Em um belo dia você descobre que está grávida! Algumas levam um verdadeiro susto e milhões de pensamentos passam em sua cabeça. Já outras sentem uma alegria tão grande invadir sua alma que não conseguem pensar em mais nada, a não ser comemorar!
Porém, com o passar dos dias a euforia e o nervosismo vão se acalmando e a ficha cai. E aí o medo de acontecer um aborto vem. Afinal, quase todas sabem que é considerado normal um aborto espontâneo nos primeiros meses, e a qualquer sinal ficamos preocupadas. Mas sinceramente, quais são os sintomas de aborto espontâneo? Quando se preocupar?
O aborto espontâneo é considerado um fato comum de ocorrer em gestações até a 20º semana. São diversos os motivos responsáveis pelo fato, como por exemplo, a má formação do feto, onde o próprio corpo o expele.
Causas do aborto espontâneo
Muitos são os casos em que a mulher sofre um aborto espontâneo mesmo antes de saber que esta grávida, ou simplesmente nem sabe que aconteceu. Em 80% dos casos de aborto espontâneo, a interrupção gestacional ocorre antes das 13 primeiras semanas, diminuindo os riscos ao passar de cada semana.
Mesmo sendo apontado como algo comum de ocorrer, não é algo simples de se encarar e vivenciar. O desapontamento, a tristeza e o sentimento de perda são inevitáveis. Na maioria das vezes, não é possível especificar o motivo e a causa do aborto. São diversas as razões para um aborto ocorrer nas primeiras semanas.
Uma gravidez molar ou uma gestação anembrionada, onde o embrião nem inicia seu desenvolvimento, assim como infecções uterinas ou alguma alteração na placenta são motivos para ocorrer o aborto espontâneo. Outro motivo bem comum de ocorrer é a insuficiência cervical1, onde o colo do útero não consegue suportar o desenvolvimento do feto e não se mantém fechado até o final.
Principais sintomas de aborto espontâneo
Talvez os sintomas mais evidentes de aborto espontâneo sejam uma forte cólica acompanhada de sangramento vaginal com coágulos. Porém, nem sempre ocorre o sangramento anunciando o ocorrido. Em alguns casos, quando ocorre e a mulher não tem ciência da gravidez ainda, acredita que seja a menstruação que estava atrasada. Na presença desses sintomas, um hospital ou seu médico deve ser procurado imediatamente para realização de um ultrassom. Nele serão avaliados os batimentos cardíacos fetais e as condições de saúde da mãe.
Outros sintomas que podem ser notados são a ausência de enjoos matinais e da sensibilidade dos seios. Caso desapareçam ou diminuam repentinamente, algo pode estar acontecendo. Em caso de sangramento, não se desespere e procure um hospital.
Sangramentos também são comuns nos primeiros meses2, e não significam que já aconteceu o aborto espontâneo. Ainda assim, é indicado que seja analisada a causa para se tranquilizar e iniciar as precauções para que seja sanado o problema ou estabilizado. Muitas mulheres dão sequência a sua gestação normalmente mesmo sofrendo com sangramentos no primeiro trimestre.
Como confirmar o aborto espontâneo
O primeiro exame a ser realizado será um exame pélvico para análise do colo do útero e se está ocorrendo dilatação. O segundo será o ultrassom, onde será verificado o batimento cardíaco do bebê assim como a presença ou ausência de movimentos. Também será avaliado o desenvolvimento do bebê.
O terceiro exame indicado é o exame de sangue, que verificará a quantidade do hormônio HCG no sangue. A queda dos níveis indicará o possível aborto, ou se os resíduos placentários já foram expelidos completamente.
O último exame realizado, se achar necessário ou for solicitado, é o anatomopatológico, que pode ser realizado em caso de aborto espontâneo. O tecido expelido é coletado e encaminhado para análise em laboratório, que verificará as causas do ocorrido. Assim é possível descartar problemas que dificultem uma futura gestação.
Dica importante: Para ajudar a prevenir possíveis problemas com seu bebê, é muito importante passar a ingerir as vitaminas corretas pelo menos 3 meses antes de começar a tentar engravidar3. Uma vitamina muito importante é o Metilfolato (forma ativa do ácido fólico). O casal deve fazer uso das vitaminas, e assim garantir que a boa formação do bebê aconteça, evitando malformações. A Famivita tem uma linha de vitaminas que vai auxiliar nessas fases de tentativas.
Veja também: Aborto Espontâneo – Causas e Minha Experiência
Fotos: Anna Magal
_
Caixa de Informações Chave:
- Quase todas sabem que é considerado normal um aborto espontâneo nos primeiros meses, e a qualquer sinal ficamos preocupadas.
- Não é algo simples de se encarar e vivenciar, já que o desapontamento, a tristeza e o sentimento de perda são inevitáveis.
- Outro motivo bem comum de ocorrer é a insuficiência cervical, onde o colo do útero não consegue suportar o desenvolvimento do feto e não se mantém fechado.
- O sintoma de aborto espontâneo talvez mais evidente seja uma forte cólica acompanhada de sangramento.
- Sangramentos também são comuns nos primeiros meses e não significam que já aconteceu o aborto espontâneo, mas é indicado que seja analisada a causa para se tranquilizar.
Estava tomando ciclo 21 mas pelo fato de um exame futuro e não vim a mestruacao aí parei no domingo e na terça veio a mestruacao e logo depois uma dor forte no abdômen e logo saiu um tecido como se fosse um saco dentro um pouco de sangue , era feito de um tecido grudento . Não sei se foi abordo pelo fato de está com 7 anos que fiz laqueadura? Alguém pode explica o que foi
ResponderOlá para ter uma resposta precisa , recomendo que veja seu medico e relate o ocorrido para ter uma avaliação segura
ResponderOlá estou com 5 semanas e 5 dias eu acho. tive umas dores na barriga e saiu um pouco de coágulos de sangue. Fui ao médico elas disseram q o colo do útero estava fechado aí fiz uma transvaginal elas disseram q n estava conseguindo ver a gestação. Então fiz um exame de sangue q conta os hormônios e deu positivo. Ainda estou sangrando um pouco. será q ocorreu aí um aborto espontâneo?
ResponderOlá Bruna, sugiro que siga as orientações de seu medico, retorne para revisão para nova avaliação
ResponderEstou grávida de 4 mêses e e cai sentada no chão e agora estou com uma cólica bem fininha devo ir ao médico?
ResponderOlá, não tem riscos pois a bolsa amniótica protege o bebê, mas para não ficar tão preocupada procure o médico para ser avaliada!
ResponderNa sexta sentir vontade de ir ao banheiro
ResponderEstava sangrando e saiu algo com coágulos não sei se era um feto pois nao sei se eu estava grávida.
No sábado comecei sentir muita dor
E MT sangramento com bastante coágulos.
Fui no hospital fizeram uma transvaginal e disseram somente que meu útero tinha MT sangue que eu iria sangrar bastante ainda
Passaram medicação e me mandaram pra casa
Fiquei com essa dor domingo não consegui trabalhar tomei medicações no médico novamente e vim pra casa
Fui tomar banho saiu MT sangue com muito coágulos no box .
Sentir essa dor por 5 dias
Agr estou tomando uma anticoncepcional que o médico passou
E ontem fui no posto pois estava queimando de febre e dor abdominal e no corpo
Não sei se foi um aborto ou não ..
Ainda estou sangrando mesmo tomando o anticoncepcional.
Gente tive relação sem proteção no meu período fértil. Tive um escape de sangue antes do período menstrual mas, aguardava o atraso pra fazer teste. Minha menstruação atrasou 4 dias, mas veio com pouco sangramento. Cheguei a sentir cheiro e muito sono como na minha gravidez. Menstruei do dia 8 de março ao dia 11 pouco fluxo do que tenho costume. Dia 15 voltei a ter sangue no meus período da manhã, até que no domingo dia 20 minha filha de 1 ano caiu e levei um baita susto com a queda. A noite comecei a ter um fluxo aumentado de sangue.
ResponderHoje dia 24 continuo sangrando com coágulos e até percebi um material diferente q não se desfaz como o coágulo quando friccionado. Será que tive um aborto espontâneo? Não tive dor de cólica e nem febre. Só tenho um incômodo como se meu útero está dilatado principalmente quando pego minha filha no colo, ou quando aperto a região do meu umbigo.
Eu estou grávida de 5 semanas e 6 dias fui ao médico porque vi umas gotinhas de sangue .fiz o ultrassom passai pela médica e ela disse q meu útero estava fechado e estava tudo bem com o bebê mais na sexta feira tive um sangramento com coágulo estou com medo não sei si foi um aborto ou não só que desde dezembro eu não menstruava pode ser menstruação ????
ResponderOlá, se está grávida não tem possibilidade de ser menstruação, se necessário procure outro médico para ser avaliada!
ResponderOlá…fiz aborto no dia 18/03 aonde so veio a sair muito sangue e coágulo,e parou ja no dia 19/03 peço a juda sera k ainda estou gravida??
Responderolá para uma melhor resposta, sugiro que veja seu ginecologista para avaliação segura
ResponderOlá estava grávida de 10semanas,Fui fazer um Endovaginal pq estava tendo pequenos sangramento dair descobrir que tive um aborto retido a 7semana de Gestação..Graças a Deus o Aborto está sendo espontâneo ontem saiu o saco Gestacional. Descobrie a perda dia 10.03.22 e dia 13.03.22 Saiu o SG…e Até Agora Ainda estou Sangrando….A Pergunta é Com Quanto Tempo Posso Voltar a Tentar engravidar Novamente????
ResponderOlá, recomendo que veja com seu medico essa liberação, cada organismo responde de uma forma e precisa de um tempo para recuperação, sugiro que siga as orientações passada por ele
Responder