Muitas mulheres se culpam por não conseguirem engravidar, mas esquecem de que do outro lado da moeda na fertilidade está o homem! Para quem um bebê seja concebido, é preciso que homem e mulher estejam em perfeito estado de saúde reprodutiva. Por isso, se manter a par da condição da sua fertilidade é essencial!

Hoje, cerca de 40% dos problemas com fertilidade vem da parte do homem. Na linha de pensamento dos testes caseiros para fertilidade, existe agora uma grande novidade no mercado. O teste de sêmen veio para agregar praticidade ao homem que teme, se envergonha ou que se julga muito macho para ter problemas com a fertilidade.

Nem sempre fazer um espermograma é uma tarefa fácil, pode trazer constrangimento para machão que a sociedade criou. Este teste garante anonimato, e essa pode ser a grande solução para casais em que o homem se nega a fazer qualquer procedimento para verificar a sua fertilidade.

Apesar de não ser completo como um teste de espermograma, o teste de sêmen tem uma eficiência satisfatória para o custo\benefício e também por ser feito no conforto e privacidade de casa. O resultado sai em no máximo 15 minutos!

Podemos levar em consideração a eficácia superior a 98% em algumas marcas como a Spermcheck. Em principio, o espermograma caseiro detecta a quantidade de esperma contido na ejaculação por mililitro. Ou seja, teria um resultado positivo caso o sêmen apresente cerca de 20 milhões de espermatozoides por mililitro.

Esta detecção é possível graças ao reagente da tira que capta a enzima de proteína que cada espermatozoide tem. Porém, a qualidade e morfologia não são possíveis de diagnosticar com esses exames caseiros. Para isso é preciso do espermograma convencional.

Mas o espermograma caseiro para a finalidade de quantidade é excelente opção! Podemos concluir que este tipo de teste de fertilidade masculina, determina se o homem tem uma quantia suficiente de gametas ou não, isso já sinaliza um grande início.

Como Fazer o Espermograma Caseiro?

A aparência do teste de fertilidade masculina é semelhante aos dos testes de ovulação. Em grande maioria dos casos, uma caneta como as conhecidas no mercado faz o trabalho com eficácia.

Para fazer o espermograma caseiro é necessário que se colha o material da ejaculação por via de masturbação e a deposite em um recipiente com tampa. Pode-se usar o material com até 5 horas da ejaculação em condições favoráveis, sem contato direto com o ar. Este poderia danificar a qualidade do material a ser analisado.

Antes de depositar o sêmen no ambiente do teste, aconselha-se agitar o frasco por 10 vezes. Após agitar a amostra, retirar o material com um conta gotas e depositar na tira do teste. O prazo pedido para a maioria das marcas existentes no mercado é de até 15 minutos para realizar a leitura do resultado.

Verifique junto às instruções da marca escolhida o prazo indicado. Duas linhas de no teste indicará o resultado positivo, e independente da intensidade da coloração assim como os testes de HCG para indicar a gravidez. Apenas uma linha indica que menos do que 20 milhões por mililitros estão presentes na amostra colhida.

Se o teste for indicado como negativo, não quer dizer que o homem está infértil, mas sim que deve procurar ajuda para investigar o problema que está impedindo a fabricação e restringindo a quantidade de espermatozoides.

Caso o casal queira um resultado mais preciso, é necessário que o homem faça um espermograma para analisar a qualidade destes espermatozoides ainda que o teste seja positivo.

Depois de descartado os problemas de infertilidade masculina, uma dica preciosa para os casais tentantes é o uso do gel lubrificante que auxilia a secura vaginal e ainda melhora a mobilidade dos espermatozoides.

Quais as Marcas e Como e Onde Comprar o Teste de Sêmen?

No Brasil, o mercado ainda oferece poucas opções de marcas nacionais, mas uma delas é a Famivita, que criou o Teste de Fertilidade Masculina: um teste rápido e eficiente que realiza a detecção da quantidade de espermatozoides no esperma.

Agora, com a opção dos testes domiciliares, fica mais fácil para os casais direcionarem as tentativas e terem mais chances de conseguir o positivo. Afinal, ter a consciência das condições de saúde e saber as limitações da fertilidade é essencial para quem está tentando engravidar.

A espera para que uma gravidez ocorra pode ser muito mais desgastante do que se imagina. Por isso, lembre-se: o teste de sêmen não substitui o espermograma, mas auxilia muito no diagnóstico de uma possível infertilidade masculina. Vale a pena testar!

Veja também: Quanto Tempo Demora Para Engravidar Naturalmente?

Foto: i_gallagher