Trombofilia aumenta a coagulação do sangue no corpo e pessoas que tem essa doença tem mais propensão a trombose. Trombose é a formação de coágulos nas veias do corpo e possíveis obstruções. Trombofilia quer dizer que a pessoa tem maior chance de ter algum tipo de trombose seja por motivo hereditário ou mesmo adquirida ao longo da vida por algum motivo. Mas e na gravidez, o que a trombofilia pode afetar? Como diagnosticar então? Na maioria das vezes se descobre a trombofilia em mulheres que tem abortos recorrentes. A trombofilia até que se manifeste em trombose em si não é detectável com tanta facilidade, embora seja comum se manifestar na gravidez, pode acontecer em qualquer parte do corpo. O mais frequente que se aconteça é uma obstrução nas pernas, isso devido ao fluxo de sangue. Muito comum se ouvir falar em trombose nas pernas.
Como Diagnosticar a Trombofilia
Exames de sangue e histórico familiar da paciente deve ser levada em conta pelo médico que suspeita. A partir daí ele pode passar alguns exames para saber se a trombofilia é hereditária ou adquirida, caso seja hereditária as alterações falam por si mesmas, mas se for adquirida a presença acontece as seguintes alterações no exame:
A maior parte dos casos de aborto espontâneo, são causados pelo fator trombofilias por mutação do fator V de Leiden ou seja, o fator V não deixa que a proteína C seja de quantidade ideal no corpo causando problemas. Já o fator da anti trombina é a deficiência produtiva natural do componente proteína C. Porém nem somente esses fatores podem colaborar para que uma mulher possa ter abortos recorrentes e pode fazer com que a gravidez não vá adiante e tem que ser investigado pelo médico especialista assim que se desconfiar do problema trombofilia.
Outro aspecto da trombofilias é o risco na gestação, digamos que não se é constatada antes da gravidez acontecer e só é descoberta na gestação após uma crise de obstrução onde se atinge exatamente uma via importante para o feto, por exemplo o cordão, o qual leva oxigenação e alimentação fornecida pela mãe. O risco de um parto prematuro ou mesmo um aborto com idade gestacional avançada é muito grande. Por isso deve-se fazer o diagnostico antes da gravidez em mulheres que tiveram abortos recorrentes para tratamento o quanto antes.
A pré eclâmpsia é outro ponto a ser levado em consideração no caso de presença de indícios de trombofilias. Se a pressão da gestante está alta, o medico deve pesquisar a presença de alteração no exame, como a proteína C e S que devem estar presentes, caso contrário, deve se entrar com medicação imediatamente. Casos de risco de pré eclâmpsia assim como síndrome de Hellp e descolamento precoce de placenta devem ser acompanhados de perto pelo médico. A taxa de sucesso de uma gravidez bem acompanhada e tratada é muito alto, passa dos 70% para fetos a termo. Tratar a trombofilias é simples para gestantes e não gestantes, o importante é diagnosticar. Medicamentos sempre a base de anticoagulantes e agentes que afinem o sangue como Ácido acetilsalicílico, o AAS infantil para não gestantes o mesmo usado para casos de derrame por exemplo.
O beneficio que ele traz é imenso e a circulação aumenta significativamente. Se usado em gestantes, conforme o parto vai se aproximando, o médico pode suspender o uso do medicamento para afinar o sangue, ele pode causar uma hemorragia na hora do parto, por isso deve ser descontinuado pelo menos 15 dias antes do parto. Demais cuidados na hora do parto serão tomados, o uso de mediação no soro da parturiente é usado para evitar qualquer hemorragia.
A heparina injetável ou implante são usadas com frequência como tratamento em gestantes, ela age como coagulante e não tem risco par ao bebê. O uso de heparina em gestantes com trombofilia é fundamental para evitar problemas com trombose de fato na gravidez, evitar obstrução das veias é fundamental para saúde de mãe e bebê. O importante é o diagnóstico e tratamento, uma mulher com trombofilias pode sim ser mãe, basta identificar e tratar o quanto antes.
Veja também: Do Positivo ao Relato de Parto Melissa – Risco de Pré Eclampsia
Boa tarde,
ResponderSou de santo André e tenho uma caixa de clexane de 40 mg que nvce esse mês, e acabei de saber que abortei…. Como é medicação cara gostaria dia.
Tenho um filho de 10 anos e descobri SAAF agora presença fraca de anticoagulante lupico , estou tomando AAS nas tentativas pq tenho perdas iniciais . Alguém tomando algo antes de engravidar? As injeções?
ResponderUsei só o aas mesmo e foi tranquilo,assim q deu positivo meu hematologista já me deu a receita p conseguir as injeções na justiça.
ResponderPrimeiro mês comprei depois ganhei todas pro estado
Oi gostaria de saber se é feito algum tratamento antes de engravidar para quem tem trombofilia ou so quando engravida ….
ResponderBoa tarde, gostaria de saber: qual laboratório de análises clínicas no Rio de Janeiro é confiável para pesquisa de trombofilia?
ResponderJá passei por 5 gestações e tenho só um filho comigo. Na primeira sofri pré eclampsia, segunda, aborto retido antes das 13 semanas. Ano passado eu aborto retido com 8 semanas. Agora em setembro, aborto retido com 17 semanas. Estava em uso de ultrogestan e somalgin160 mg. Do nada meu filho parou. Estou sem chão.
ResponderQuer fazer parte do nosso grupo de whatsapp, chama no PV 38 998737436
ResponderBom dia!!!
Descobri a pouco tem que tenho Síndrome de anticorpo antifosfolipidio ( SAAF) – Gostaria de saber se tem algum grupo que fala sobre esse assunto. Pois gostaria muito de participar, troca de experiência. Estou com 41 anos e estou atrás do meu tão sonhado positivo. Mas do agora descobri o que realmente tenho.
ResponderDescobri SAF após 2° filho!!! Após 12 anos…Mas antes foram 3 abortos retidos… Tentei uma fertizacao que não deu certo e logo depois consegui engravidar naturalmente…Aos 44 anos…Hj minha filha está com
Responder1 ano.. Assim que engravidei comecei a tomar AASS e clexane… Não desista…Meu zap (61) 992793165
Jaqueline, boa tarde tbm sapei por 2 perdas consecutivas e comecei a investigar a Trombofilia… Desculpa perguntar quais foram os exames que vc fez?? Minha medica solicitou só 2 exames de sangue
ResponderMeninas, eu tive síndrome Hellp e minha filha faleceu. Na gestação tive infarto da placenta. Fiz muitos exames e descobri a MTHFR e Tireoidite de Hashimoto. Eu vou deixar a lista de exames para vocês de exames de trombofilias e de doenças autoimunes que causam também aborto.
Façam todos os exames de trombofilia: MTHFR A1298C C677T, Homocisteína, Polimorfismo do Pai 1, Mutação no Gene da Protrombina, Fator V de Leiden, Anticorpos Cardiolipina IGM e IGG, Anticoagulante Lúpico, Anticorpos Beta-2- Glicoproteína 1 IGG e IGM, Antitrombina III, Proteína C Funcional, Proteína S Livre, Proteína S Total, Proteína S Funcional, Fibrinogênio, FAN, Células LE,
Exames de doenças autoimunes na tireiode e outras doenças autoimunes:
TSH, T3, T4, T3 REVERSO, ANTI-TPO, ANTICORPOS ANTI- RECEPTOR DE TSH(TRAB), ANTI- TIREOGLOBULINA, ANTIMITOCRONDIA M2, ANTI-DNA, ANTI LA/SSB, ANTI-RO/SSA, ANTI-SM, FATOR REUMATÓIDE, COMPLEMENTO C2, COMPLEMENTO C3, COMPLEMENTO C4, COMPLEMENTO CH-50
Exames de vitaminas: Ácido Fólico, vitamina B12, Vitamina B6, 25- hidroxivitamina D, ferro, ferritina(Façam exames de vitaminas porque deficiência colabora para aborto)
ResponderLigue no 156 e abra uma ouvidoria para agendarem consulta com obstetra de uma UBS perto da sua casa. Lá depois de exames e sendo recomendado o(a) médico(a) prescreve a medicação e você retira na farmácia da UBS sem custo.
ResponderDeve tá sendo dificil pra vc , Perdi minha filha com 31 semanas , deu múltiplos infartos placentario e Rciu , tenho de fazer exames de Trombofilia
ResponderOlá… tive 2 abortos por repetição e o médico me passou uma série de exames para fazer… fiz alguns, mas ainda falta outros de trombofilia pq sao carps e nao estava com condições de fazer … estou grávida novamente de 8 semanas
ResponderPassei com outro médico e ele me passou o Remédio Clexane 40mg
Só que esse medicamento é de alto custo e não estou conseguindo pegar pelo posto
Se alguém puder me ajudar eu agradeço de coração
Estou passando ela mesma situação já tive 4 aborto já fiz investigação todos os meu exame deram normais uma médica me receitou clexane de 40 quando fosse diagnosticado a gravidez. Estou com 4 semanas de gestação e já iniciei o tratamento tenho q tomar todos dias mais o medicamento é muito caro e não sei como consegui pelo sus pq não tem lado se alguém poder me ajudar
ResponderOlá boa noite!
Todos os meus marcadores de pesquisa da trombofilia estão dentro da normalidade, exceto o fator há algum risco de trombofilia, pois sofri um aborto em dezembro.
Determinação da Proteína S Funcional
ResponderRepetido e Confirmado.
DATA COLETA/RECEBIMENTO: 01/04/2020 Abaixo do intervalo de referência
RESULTADO
57 %
HORA APROXIMADA: 12:14 BRT Acima do intervalo de referência
INTERVALO DE REFERÊNCIA
73 a 104%
(Material: Plasma) (Método: Coagulométrico)
Andréa, somente seu médico pode fazer a análise correta do exame.
ResponderSim. Faça um exame de sangue de genética chamado MUTAÇÃO GENE METILENOTETRAHIFROFOLADO REDUTASE.
ResponderA mutação em um gene (C677T) que codifica a enzima MTHFR promove uma alteração na estrutura de tal enzima, deixando-a termolábil, inativa. … Cerca de 32% dos indivíduos que apresentam heterozigotos para C677T também são heterozigotos para A1298C. Homozigotos são encontrados em 5 a 15% da população, em diferentes etnias.
Meninas sinto muito pela percas de todas vocês e fico feliz pelas que conseguiram realizar seus sonhos.estou no mesmo barco na investigação da trombofilia tenho uma filha de 12 anos e já tive 2 perdas fiz alguns exames todos normais inclusive alguns de trombofilia deram tudo normal só falta 3 exames de trombofilia que são caros e Meu plano de saúde não cobre eles custam 1.100 reais enquanto isso morro de medo de engravidar novamente e perder mais uma vez não sei se o SUS faz esse exames.
Responder