kit-relactacao

Quando o assunto é amamentação, o que deveria ser algo natural nem sempre é encarado ou vivido desta forma. Existem muitas mulheres que sofrem com a questão amamentação, por não conseguirem amamentar, por sentir muita dor ou por não produzir leite suficiente ou achar que não produzem. Mas existem aquelas que por motivos maiores nem podem tentar e alimentar seus bebês como no caso de bebês que nasceram prematuramente e necessitam de internação. Para isso foi criada uma técnica para auxiliar essas mulheres a conseguir alimenta-los com a ajuda de uma sonda que ganhou o nome de relactação.

relactacaoA relactação é uma técnica onde o bebê é colocado no seio para mamar, mas se alimenta através de uma sonda onde é colocado o leite artificial ou o fornecido pelo banco de leite. O leite é armazenado em uma seringa, copinho ou até mesmo no kit de relactação apropriado. A técnica além de visar a alimentação do bebê, auxilia no estímulo de produção do leite materno assim como o aumento na produção.   O processo de relactação além de ser uma alternativa para as mães de bebes prematuros que não puderam amamentar seu filho por um longo período, é também uma alternativa para mães adotivas principalmente se já amamentaram anteriormente, conseguindo estimular a produção e poder alimentar seu novo bebê, mesmo que não nascido de seu ventre. A própria sucção do bebê estimulará a produção do leite, por isso não se deve oferecer mamadeira durante todo o processo que poderá demorar em média 2 semanas até que o leite materno supra as necessidades do bebê. Com o passar dos dias e com a quantidade de leite que o próprio seio produzir, a quantidade de leite colocado na sonda deve ser diminuído.

Como Fazer a Relactação?

O primeiro passo para fazer a relactação é ser persistente e ter muito desejo em amamentar. O processo de amamentação é cansativo e requer total dedicação da mãe e a relactação pode demorar até que consiga alimentar seu bebê sem a ajuda da sonda, portanto paciência será fundamental para ter sucesso.sonda-relactacao

Para iniciar o processo de relactação você irá precisar de uma sonda nasogástrica de uso pediátrico número 4 ou 5 que facilmente é encontrada em drogarias e farmácias. Para armazenar o leite você poderá utilizar um simples copinho, uma seringa, uma mamadeira ou aderir ao kit de relactação que pode ser encontrada em grandes lojas de produtos para crianças, existem duas marcas Mamatutti ou Medela. O leite materno ou em pó já preparado deve ser colocado no recipiente depois colocar uma ponta da sonda dentro para ser sugado. A outra ponta deve ser colocada bem próxima ao mamilo podendo ser fixado com a ajuda de uma fita adesiva.

Ao bebê abocanhar o mamilo e sugar, simultaneamente a sonda é sugada também e o leite colocado no recipiente é ingerido pelo bebê com a sensação de estar sendo amamentando no seio materno. Com este estímulo em poucos dias o leite materno começará a descer naturalmente e o leite utilizado no recipiente devendo ter sua quantidade reduzida.

Veja Também: #euapoioleitematerno – Amamentar é Essêncial!

Fotos: Anjo Store