Sua 10a semana começa

10 Semanas de Gestação

Sua 10a semana começa

9
11
10/40
Semanas

Faltam 31 semanas

Seu bebê tem o tamanho de um morango.

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

O desenvolvimento está bem acelerado e ele já ensaia as primeiras brincadeiras, chutando e esticando pernas e braços. Será possível a mãe sentir seus movimentos nesta fase?
Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento o embrião é promovido a feto. Sua genitália está em processo de finalização.
  • Agenda se quiser descobrir o sexo do bebê antes do tempo, o exame de sexagem fetal já pode ser feito.


DIA 1 • DA SEMANA 10

#

Grávida não menstrua e a presença de qualquer sangramento deve ser investigado. Entre as principais causas de sangramento na gestação está a baixa hormonal, que pode ser revertida em 80% dos casos e se não tratada com urgência gera risco de abortamento… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 10

#

O saco gestacional é o local onde o bebê cresce e fica protegido até o dia do parto. Portanto, qualquer sinal de descolamento oferece riscos e grande preocupação. Existe tratamento à base hormonal e é necessário repouso absoluto… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 10

Importância dos Exames de Pré-Natal

#

Os exames de pré-natal são de extrema importância na gravidez, já que é através deles que é possível detectar problemas a serem tratados e muitas intercorrências ao longo da gestação, visando sempre preservar a saúde da mãe e do bebê… Continuar Lendo

DIA 4 • DA SEMANA 10

IMPORTANTE: mesmo ainda no comecinho da gestação, cuidados com a alimentação e exercícios físicos são fundamentais para uma gestação saudável, tranquila e com peso sob controle. Isso porque, já no primeiro trimestre muitas mulheres ganham peso em excesso e acabam trazendo grandes riscos à gestação como, por exemplo, a pré-eclampsia e a diabete gestacional.

DIA 5 • DA SEMANA 10

#

Durante a gravidez, devido às diversas alterações hormonais, o sistema imunológico da mulher fica muito sensível. Com isso, ela se torna mais suscetível a sofrer infecções e contrair doenças, principalmente as virais como a virose… Continuar Lendo

DIA 6 • DA SEMANA 10

A ansiedade de descobrir o sexo do bebê antes de ser possível confirmar pelo ultrassom é o mal de praticamente todas as gestantes. Mas existem outras técnicas que podem ser utilizadas antes mesmo da 16º semana.

DIA 7 • DA SEMANA 10

#

O uso do cigarro não é recomendado em nenhuma fase da vida, mas na gestação apresenta riscos ainda maiores. Mulheres fumantes correm mais riscos de aborto espontâneo, de hemorragias na hora do parto e até mesmo de partos prematuros… Continuar Lendo

caixa de informações chave:

  1. Com 10 semanas de gestação o bebê já está a mil dentro do útero, porém as mamães ainda não conseguem sentir os movimentos devido ao seu tamanho, que chega em média a 3,1 cm!
  2. Ele cresce a olhos vivos e para orgulho da mamãe dedica a maior parte do seu tempo a peraltices como esticar mãos e pernas e engolir líquido amniótico.
  3. Sua genitália está em processo de finalização e será possível em breve já distinguir através do exame de ultrassonografia.
  4. Na mamãe, a barriga começa a arredondar e a cintura a ficar mais larga, o que será cada vez mais notável.
  5. Um novo desconforto pode surgir nesta etapa que é o acúmulo de saliva na boca. Por isso, a sensação de boca cheia de saliva constantemente pode vir a acontecer.

Seu bebê nesta semana





#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 10 Semanas de Gestação

Com 10 semanas de gestação o bebê já está a mil dentro do útero, porém as mamães ainda não conseguem sentir os movimentos devido ao seu tamanho, que chega a 3,1 cm! É ainda muito pequeno, mas não é mais considerado um embrião e a parte mais perigosa da formação e da gravidez também já está no final. Agora a sua cabeça começa a ficar proporcional ao corpo, diferente da semana anterior1.

desenvolvimento fetal 10 semanas

Desenvolvimento do Bebê

Com 10 semanas de gestação, ele cresce a olhos vivos e para orgulho da mamãe dedica a maior parte do seu tempo a peraltices como esticar mãos e pernas e engolir líquido amniótico. A sua coluna já está desenhada e no ultrassom dá para ver os contornos, assim como da medula espinhal, que está em formação. Seus rins já funcionam a pleno vapor e todo líquido amniótico que o bebê engole é filtrado por eles, em uma espécie de treinamento para quando vier ao mundo2.

Nesta etapa de desenvolvimento das 10 semanas, os principais órgãos já estão formados e é também quando as unhas e os minúsculos fios de cabelo começam a surgir. Sua genitália está em processo de finalização e será possível em breve distinguir através do exame de ultrassonografia. Nesta semana, seu futuro bebezinho tem o tamanho de uma pequena azeitona.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

O excesso de sono e as náuseas tão chatas fazem parte desta etapa, mas têm seus dias contados. Por isso, fique tranquila e aproveite para descansar o máximo possível nessas 10 semanas de gravidez. Sua barriga começa a arredondar e a cintura a ficar mais larga, o que será cada vez mais notável.

10 semanas de gestação

Desconfortos da Mamãe

Com 10 semanas de gravidez, um novo desconforto pode surgir que é o acúmulo de saliva na boca3. Portanto, a sensação de boca cheia de saliva constantemente pode vir a acontecer, devido à grande acidez ou mesmo pelos vômitos frequentes neste período. Mas o sintoma será passageiro e desaparecerá assim como veio, de uma hora para outra. As dores nas costas são comuns também neste período e fazem parte do processo de estiramento dos ligamentos do útero, assim como devido às transformações do corpo para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento do bebezinho nessas 9 semanas de gestação.

Fatores Externos…

Cada dia que passa, a gravidez está mais evidente e a sensação de estar gerando um ser dentro do você é única, mágica e inexplicável. A curiosidade de saber o sexo é quase sempre desesperadora e você pode passar horas e horas sentada imaginando a carinha dele ou dela usando as roupinhas que você viu na vitrine e se apaixonou ou até mesmo já planejando o futuro. Agora é hora de sonhar, de curtir e de aproveitar cada segundinho, pois a gestação passa muito depressa.

Foto: Reprodução

9
11
10/40
Semanas

Faltam 31 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 117. 434
Revisora médica graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, especialista em ginecologia e obstetrícia e mestre em ciência d