A gravidez ectópica ou tubária traz dúvidas para a mulher que passa por essa situação. Será que uma mulher que acabou de perder uma das trompas ainda pode engravidar? Qual a dificuldade para engravidar com uma trompa? Ela ainda poderá ser mãe? Para ter respostas a todas essas perguntas, em primeiro lugar, tudo deve começar pela avaliação do médico após o ocorrido. Verificar o porquê da gravidez tubária é fundamental. Será que essa mulher tinha antes dessa gravidez um problema, ou será que foi apenas uma fatalidade?

A gravidez nas trompas nada mais é do que a implantação do embrião em um lugar errado. Ao invés de implantar no útero, ele se fixa na tuba e isso pode acontecer por vários motivos. Um deles é a obstrução tubária. Esta, por sua vez, pode ter diversas causas e uma delas é a infecção das trompas por alguma doença contraída por via sexual ou ao longo dos anos por coleção de massas coaxiais provenientes de alguns procedimentos ou até mesmo de um parto anterior. A aderência é outra condição que também causa a gravidez tubária. Mas a grande maioria dos casos desse tipo é por mero acaso. Mesmo que a mulher não tenha problemas aparentes nas trompas, ela pode acontecer.

A dificuldade para engravidar com uma trompa pode existir sem nem mesmo a mulher saiba, já que mesmo que não tenha a gravidez tubária, a dificuldade para engravidar pode existir devido a outras condições. Como a mulher ovula em um dos ovários por ciclos alternados, a dificuldade em engravidar aumenta. Então, ora ovário direito, ora ovário esquerdo e, dependendo do lado que tenha a trompa, ela deve ter relações sexuais mais intensamente naquele ciclo.

Quais Exames Podem Ser Feitos Para Verificar a Dificuldade de Engravidar?

O medo de não conseguir novamente uma gravidez pode assombrar as mulheres que passam por uma gravidez ectópica. Mas para minimizar esse medo, é possível relizar alguns exames. Por exemplo, a  histerossalpingografia. Ela verifica as condições de permeabilidade das trompas ou da trompa que existe, indicando ainda se está saudável. A trompa desobstruída é a condição correta e certamente um dos primeiros passos para a futura gravidez saudável.

Outro exame que pode ser realizado é o ultrassom. Caso seja feito no momento certo, é possível verificar quando a mulher está ovulando. Verifica-se, também, se o ovário está funcionando do lado da trompa saudável, e nesse momento a mulher saberá que no ciclo presente ou no próximo tem a chance de engravidar. É importante fazer este exame ainda no período fértil. Um ultrassom seriado pode fazer toda a diferença e você pode conversar com seu médico sobre isso. Para se ter mais certeza do seu período fértil e de quando ocorre a ovulação, os testes de ovulação são uma opção segura e rápida. O uso de testes de ovulação auxiliará na indicação de quando o seu período fértil está se aproximando para que se possa saber o momento certo de ter relações e aumentar suas chances de gravidez. Você encontra testes de ovulação da marca Famivita aqui na nossa loja virtual.

Apesar da dificuldade de engravidar com uma trompa, há chances de ter uma nova gravidez ectópica? A maioria dos casos de gravidez nas trompas é fatalidade. Muitas vezes a mulher não tem nenhum problema com a tuba e, ainda sim, a gravidez acontece no lugar errado. Por isso, é muito importante exames de rotina mesmo antes da intenção do casal de engravidar. Pode-se detectar possíveis problemas antes de acontecer. Se você teve uma gravidez assim e teve que retirar a trompa, saiba que a dificuldade pra engravidar com apenas uma trompa está presente, mas não impede que ela aconteça. Namore intensamente no ciclo onde a ovulação está acontecendo com a trompa saudável e boa sorte!

Veja também: Gravidez Ectópica – Como Acontece e os Sinais

Foto: Hey Paul Studios, Lau Sew