Sua 6a semana começa

6 Semanas de Gestação

Sua 6a semana começa

6/40
Semanas

Faltam 35 semanas

Seu bebê tem tamanho de um pistache.
Seu bebê nesta semana


#
Clique no botão roxo para ver mais detalhes
Nesta Semana
#
Sua aparência começa a tomar uma forma mais humana. Os olhos começam a surgir, assim como a cabeça, mãos e pés. Já consigo ouvir o coração dele nesta semana?
Continuar Lendo
Seu resumo
  • Desenvolvimento O embrião já possui olhos e brotos de onde surgirão as orelhas.
  • Agenda É hora de começar o seu pré-natal.

DIA 1 • DA SEMANA 6
#
Durante a gravidez, todo o corpo sofre grandes transformações. Essas mudanças incluem a vagina. O órgão sexual reage completamente ao estímulo hormonal nesta fase e pode apresentar mudanças na coloração, textura, secreção e até mesmo apresentar inchaços… Continuar Lendo
DIA 2 • DA SEMANA 6
#
Algumas mulheres se assustam com tremores na barriga e logo imaginam que é um sinal de gravidez ou do bebê mexendo. Mas isso só aconteceria com um tempo mais avançado de gestação, já que só é possível sentir o bebê mexer por volta das 15 semanas… Continuar Lendo
DIA 3 • DA SEMANA 6
#
O saco gestacional é a primeira estrutura a ser visualizada no ultrassom. Ele é o início do que se tornará a bolsa amniótica, e dentro dele que se formará o bebê. Através da visualização de suas características é possível ver se a gravidez está evoluindo… Continuar Lendo
DIA 4 • DA SEMANA 6
#
O primeiro passo a ser dado por uma tentante é tomar ácido fólico, incluindo durante a gravidez. É uma vitamina importante, principalmente nas 12 primeiras semanas. O ácido fólico ajuda a prevenir más formações no bebê e reduz as chances de aborto espontâneo… Continuar Lendo
DIA 5 • DA SEMANA 6

IMPORTANTE: Com 6 semanas de gestação, mesmo que ainda tão pouco, já é possível verificar mudanças na mulher. Isso é evidente principalmente na parte comportamental. Os níveis de hormônios estão altíssimos, o que pode causar variações de humor constantes e uma sensibilidade maior do que o normal.

DIA 6 • DA SEMANA 6
Como Dar a Notícia de Gravidez
#
Depois de tanto aguardar, finalmente o positivo chegou! Como dar essa grande notícia para o marido e familiares? Fazer uma surpresa para revelar a notícia faz com que o momento fique ainda mais especial para todos, use a criatividade para emocionar e marcar esse momento… Continuar Lendo
DIA 7 • DA SEMANA 6
As náuseas e enjoos do início da gestação em muitos casos podem ser responsáveis por uma grande perda de peso. Esses sintomas ocorrem por causas hormonais e pela elevação da progesterona no organismo.
caixa de informações chave:
  1. Na 6ª semana, o embrião já tem olhos evidentes e aparência mais familiar com um ser humano. A cabeça já toma forma e os membros como pés e mãos já começam a despontar.
  2. O seu pequeno coração pode ser visualizado e eventualmente ouvido através de um ultrassom com doppler.
  3. Os genitais começam a ser formados nessa etapa e, claro, os órgãos internos também.
  4. Seus grandes olhos são desproporcionais ao tamanho da cabeça. Ainda não tem pálpebras e as narinas começam a aparecer.
  5. Na 6ª semana os níveis hormonais podem estar altos o suficiente para darem um positivo bastante satisfatório em um exame de gravidez.
Seu bebê nesta semana


#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 6 Semanas de Gestação

Com 6 semanas de gestação, o embrião já tem olhos evidentes e aparência mais familiar com um ser humano. A cabeça já toma forma e os membros como pés e mãos já começam a despontar. Porém, tem mais aspecto de uma placa reta, sem formas de dedos. Sabe o pé de um patinho? Bem semelhante, ele tem membranas entre os dedos dos pés e mãos também.

Como o Embrião Está Nessa Semana

Com 6 semanas já é possível perceber a aparição de brotos que futuramente serão as orelhas do bebê. O seu pequeno coração pode ser visualizado e eventualmente ouvido através de um ultrassom com doppler. A frequência cardíaca do bebê pode chegar a 160 batimentos por minuto1! Quanto menor o bebê, mais rápido são as batidas do seu coração. E não se engane: se conseguir ouvir já nesta semana, será o som mais lindo que já ouviu na vida!

Sexta Semana de Gravidez

O que se Desenvolve Nessa Semana

O desenvolvimento fetal com 6 semanas de gravidez está muito acelerado, e as células se multiplicam mais e mais a cada dia! Os genitais começam a ser formados nessa etapa2 e, claro, os órgãos internos também. A coluna, o cérebro, as veias e o coração estão em frequente mudança. O estômago, os rins, fígado, pulmões e baço ainda são bem pequenos, mas já existem para que possam se desenvolver com maior velocidade futuramente.

Agora com 6 semanas e do tamanho de um feijão, o bebê pode ser mais facilmente identificado com um ultrassom transvaginal. Seus grandes olhos são desproporcionais ao tamanho da cabeça, ainda não tem pálpebras e as narinas começam a aparecer. Enfim, está ficando mais parecido com um bebê. Este embrião já se movimentará sem que possa ser percebido por sua mãe. É o milagre da vida acontecendo!

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Neste momento, a mamãe pode nem se dar conta de tantas mudanças em seu corpo. Porém, os hormônios estão à todo vapor! Pode ainda nem desconfiar que uma nova vida está se formando, mas pode perceber através dos sintomas ou falta da menstruação que tem alguma coisa diferente por ali.

O sexto sentido algumas vezes pode estar dando sinais, mas a desconfiança, medo ou insegurança, trazem dúvidas. O certo é fazer um teste o quanto antes para verificar a existência de HCG, hormônio responsável pela permanência da gravidez.

Com 6 semanas de gestação os níveis podem estar altos o suficiente para darem um positivo bastante satisfatório tanto para o médico, como para fazer uma surpresa para o papai. Falando nisso, ele já sabe da gravidez? Não? Então que tal fazer uma bela surpresa para ele?

6 semanas de Gravidez – Sintomas

Sono… Essa palavra de 4 letras pode definir a gestante3! Você pode dormir até sentada. Para algumas mulheres é comum ter mudanças na quantidade de horas que são necessárias para satisfazer o organismo. Já não são apenas 6, 8 horas. Parece que o dia nunca acaba e o sono faz companhia permanente. Certa vez dormi em pé dentro de um ônibus na volta para casa. Fome e cansaço também podem aparecer e são comuns. Não se assuste.

As dores nesta fase são uma queixa constante entre as gestantes recentes. Primeiros sintomas como cólicas, dores nas costas, dores nas pernas, fisgadas e sensação de peso no baixo ventre são comuns. Apenas se atente caso as dores se tornem cada vez mais fortes e de apenas um dos lados do baixo ventre. Neste caso, é preciso ver um médico para verificar se a gravidez está alojada no local correto, ou seja, dentro do útero e não nas trompas.

Mais um momento que marcou e sempre estará na minha memória foi o primeiro ultrassom da minha filha mais nova, Melissa. Foi emocionante ver seu tão pequeno coração batendo com tanta força, é indescritível! O desenvolvimento dela foi perfeito e em poucas semanas ela já estava enorme.

Fatores Externos

Se ainda não contou para os familiares e amigos, eles podem notar alguma coisa diferente no seu comportamento. Mesmo que a possibilidade de uma gravidez não seja cogitada por alguns, as pessoas mais próximas podem perceber algumas mudanças. As mais próximas também podem sentir um cheiro diferente. Cheiro? Sim! A gestante pode passar a exalar um cheiro diferente do de costume. Isso devido a alterações hormonais. Então sua mãe, marido, pai ou pessoas bastante próximas poderão notar a diferença.

Foto: potifolio embriologia, Dani Gu

6/40
Semanas

Faltam 35 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 117. 434
Revisora médica graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, especialista em ginecologia e obstetrícia e mestre em ciência da saúde.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

1.257 respostas para "6 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    EVA 27.09.2022

    Ola boa tarde alguem mim ajuda dia 6/9/22 fiz meu 1 ultrassom meu bb tava com 4 mm no endovaginal conseguiu captar o coração dele hj dia 27/09/22 fiz outro pq estou com sangramento n e muito forte meu bb ta cm 5mm mais nao conseguir capita nem o coração e nem o movimento dele pelo ultrassom endovaginal e normal ou perdi meu bb??

    Responder