Entre as diversas fases de mudanças na vida de uma mulher, a puberdade é especial por se tratar das primeiras transformações e a transição para a vida adulta. Também é o início de uma série de sentimentos que tomam conta de muitas durante um bom tempo.

Não é anormal ver garotas cheias de dúvidas durante essa fase, querendo saber mais sobre o seu corpo e como ele funciona, além de fortes mudanças emocionais causadas pela grande quantidade de hormônios que vão se manifestando pelo corpo durante toda essa transformação.

E com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, muitas garotas acabam não entendendo quais são as principais mudanças que estão ocorrendo em seu corpo durante a puberdade e nem como lidar com tais mudanças.

Quando falamos em mudanças, não estamos apenas falando do corpo se transformando, mas também do crescimento dentro do grupo social, as responsabilidades aumentando e a vida adulta cada vez mais perto. Isso tudo contribui para que os sintomas da puberdade apareçam com ainda mais força. Mas a boa notícia é que tudo isso acontece com todas as mulheres e não é visto como um problema.

Por isso não precisa se preocupar, conheça aqui as principais mudanças em uma garota durante a puberdade e entenda como isso afeta o seu corpo. Lembre-se que tudo o que será falado nesse texto faz parte da vida de qualquer mulher e você não precisa se preocupar com nenhum desses sintomas, a não ser que algum deles esteja atrapalhando seriamente a sua vida.

Principais mudanças são:

  • Menstruação
  • Crescimento, pelos e suor demais
  • Desenvolvimento dos seios
  • Mudanças psicológicas

A menstruação

O início da menstruação é a principal e mais conhecida mudança no corpo de uma garota durante a puberdade. É o que marca o início de sua vida fértil e as principais mudanças físicas no que se diz respeito à sexualidade. Mesmo sendo tão conhecida por todos, ainda existem diversas dúvidas sobre as causas e consequências tanto no físico quanto no psicológico da mulher.

A primeira menstruação conhecida como menarca, ocorre normalmente entre os 10 e 15 anos, mas não há nada de errado de acontecer um pouco depois. Também existem casos de menstruação precoce, que podem estar associados à puberdade precoce e podem trazer alguns problemas.

Com a menstruação afeta o corpo?

O início do período fértil vai exigir cuidados diferentes na higienização da região íntima, por exemplo, que acaba ficando mais vulnerável a bactérias devido aos sangramentos e corrimentos. O aspecto psicológico também sofre algumas alterações durante esse período, principalmente com o início da TPM, que pode chegar muito forte ainda nos primeiros anos da puberdade.

Crescimento, Pelos e Suor Demais

Todos esses sintomas estão juntos em apenas um tópico, porque carregam consigo características bem parecidas: Todos eles são experiências que todas já passaram na infância, porém, em menor grau. E essa explosão de muitas coisas ao mesmo tempo que pode assustar e gerar muitas dúvidas durante a puberdade. Suor demais, pelos demais e um crescimento que não parece acontecer da maneira correta. Será que isso é normal mesmo?

Como essas mudanças afetam o seu corpo?

Não precisa se preocupar se você começar a se sentir torta, com pés ou mãos desproporcionais ao resto do corpo. O crescimento de um ser humano não se dá de uma forma continua e igual, por isso muitas vezes vai parecer que alguma parte do seu corpo não está alinhada com o resto.

Pelos em alguns lugares e, estranhamente, não em outros, mas tudo isso é comum e todas as mulheres passam por isso. Não se preocupe, essas mudanças não fazem mal e fazem parte do desenvolvimento de uma mulher.

Desenvolvimento dos Seios

O crescimento dos seios é algo que faz parte do desenvolvimento sexual de uma mulher. Ao se preparar para a reprodução, o corpo também se prepara para a amamentação e por isso os seios de uma garota começam a crescer durante a puberdade. Não se preocupe com a forma com que eles crescem, os seios de uma mulher se desenvolvem em algumas etapas e muitas vezes um vai parecer maior do que o outro. Mas isso é por pouco tempo.

Como isso afeta o corpo?

O crescimento dos seios tem a ver com o desenvolvimento da sexualidade de uma mulher, mas ele nunca ocorre de forma igual para todas as garotas. Diversas questões tem que ser levadas em conta como tendências genéticas e problemas hormonais, por exemplo. Tudo isso pode alterar o desenvolvimento do seio de uma garota. Algumas terão seios maiores, outras menores. Para algumas o crescimento pode ser mais doloroso e para outras menos, é normal.

Mudanças Psicológicas

Além de todas as mudanças físicas em uma garota durante a puberdade, também existem as mudanças na psique de uma mulher nessa fase. Isso porque é uma fase da vida onde as relações sociais também sofrem diversas alterações. Os amigos, o interesse amoroso e outros fatores acabam influenciando também na personalidade de uma garota durante essa fase.

Como essas alterações psicológicas afetam o corpo?

Pode parecer que não, mas as mudanças psicológicas sofridas durante a puberdade por uma garota afetam sim o corpo. O início da sexualidade, por exemplo, é uma das explicações do porque as garotas tendem a prestar tanta atenção no próprio corpo nessa fase. É algo inconsciente, mas natural e que acontece com todas.

As oscilações de humor causadas pela tensão pré-menstrual (a TPM) também podem se agravar e acabar afetando o corpo da garota de diversas formas. Apesar de todos esses sintomas, a puberdade tem um propósito e ninguém deve tentar evita-la. É importante entender que as mudanças vão ocorrer em seu corpo e que é uma fase de grandes transformações que serão importantes para o resto da vida.

A puberdade, apesar de parecer um bicho de sete cabeças, é apenas uma fase que toda garota passa. E é a primeira de muitas, apesar de todo o medo e dúvidas que surgem com ela, surge também a experiência de transformação. Por isso ninguém deve se preocupar demais com os sintomas da puberdade, eles são normais e fazem parte de uma vida saudável, mesmo que possam parecer assustadores de início.

Veja Também: Período Menstrual – Do Começo ao Fim

Foto: LuckyLife11