvidas que surgem é o que é a linha de evaporação de teste de gravidez. Ela é a linha que aparece quando a urina evapora do teste, mostrando no resultado um falso positivo.

Quando ela aparece em até uma hora, as chances da mulher estar grávida são altas. Porém, pode acontecer da linha aparecer um pouco mais tarde, o que acaba gerando muitas dúvidas. Por um lado, existe a possibilidade da mulher estar grávida, já que o teste deu positivo, mas por outro o resultado chegou bem depois do esperado, e por isso não é tão confiável. Também existem casos em que a linha de evaporação aparece bem fraquinha, gerando ainda mais dúvidas.

Nessa situação, quando há uma linha de evaporação fraca ou muito tardia, o melhor a fazer é procurar um médico e realizar o exame de sangue para ter certeza do resultado ou repetir um novo teste de gravidez de farmácia. Em casos com muitas dúvidas, nada melhor do que a palavra de um especialista e resultados mais confiáveis para poder se preparar para o futuro.

teste de gravidez

Resultado Falso no Teste de Gravidez

Como falamos anteriormente, existem alguns fatores que podem acabar gerando um resultado falso no teste de gravidez2. O principal erro que acontece é o chamado “falso positivo”, que deixa muitas mulheres achando que estão grávidas sem estarem. Porém, também existem resultados negativo errados, que acontecem em sua grande maioria quando o teste é feito cedo demais3. Alguns dos principais fatores que causam esses erros são:

  • Teste fora da data de validade
  • Gravidez química, quando o hormônio beta-HCG é produzido por conta de algum distúrbio corporal
  • Existência de tumores liberando hormônios como o HCG, por exemplo, na hipófise
  • Uso de medicamentos como os de tratamento para a infertilidade
  • Teste feito de forma errada

É importante ressaltar aqui que a eficácia dos testes de gravidez é muito alta e esses resultados falsos são casos raros de acontecer. Todavia, eles existem e é necessário falar sobre eles para que você fique sempre atenta ao que pode ocorrer quando se faz um teste de gravidez.

A linha de evaporação de teste de gravidez serve para confirmação do resultado, mas também existem ocasiões onde ela pode acabar enganando e trazer um resultado diferente, seja um falso positivo ou um falso negativo. De qualquer forma, o uso deles não fará mal nenhum e pode te alertar para uma nova fase em sua vida.

O teste de gravidez é com certeza a maneira mais rápida de você saber se está grávida ou não. E apesar de não ser 100% confiável e existirem ocasiões de falso resultado, ele ainda é importante para a mulher ficar em alerta e procurar por um médico o quanto antes, de forma a saber como proceder.

A gravidez é um momento único na vida da mulher e precisa ser aproveitado desde esse primeiro sinal, pois é um marco na vida e uma mudança para sempre na forma de encarar o corpo, suas emoções, sua mentalidade e sua existência.

Veja Também: Teste de Gravidez com Vinagre, Funciona?
Foto: JuliaFiedler