A vitamina B12 também conhecida como cobalamina, é encontrada nos alimentos de origem animal. É uma vitamina essencial para o melhor desempenho do sistema nervoso e sanguíneo e na ausência dela pode trazer muitos danos à saúde.

O que é a Vitamina B12?

A vitamina B12 que também é conhecida cientificamente por cobalamina e cianocobalamina faz parte da lista de vitaminas do complexo B. São fontes dessa vitamina alimentos de origem animal, sendo fortes aliados na melhora do metabolismo dos aminoácidos e dos ácidos nucleicos do organismo e fundamental para a formação sanguínea. Tem efeitos indispensáveis para o melhor funcionamento do sistema nervoso. O principal componente da vitamina B12 é o cobalto, que é um mineral essencial para o melhor funcionamento do corpo em geral, e não é encontrado em outra vitamina além da B12. Por isso sua grande importância, principalmente por auxiliar na produção dos glóbulos vermelhos.

Deficiência da Vitamina B12

A ausência da vitamina B12 no organismo humano pode trazer sérios prejuízos à saúde, alguns até irreversíveis, como:

  • Anemia perniciosa
  • Alterações neurológicas, alguns casos irreversíveis.
  • Convulsões
  • Danos na Parede Gástrica

Além dos sintomas informados acima, podem ocorrer perda auditiva, fraqueza, perda de memória, depressão, infertilidade masculina e transtornos menstruais. Como se trata de uma vitamina que somente é obtida através do consumo dos alimentos indicados e grande parte de origem animal, é indicado que aqueles que não consumam esse tipo de alimentos como os vegetarianos utilizem suplementação para suprir a ausência dessa vitamina no organismo, como de forma injetável ou através de cápsulas.

A deficiência em vitamina B12 traz sintomas não tão específicos e que podem ser facilmente confundidos com outros problemas de saúde e dificultando ate o diagnostico médico através dos sintomas, sendo obrigado a realizar exames mais detalhados para averiguação e confirmação. Sendo indicadas e recomendadas pelos médicos, que seja ingerido porções de alimentos com a quantidade de referencia de 2,4 mcg para um adulto saudável. Que facilmente conseguirá atingir esse número consumindo um bife de fígado de boi ou um pedaço de salmão, com peso estimado de 100 gramas.

Alimentos que Possuem

Como já citamos acima, os alimentos que possuem vitamina B12 basicamente são de origem animal. E quando não ingerido através desses alimentos até mesmo por hábitos alimentares, podemos encontrá-la nos alimentos industrializados que são enriquecidos com ela. Os principais alimentos que adquirimos essa vitamina são carnes como bife de fígado, fígado de frango e coração, peixes e frutos do mar como mariscos, salmão, ostras e caranguejo e os derivados animais como leite e o queijo.

Podendo ser ingeridos pelos vegetarianos através de cereais matinais, achocolatados em pó, creme de amendoim e produtos em geral a base de proteína de soja ou nos poucos alimentos de origem vegetal que encontramos a vitamina B12, como no levedo de cerveja e nas algas marinhas. Algumas frutas como  a uva e a romã também podem nos proporcionar a ingestão desse beneficio. Sendo recomendado o consumo regular desse tipo de alimento, para que seja prevenido o desenvolvimento de anemia e fraqueza.

Benefícios e Efeitos Colaterais

Um dos principais benefícios da vitamina B12 é na melhora da produção de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pelo transporte do oxigênio ao sangue sendo essenciais para uma vida saudável. Outro fator de extrema importância é que essa vitamina garante o equilíbrio do sistema nervoso, mantendo e equilibrando os níveis da cobalamina que prevenirão o desenvolvimento de transtornos emocionais e depressão. Além da vitamina B12 colaborar na produção de ácidos nucleicos, que são responsáveis por manter as células do corpo em melhor estado, ela auxilia na regeneração dos músculos do corpo mantendo reservas de energia que são imprescindíveis para controlar o nível de massa muscular, sendo muito utilizado e recomendado para os praticantes de exercícios físicos, principalmente musculação e atletas.

A cobalamina é uma grande responsável pelo melhor desenvolvimento e crescimento das crianças, favorecendo o aumento do apetite e atuando na melhora da memória. Tem grande responsabilidade também por evitar problemas auditivos e age de forma que o sistema imunológico funcione de maneira adequada, aumentando as defesas do corpo e dessa forma contraindo menos doenças infecciosas. A vitamina B12 é encontrada com maiores quantidades no fígado, embora sejam armazenados também nos demais órgãos como cérebro, rins, pâncreas, medula óssea e no caso dos homens nos testículos. Mesmo sendo alojadas quantidades de forma considerável, o armazenamento no corpo dura em media 3 a 5 anos, por isso é indicado que o consumo seja regular para se manter os níveis no nosso organismo.

Mesmo se tratando de uma vitamina tão poderosa pra saúde, o excesso na sua ingestão pode apresentar efeitos colaterais. As chances são mínimas de apresentar esses sintomas, mas podem ocorrer como alterações no baço e aumento e alterações de linfócitos. Normalmente esses sintomas se apresentam quando ingerido suplementos de vitamina B12 sem a supervisão de um médico.

Vitamina B12 na Gravidez

Durante a gestação e ate mesmo para as mulheres que estão tentando engravidar, é recomendada a melhora na alimentação e ingestão de vitaminas que auxiliarão nesse processo, seja através dos alimentos ou na inclusão de suplementos poli vitamínicos. A utilização da vitamina B12 é indicada juntamente do ácido fólico para um melhor desenvolvimento do feto, principalmente no primeiro trimestre da gestação, onde ocorre toda a formação do corpo do feto antes de começar a crescer e ganhar peso.

O consumo da vitamina B12 é contra indicado em alguns casos de gravidez de risco, onde o obstetra observará os níveis sanguíneos e a quantidade de B12 existente no organismo, podendo ser proibido à ingestão ate a fase de amamentação.

Foto: John Liu