Um dos problemas mais comuns entre as mulheres são os miomas, e grande parte das mulheres só descobrem ocasionalmente quando seu médico solicita exames de rotina, já em outros casos só descobrem o mioma na gravidez quando inicia a realização de exames do pré-natal solicitado pelo obstetra.

Normalmente é descoberto nos ultrassons pélvicos e acabam assustando quando recebem o diagnóstico por não entender do que se trata ou imaginando ser um tumor maligno, quando na verdade miomas são tumores benignos que podem chegar ate 20 cm de diâmetro e iniciam benignos e terminam benigno, são raríssimos os casos que viram tumores malignos.

Mas a questão é o mioma na gravidez, e essa ocorrência pode trazer complicações para a gestação se caso não acompanhado corretamente. Sintomas que normalmente não aparecem, durante a gravidez darão sinais. Desconfortos abdominais são reclamações frequentes de mulheres que tem o mioma na gravidez, e dependendo da localização do mioma no útero e o tamanho pode afetar no desenvolvimento do bebê, podendo ocorrer aborto espontâneo. Outras ocorrências que podem acontecer devido ao mioma na gravidez é o parto prematuro, sangramento constante durante toda a gravidez e o descolamento antecipado da placenta, além dos vários desconfortos que podem se apresentar durante todo o período como dor ao urinar, prisão de ventre e incomodo na relação sexual.

Tratamento e Cirurgia de Mioma

O tratamento do mioma na gravidez é basicamente realizado com analgésicos e o máximo de repouso, só existe indicação para cirurgia de retirada de mioma uterino em casos considerados de risco de morte para a mãe e o bebê, por se tratar de uma cirurgia delicada e que pode trazer riscos ao bebê.

A cirurgia de mioma chamada Miomectomia, tem três procedimentos diferentes para a realização:

  • Miomectomia Laparoscópica: O procedimento é realizado através de minúsculos furos feitos na área abdominal, por onde passará uma micro câmera e os instrumentos cirúrgicos necessários  para a retirada do mioma. Esse procedimento só é indicado para miomas de fácil retirada que se encontram nas paredes externas do útero.

  • Miomectomia Abdominal: Este já é um procedimento cirúrgico mais agressivo, onde será realizado um corte na região pélvica para poder alcançar a região do útero, permitindo a retirada do mioma.

  • Miomectomia Histeroscópica:  Neste procedimento é inserido um instrumento cirúrgico chamado como histeroscópio pelo canal vaginal, introduzindo-o ate chegar ao útero e realizar a retirada do mioma. Esse procedimento é realizado sem cortes e somente para miomas localizados na parte interna do útero.

Miomas podem chegar até 20 cm de diâmetro

Todos os procedimentos citados acima preservam o útero, a não ser que ocorra hemorragia durante ou após cirurgia e que seja necessário à retirada completa do útero, obviamente não em casos de mioma na gravidez.

Quanto à recuperação dos procedimentos de miomectomia, caso a opção seja pelos procedimentos com cortes a recuperação levara em média quatro semanas, devendo permanecer em repouso absoluto, não pegar peso em hipótese alguma e ter uma alimentação saudável e balanceada. Já no caso da miomectomia realizada pela vagina, a mulher poderá voltar a sua rotina novamente após horas do procedimento por não necessitar de cuidados com a cicatrização de cortes.

Veja também: Mioma Uterino – O que é Como Diagnosticar e Tratar

Foto: Ed Uthman, Michael Foox