E qual mãe nunca ficou ansiosa por um ultrassom? Esse momento é o ideal para ver um pouco do que se passa dentro do ventre e se está tudo bem com o crescimento do bebê. Mas este exame tem fundamentos específicos, ainda mais se tratando do ultrassom doppler.
O que é Ultrassom?
O ultrassom é um exame feito à base de ondas sonoras. Elas são emitidas em uma frequência exata que ao se deparar com coisas sólidas dentro do corpo, são convertidas em imagens.
Em princípio o ultrassom era apenas 2D, passou a ser 3D e agora 4D. Mas o importante de tudo nesta história, é a evolução do ultrassom doppler. O ultrassom doppler fetal verifica o fluxo sanguíneo da placenta para o bebê e também do corpo do feto.
O que é Verificado no Exame
Com uma espécie de coloração virtual no ultrassom doppler, o médico consegue medir o fluxo de sangue, oxigênio e também de batidas cardíacas do bebê. Com esse ultrassom doppler fetal dá para verificar possíveis problemas de circulação sanguínea, oxigenação e também alguns outros como por exemplo:
- Restrição de crescimento por baixo fluxo sanguíneo
- Quantia ideal de liquido amniótico
- Atividade e condição cardíaca do bebê
- Boa formação dos órgãos internos da criança
- Possíveis problemas com a placenta e suas artérias (verifica risco de pré eclampsia, diabetes gestacional pelo crescimento exagerado do feto e algumas infecções).
Foco do Ultrassom Doppler
O ponto principal do ultrassom doppler é o crescimento do feto. A maioria dos bebês PIG (pequeno para idade gestacional) tem um diagnóstico desfavorável, pois, a placenta não estaria nutrindo o bebê de acordo com o tempo de gestação.
A maioria das vezes esse bebê pequeno pode ter uma ajuda quando detectado precocemente a ausência ou restrição do ganho de peso, pelo ultrassom doppler.
Quando Pode ser Feito?
O primeiro ultrassom doppler pode ser feita ainda no primeiro trimestre de gravidez. Essa verifica se o fluxo da placenta está como deveria. Essa medição é feita através do fluxo do cordão umbilical e também verifica a atividade cardíaca do feto. As veias da cabeça também são verificadas com a ultrassonografia com Doppler. Nessa hora o médico verifica a atividade de oxigenação do bebê.
Quanto Custa Uma Ultrassonografia Com Doppler?
Normalmente o ultrassom doppler custa um pouco mais do que uma ultrassom 2D, mas é menos cara do que uma ultrassom 4D por exemplo. Encontrei variação de preços em diversos locais, mas podemos dizer que ela varia de R$150 a R$ 450 dependendo do lugar onde você resida e do laboratório ultrassonográfico que escolha.
O ultrassom doppler também é coberto pelos planos de saúde e podem ser feitos pelo SUS caso o médico que acompanhe a gestação suspeite de algum problema. Porém a fila para esse tipo de exame é um pouco extensa.
A ultrassom com Doppler salva vidas! Ela verifica qualquer problema que possa haver com aquela gestação. Além de verificar o fluxo, ela também indicará uma possível prematuridade. Se você tem pressão alta ou suspeita de pré-eclâmpsia esse é o exame obrigatório para verificar se está tudo bem com ar artérias uterinas e também com o crescimento do bebê.
Não deixe de fazer de forma alguma o ultrassom doppler, peça ao seu médico. Caso não tenha convênio médico, vale à pena fazer uma forcinha e realizar o exame em clínicas particulares. Aproveite dos recursos que a medicina fetal moderna dispõe!
Uma dica para as gestantes que estão sofrendo muito com os enjoos e náuseas da fase gestacional e sentem muita dificuldade em engolir a vitamina pré-natal, existe uma ótima opção, a vitamina FamiGesta. Ela é composta por todas as vitaminas importantes para essa fase com o diferencial do tamanho da cápsula, que fica muito mais fácil de engolir. Você pode compra-la aqui em nossa loja virtual.
Veja também: Ultrassom de 5 Semanas – Não Vi o Bebê, e Agora?
Foto: NomadicEntrepreneur
O que significa, valores normais de referência no útero,30 a 90 cm3 o/multipara e até 120cm3 para multipara ovário 2.5a 9cm3 para mecname , bebê está no tamanho normal?
ResponderOlá Michelle, recomendo que leve o exame ao medico solicitante para avaliar e te orientar com segurança
ResponderEu passei no médico, aí falei que acho que tive um aborto, ele falou que era aborto, quanto meses eu tava, e que tava tudo normal, falei se precisava fazer curetagem ele falou que não, tá tudo normal , tô boa
ResponderOla, bom saber que esta bem , obrigada pelo retorno!
ResponderO que significa ultrassom transvaginal, útero em Av medindo 74X46x34 maiores eixos, longitudinal lateral lateral anterior posterior respectivamente, cavidade uterinas sem alterações medindo 2mm , ovário direto 21X17X20 mm maior eixos ovário esquerdo 24x15x18 maior eixos mm, ovários economicamente normais
ResponderOlá Michelle pelo que relatou esta dentro das medidas esperadas, recomendo que leve seu resultado ao medico solicitante para ser avaliado com segurança
ResponderEntendido pôde deixar que eu vou no médico daqui
ResponderFiz ultrassom transvaginal e fala anexos livres, não foram visualizados presença de coleções líquidos em fundo de saco estou gestante?
ResponderOlá segundo pesquisa: significa que não existe nenhum tipo de secreção ou liquido na sua região pélvica. Isso é uma característica positiva, indica que não existe nenhuma alteração na área. Mas para melhor avaliação é necessário ver o exame completo e relacionar com o motivo do exame, procure ver com o medico solicitante .
ResponderEntendo, que dizer que não tem embrião, meu beta hcg está em 0,350 a 4,940 mui/ml quanto meses ou semana?
ResponderOlá, como tinha respondido anteriormente esse resultado a calculado identifica como negativo beta hcg está em 0,350 a 4,940 mui/ml , teria que ter o valor exato que foi encontrado, sugiro que veja com o laboratório .
ResponderEntão eu verifiquei o cálculo quantitativo está em 4.590000000000001 mui/ml (1311% )26757368mui/ml(7644962157%) normal é positivo?
Olá Michelle esse valor 4.590000000000001 mui/ml (1311% )26757368mui/ml(7644962157%), não tem como saber porque a calculadora não identifica.
Eu fiz esse cálculo quantitativo, ele não pede muito número e acento não, foi com esse pessoal do trocando fralda tem O gráfico depois ,tem o nível,0 primeiro deu negativo,o segundo Deu, 8 semana positivo
Você pode me responder minha pergunta do dia 16/07/2022?
ResponderOlá Michelle, pelo que relatou de seu exame esta dentro das medidas esperadas, recomendo que leve ao medico solicitante para ser avaliado com segurança.
ResponderEstou com 13 semanas, meu médico pediu uma ultrassom obstétrica com translucência nucal e uma ultrassom obstetrica com doppler mas não estou conseguindo agendar as duas juntas. Será que tem problema fazer o doppler estando na semana 14/15 ?
ResponderOlá, estou com 20 semanas de gestação, minhas consultas são mensais alternados com o ginecologista obstetra e a enfermeira. Esse mês a enfermeira me disse que daria o pedido para fazer a ultrassom morfológico do 2 trimestre, mas ela passou a ultrassonografia com doppler colorida e pulsante, será que ela errou?
ResponderME AJUDEM!! Fiz o transvaginal ontem, e deu que tenho utero bicorno (tirei todas minhas duvidas sobre) … Porem tambem deu que um lado do endometrio esta mais grosso que o outro… Isso indica inicio de uma possivel gestação? Ela disse que é um dos sintomas de gravidez no utero… Porem minha menstruação veio dia 12/07 … Alguem me ajuda…
ResponderOque é ausência de diástole zero
Responderestou com doppler aumentado no primeiro trimestre de gravidez, foi diaguinosticado resistência vascular aumentada em leito materno plecentario. e agora o que pode acontecer com com minha gravidez?
Respondero resultado da ultra-sonografia, obstetrica com doppler da minha, deu entre outros a “ausência de sinais de redistribuição de fluxo (centralização) fetal. Isso é grave?
ResponderEssa transvaginal com com doppler dá pra ver o sexo?
ResponderThaiane, dependendo do tempo gestacional dá sim.
ResponderA médica me pediu uma transvaginal com color doopler na 12ª semana de gestação fiquei preocupada, pois na gestação do meu primeiro filho não a fiz, é normal este pedido?
ResponderRoberta, sim,é normal, fique tranquila.
ResponderCom quantas semanas faz a ultrassom com doppler?
ResponderOlá,
ResponderEste exame costuma ser feito no terceiro trimestre da gestação, entre 32 a 36 semanas, sendo especialmente necessário caso o médico suspeite de alguma alteração provocada por situações como crescimento abaixo do esperado, diabetes materno, alteração da quantidade do líquido amniótico, gestação de gêmeos, etc.
Fiz uma ecografia transvaginal doppler a pedido do meu médico,quando fiz emitiu som como se fosse uma coração de bebê, é normal isso? Minha menstruação está atrasada faz 5 dias o que prata mim é normal pois sou desregulada. Perguntei ao médico que fez o que era e ele não me respondeu só disse que o resultado ficava pronto em 5 dias, fiquei assustada, será que é gravidez?
ResponderBoa noite!
Eu tive minha última relação sexual em 30 de março de 2020. Bom, resumindo. Eu fiz uma ultrassonografia abdominal dia 01 de julho e não constatou gravidez. Fiz uma transvaginal em 21 de julho que também não constatou gravidez. Ou seja esta última eu fiz quase 4 meses após a relação sexual. Já daria pra ver se eu tivesse grávida nestas ultrassons, pelo tempo? E ainda constatava as semanas? Obrigada. Lembrando que fiz 2 bhcg todos negativos.
ResponderJá daria para ver sim, quando constatei minha gestação estava de 6 semanas e já dava pra ver um “feijãozinho”.
ResponderQuais o risco do.meu bebê nascer com problemas por q eu tenho trambofelia
ResponderOlá, se estivesse grávida já iria aparecer.
ResponderQuão exato é um ultra ?
ResponderDia 13/03 eu estava de acordo com o ultra de 13 s e 5 dias
Já com a menstruação eu estava de 13+2
Isso quer dizer que data de menstruação que informei ao médico estava correta ?
12 semanas e 5 dias aliás
ResponderQual exame é feita para descobrir trambofilia. Na ultrassom Doppler da para descobrir meu bebê esta com.RCIU mais não sabemos a causa.
ResponderEntra no grupo do Facebook vencendo a pré eclampsia e outro grupo de trombofilia e gestação. É muito bom. São muitos os exames que você pode fazer para descobrir trombofilia. Um abraço.
ResponderEstou de 11 semanas de gestação e meu médico marcou para mim ultrassom doppler colorido. E também meu exame de covid 19 é positivo, mas nao tenho nenhum
Respondersintoma. Devo me preocupar
Talita, aguarde orientações médicas.
ResponderConcordo com você, só as mulheres que tem dificuldades para engravidar ou que tem filhos com problemas que sabem o que realmente importa é a saúde do bebê e da mãe. E poder gerar um filho.
ResponderSexo do bebê e o de menos. Sendo menina ou menino vai continuar sendo seu filho.
Então futuras mamães curtem sua gravidez.
Não é descaso flor ,acontece que esse exame antes de 18 semanas não dá pra ver se o bebê tem alguma má formação no coração por exemplo pq os órgãos ainda não estão bem estruturados
ResponderAna, pelo contrário, esse exame deve ser feito entre 12/16 semanas justamente para verificar se existe algum problema com o bebê.
ResponderMarquei o ultrassom com doppler com 16 semanas a médica da clínica botou a maior burocracia q não entendia pq eu queria esse exame com 16 semanas quase não realiza o exame. Achei um descaso.
ResponderFaz exame de sangue , assim que descobri o sexo da minha bebê
Respondereu fiz essa ultrassom e procurei o resultado na internet para ver se batia com o meu não está batendo isso me deixa muito preocupado
ResponderBoa noite min tire uma dúvida eu fiz a ultrassom obstétria eu estava com 3 meses a médica falou que não dava pra ver o sexo mais tudo indica que eu estava esperando um menino agora com 4 meses eu fiz ultrassom dopler a médica falou que é uma menina eu agora estou na dúvida preciso comprar as coisas mais estou preocupada não sei se vou confiar preciso muito saber o sexo já tenho uma filha e ela nasceu prematura e eu já estou entrando pros 6 meses fiz outra ultrassom mais tá sentado não deu pra ver o sexo nessa agora que eu fiz
ResponderEm caso de dúvidas sobre o sexo do seu bebê faça o exame de sexagem fetal, a precisão é maior.
ResponderMuitos comentários de mães que estão preocupadas com sexo do bebê e cor das roupinhas e tal…mães, o que realmente tem que importar é a saúde do bebê e a de vocês. Deixem o drama relacionado ao sexo de lado! Tantas mães e pais que dariam tudo pra ter um bebê, menino ou menina, isso pouco importa! Prezem em primeiro lugar pela saúde de seus filhos!
ResponderCreio que a preocupação da sexagem do bebê é preocupante tbm as gestantes isso pode desencadear uma depressão ainda na gestação. Não devemos ficar comparando quem pode e quem não pode, é um outro lado da maternidade na qual tem um sofrimento caso não seja o esperado pela mamãe ou a preocu de roupas pode esconder um sintomas de ansiedade da gestação, creio que nessas tentativa de verificar o sexo tem devido o caso que nas ultrasson está tudo certo com o bebê. E a única preocupação que fica é do sexo para montar o tão sonhado enxoval. A gestação é um período de fases e muitos hormônios a flor da pele. Para quem tá de fora um sexo do bebê é o de menos mas para a gestante não. Tudo é motivo de preocupação. Entenda o lado da mãe. E ponto sem comparação e desprezo com a preocupação atual dela
ResponderMiriam aconteceu comigo isso agora to com 6 meses aguardando pra fazer a ultrassom com dopler pra ter certeza😔nao sei o que fazer
ResponderTenho 2 MENINAS ja. quando a medica me garantiu que era um menino na ultrassom fiquei feliz
Mas agora na morfológica disse que e menina ja tinha comprado muita coisa de menino to desorientada nao consigo sentir que e uma menina.
Eu gostaria de saber se com esse exame doppler eles falam o sexo do bebê?pois estou com 21 semana e meia..
ResponderBom dia Fernanda, sim informa sim o sexo !
ResponderNão consegui fazer a morfologica
ResponderÉ agora?
Nem da tempo mais passei das semanas
Vou ter que fazer a normal agora msm
Lariane, faça a normal.
ResponderPorque a cada dia q se passa na gestação podemos está ótimo, mas podemos aparecer problemas na minha segunda gestação agora minha médica já passou 5 utrasson 2 com teste de Doppler e todos dão normal ate a curva glicemia eu fiz ja pelo sus ele n pede muito exame só quando a suspeitas!!
ResponderBoa tarde ! Fiz a morfologica com 5 meses e a medica falou que deu tudo certinho com minha bebê graças a Deus 🙏 !. E agora estou com 31 semanas ela me passou essa ultrasson duppler ‘ , pra que ela passou essa ultrassom pra mim fazer se minha bebe ta bem ?
ResponderA ultra serve para verificar a placenta, se ela esta passando de forma correta os nutrientes para seu bebê! É normal, exame de rotina mesmo.
ResponderMeu médico passou ultrassonografia obstétrica com dropper mais estou com 27 semana eu posso fazer mesmo assim?
ResponderEstou com 20 semanas de gestação e meu médico disse que estou com pré eclampsia pelo meu exame de urina porém minha pressão fica um pouco elevada mais Mais nunca passou de 14 por 8 esse exame tem como identificar se estou mesmo com pré eclampsia? Qual o mais indicado utrassom morfológico ou utrassom dolpper?
Responder