Um sintoma muito relacionado com a gestação é o tamanho da barriga. Mas você sabia que nem sempre barriga inchada pode ser gravidez? Para que esse fator seja um sintoma de gravidez, é necessário que a mulher tenha certeza de que está grávida, pois a barriga inchada e dura pode acontecer por diversos outros motivos.
Assim como o muco branco pastoso (com aspecto de creme hidratante), a barriga inchada pode acontecer pela presença de progesterona1. Esta sobe consideravelmente assim que a ovulação acontece. Consequentemente, a mulher pode passar a ter diversos sintomas relacionados a esta subida. Muitos deles, se não todos, são muito semelhantes aos sintomas de gravidez. Se for tentante e quiser fazer o acompanhamento detalhado do seu ciclo menstrual e confirmar quando ocorre a ovulação, faça o uso de APP de celulares que fazem o acompanhamento através das suas informações. Um exemplo é o APP Paula. Há também o teste de ovulação, que indicará quando a ovulação está próxima, acontecendo ou já passou.
Inchaço Devido Aumento da Progesterona
Não é incomum ver relatos de mulheres que juram que estão grávidas apenas pelos sintomas , mesmo antes do atraso menstrual. Vários desses sintomas acontecem devido ao aumento da progesterona, inclusive o inchaço que a barriga passa a ter em determinado período do ciclo.
IMPORTANTE: Barriga inchada pode ser sintoma de diversos outros fatores como: TPM, inchaço devido a acumulo de gases ou até mesmo excesso na alimentação.
Como a progesterona é um hormônio que faz o corpo da mulher relaxar, tudo acaba ficando mais lento2. O trato gastro-intestinal fica vagaroso, há um acúmulo de gases, constipação e retenção hídrica: tudo isso contribui para que a barriga inche. Porém, tudo isso não é garantia de uma gravidez. Tudo isso pode querer dizer que ali naquele organismo tem uma quantia maior de hormônios circulando. Por isso, barriga inchada pode ser gravidez ou não, mas a mulher deve esperar até o atraso menstrual para realizar um exame que tire essa dúvida. Se já está atrasada, faça um teste de gravidez para confirmar. O indicado é um teste de gravidez com boa sensibilidade, os de 10mUI. Com eles é possível confirmar a presença da gravidez até 3 dias antes do atraso menstrual.
Quando o Inchaço na Barriga é um Sintoma de Gravidez?
A maioria das gestantes em estágio inicial pode apresentar mudanças na parte inferior do abdômen, 3 dedos abaixo do umbigo. A pochete, como se diz por aí, pode se tornar mais saliente. As roupas podem ficar apertadas nesta região e a mulher pode sentir desconfortos em movimentos como sentar, levantar e até mesmo ter cólicas acentuadas.
O problema é que a barriga inchada também pode ser sintoma de TPM. Quando o organismo da mulher se prepara para menstruar, ela pode reter líquido e a barriga ficar mais protuberante. Por isso dizemos que barriga inchada pode ser gravidez quando o atraso é superior à uma semana. Antes disso, pode apenas ser sintomas de pós-ovulação, efeito da progesterona, estrogênio e também dos hormônios em geral.
Gases Intestinais e Prisão de Ventre
Mulheres grávidas ou não também podem ter a barriga inchada devido a presença de gases em excesso. Prisão de ventre também é um dos causadores do inchaço e são queixas constantes nos consultórios médicos. O inchaço pode aparecer mais frequentemente no período da noite, e repentinamente a mulher aparece com uma barriga maior do que tinha de manhã.
Retenção de Líquidos
É muito comum o inchaço por retenção de líquidos,e devemos lembrar que o feto ainda está em tamanho muito pequeno para dar o ar da graça. Barriga de gravidez mesmo, em muitas vezes aparecerá apenas após a 12ª semana de gestação. De manhã o inchaço pode sumir mesmo em gestantes com gravidez comprovada pelo exame de beta HCG e também ultrassom.
Inchaço Junto da Menstruação
Quando o inchaço é acompanhado de menstruação forte mesmo antes do teste, pode ser apenas sinal de que a mulher ovulou e teve um acúmulo grande de sangue endometrial. Deve-se tomar muito cuidado antes de ter a ideia de que barriga inchada pode ser gravidez. O inchaço pode sim acontecer na gravidez, mas antes disso há outros fatores a serem descartados. Na dúvida faça um teste de gravidez após o atraso menstrual.
Dúvidas das Leitoras:
Como diferenciar barriga inchada de uma gravidez?
A barriga inchada pode ser sintoma de diversos fatores como a TPM, gases e até mesmo a prisão de ventre, e dificilmente será notada uma gravidez somente pelas condições e aparência abdominal. Só é possível notar a gravidez pelo tamanho da barriga a partir de alguns meses. A barriga de gravidez começa a crescer desde a parte baixa do abdômen e acompanha por toda a região abdominal.
E se a barriga fica dura e inchada?
Problemas com gases costumam deixar a barriga com sensação bem dura e o abdômen estendido, bem inchado. Normalmente, efetuando um tratamento com medicamentos apropriados3 essa sensação desaparece rapidamente. Em caso de dores intensas procure um pronto atendimento.
Dica Importante: Como mencionamos acima, os testes de boa sensibilidade, de 10mU,I são fundamentais para quem está suspeitando estara grávida. Por isso, indicamos os testes da Famivita. Você pode encontrar embalagens de 2 ou 5 tiras aqui.
Veja também: Primeiros Dias de Gravidez – Quais São os Sintomas no Início?