Crenças populares sempre povoam as conversas de quem é mais velho. Sempre ouvi minha mãe e tias falarem de quando alguém levanta o bebê que o bucho vira, ou quanto tomava um susto muito grande também. Espinhela caída em bebê é outro assunto que volta e meia aparecia em casa, mas será que tudo isso é verdade? Do que se trata a espinhela caída e o bucho virado? Bom, para começar devemos lembrar de que se trata de um mitos e verdades e algumas envolvem superstições dos antigos (avós, bisavós e tataravós) por isso não é um texto sobre religião e sim sobre casos que eram tão comuns nos séculos passados onde a medicina não era tão acessível e desenvolvida como hoje em dia. Então para desvendar esses mitos, fui mais a fundo para saber o que tem de verdadeiro e de mito nesses males seculares que podem acometer um bebê.
Espinhela Caída – Verdade!
A espinhela caída ou Arca caída é um mal que pode trazer muitos sintomas tanto em adultos como em bebês porém em bebês é mais incomum. A espinhela caída é nada mais do que um nome dado a um deslocamento do osso do meio tórax. Esse osso é flexível e pode se deslocar nos adultos por carregar excesso de peso e nos bebês? Esse deslocamento pode se dar por mau jeito na hora de pegar o bebê, pode também acontecer por brincadeiras como a de jogar para cima e outros motivos e os sintomas podem ser:
- Vômito
- Posição desconfortável (nenhuma posição está boa para o bebê)
- Choros muito sentidos (pela sensação de dor mesmo)
- Braço ou pernas mais longos do que o outro
E para diagnosticar? Atualmente já comprovado cientificamente sabe-se que um simples raio x pode mostrar o osso deslocado no tórax e a famosa espinhela caída, porém como não é um mal muito divulgado, pode se ter vários diagnósticos até se chegar ao que realmente possa ser. Antônia uma senhora de 70 anos costumava presenciar casos de espinhela caída e antigamente era tratada com muita superstição envolvendo rezas e benzedeiras, hoje nem sempre é assim mas ainda existe a superstição ao redor da espinhela caída.
“Antigamente quando víamos uma criança chorando demais a mãe já suspeitava de espinhela caída e logo quem era a primeira consultada sobre o assunto era a benzedeira. Minha mãe foi benzedeira a vida toda, um ensinamento de mãe para filha, porém eu não quis continuar com a missão. Ela benzia tanto crianças com espinhela caída como bucho virado e era muito requisitada. Para verificar se havia mesmo espinhela caída nós mediamos com barbante as pernas, barriga e braços da criança e ai se houvesse diferença fazia-se a reza para restabelecer a saúde da criança e já quase como imediatamente sumiam os sintomas.”
Mas como curar espinhela caída então sem auxilio de “rezas” como antigamente? Não se desespere! sessões de fisioterapia podem resolver. Caso seu bebê esteja chorando demais, vale a pena pedir para o pediatra dar uma olhada no bebê e se for o caso fazer um raio x do tórax.
Bucho virado – Quase verdade!
Só que o bucho virado agora é conhecido com outro nome é síndrome do bebê sacudido. Essa síndrome é ativada por movimentos que movimenta o cérebro dentro do crânio da criança e assim podem fazer com que o bebê tenha problemas como vômitos, irritabilidade, convulsões e tudo isso devido a lesão que pode ter sido causada por movimentos bruscos manuais envolvendo o bebê então a tal brincadeira inocente de jogar o bebê para cima e pegar pode se tornar um risco para o bebê.
Mal de Sete Dias – Mentira
O mal de sete dias era temido pelas mães que se trancavam no quarto após o nascimento do bebê e no sétimo dia do nascimento da criança, não expunham o bebê recém-nascido á luz e a vestiam de vermelho para afastar o mal. Esse mal de sete dias pode ser interpretado de duas formas: Icterícia ou inflamação do umbigo, o tétano neonatal, ambos eram desconhecidos por muitas pessoas antigamente. O amarelão como a icterícia era chamada poderia até mesmo matar a criança dependendo do grau e coincidentemente se agravava no 7 dia de vida do bebê. A infecção do umbigo, tétano neonatal se dava devida a má higiene no instrumento de corte e ferrugem na hora de separar a mamãe do bebê pelo cordão umbilical. Então podemos concluir que a parte da doença é verdadeira mas o folclore em torno não é real, deixar a criança fechada no quarto escuro não evitaria a doença.
Felizmente ambos são diagnosticados e medicados pelos médicos e foram afastados dos tempos modernos. Crenças populares que acabaram sendo confirmadas e outras que não se encaixam e não passam de o sabedoria popular? então envie sua dúvida quem sabe ela não esteja no próximos mitos e verdades da maternidade.
Veja também: Mitos e verdades – Teste de Gravidez Com Água Sanitária
Foto: Gergely Vida
Respeitando os comentários, sugestiono que, em caso de espinhela caída, mal-estar, arrepio, choro sem motivo, sensação de morte, sismar que está cheirando a podre em um dia específico da semana, epilepcia, síndrome do pânico… procurem um médico especialista. Não achando nada ou não resolvendo o problema, busquem a Jesus. Eu servia no ocultismo, tinha uma doença que desde criança me forçava a tomar o benzetacil para não ter um ataque de dor e cair no chão. Os orixás e guias (demônios disfarçados) diziam que era meu mesmo, era do “santo” que me acompanhava. Um dia me falaram de Jesus, disseram e Ele pode curar. Acreditei e a doença que carreguei até os 16 anos sumim. Faz mais de 30 anos que estou curado. O Senhor Jesus pode tudo!
ResponderPrimeiramente, orixás e guias não são demônios, porque isso é uma invenção católica. Segundo, eu sei de onde você tirou isso, e a igreja que prega esse tipo de coisa, faz tudo menos, seguir a Jesus. Se você serviu o ocultismo, você seguiu qualquer coisa, menos às divindades de matriz africana, porque os orixás, e todos os guias, são seres de luz e amor. Não venha destilar sua intolerância religiosa sobre o que você não conhece, e não conhece mesmo! Siga sua religião, respeitando a do outro.
ResponderCala sua boca, abestada!
ResponderCala você, infeliz! Se olhe
ResponderMinha vó falava que se a a espinhela estiver caída,era so levantar seu peso,em uma árvore ou na área da sua casa. Sempre dava certo. Vc eleva seu corpo uns 3 vezes e com o seu peso volta para o lugar.
ResponderMeu pai senti muita dor na espinhela acorda com falta de ar sufocado tem que puxar porque a espinhela deli ficar torta finada causando muita dor e já gastou muito mas os médico não descobri
ResponderMeu telefone 47-99215-9992. Rita Batista de Souza
ResponderEu estou desse jeito peguei um peso no sábado a tarde chegou a noite fiquei como se fosse uma falta de ar bem no meio do peito e estou até hj fui no médico 3 vezes e eles não descobre fiz uma eletro e um raiox não deu nasa🥺
ResponderPobre Yago Silva: Tão cheio de boas intenções, mas não foi feliz em nenhum de seus dois comentários que li. Vou te dizer que o relato da Patrícia Almeida, nada tem a ver com gastrite crônica e muito menos com esofagite. Afirmo isto porque há anos venho tratando deste problema e sei o que estou dizendo. Se cuide, pois o curso de enfermagem tem outros objetivos. Em nenhum momento a Patrícia disse que tinha asia e muito menos refluxo gástrico, Onde vc viu dizer que gastrite crônica ou esofagite causa dor nas pernas?
ResponderDesculpe a minha franqueza.
Tive relação com meu namorado no dia 28 e não tomei anticoncepcional, mais tomei no dia seguinte as 17:30 ,ontem era pra minha menstruação descer e não desceu, desceu apenas um corrimento rosado com marrom,tô sentindo dor de cabeça indo ao banheiro mais vezes q o normal tendo canção e fadiga tem possibilidades de está grávida?
ResponderOlá pode estar tendo alteração hormonal pelo uso incorreto do anti, se o fluxo não normalizar, sugiro que faça um beta quantitativo.
ResponderEstou com a espiela caída, mais não tem bensendeira onde moro e estou fazendo a simpatia da parede; é ficar reta na parede e colocar os braços para o alto com as pernas juntas e retas, 3 x e depois se abrasse 3 x também. Estou fazendo e mim sinto bem melhor. Fiz muitos exames de imagem e laboratório, testes de esforço… E descobrir que era espiela caída, eu gastei dinheiro q nem tinham e fora o tempo. Mas graças a Deus estou ficando boa. Dizem que é 3 x pela manhã em 3 dias. Mais eu faço pela manhã e quando vou dormi.
Responderboa tarde alguem me me informar se em Olinda existe alguma benzedeira, pois me encontro com peito aberto, com dificuldade para respirar e sorrir.
ResponderOlá vc já melhorou e pq estou assim tabem e aki eu não conheço nenhuma benzedeira
ResponderPassei pela mesma coisa e graças a Deus
Respondere a senhora q me rezou fiquei boa
Oi Cheila estou com espinhela caída em qual bezendeira vc foi qual o nome de tel dela estou mal
ResponderMinha abuela acreditava que o seu filho mais novo havia morrido do mal de sete dias, antes dela falescer eu expliquei que na verdade ele falesceu de tétano neo natal por conta do corte do cordão umbilical, percebi a tristeza no rosto dela, poucos dias depois ela também falesceu.