Infelizmente, na maioria das vezes a curetagem uterina é feita em um momento delicado da vida de uma mulher: o aborto. Um aborto espontâneo pode ocorrer por diversos motivos, e algumas vezes pode ser preciso uma intervenção médica para retirar o que o corpo não eliminou sozinho. Abortos incompletos precisam de curetagem uterina, e ela precisa ser feita em um hospital por um médico ginecologista.
Para lidar com a perda que um aborto causa, ter suporte psicológico é fundamental. Por isso, recomendo buscar uma psicóloga com experiência em atendimento a tentantes.
Durante a gravidez, acontecem várias mudanças no útero1. O endométrio cresce bastante e fica grosso para acomodar o embrião em seu estágio inicial. Em alguns casos, o corpo não consegue eliminar todo o endométrio após um aborto espontâneo. Se a gravidez estiver mais avançada, há também casos em que é necessário retirar os restos de placenta. Há também casos em que o corpo não chega nem mesmo a expelir o feto, e é necessária a curetagem.
Uma curetagem não é um processo fácil, e é normal sentir medo. A situação é muito dolorosa, mas a curetagem é necessária para evitar que algo fique no útero após uma expulsão parcial2. A permanência dos restos de uma gravidez que não evoluiu pode causar infecções muito sérias. Fazer uma curetagem é desagradável, mas é mais seguro do que ter que lidar com as consequências de uma expulsão parcial.
Embora a principal causa de aborto espontâneo seja a cromossomopatia, é importante que a mulher esteja com suas reservas nutricionais em dia. A deficiência de algumas vitaminas e minerais pode trazer alguns problemas para a gravidez. É o caso da deficiência de ácido fólico. Hoje, o mais indicado é o Metilfolato, que é a forma ativa do ácido fólico. Ele ajuda a reduzir as chances de más formações dos gametas e do tubo neural do bebê quando a mulher já está grávida. Você pode conhecer mais sobre as vitaminas da Famivita que ajudam a prevenir problemas aqui.
Como é feita a curetagem uterina?
A curetagem é feita em um hospital ou maternidade, geralmente em um centro cirúrgico apropriado para o procedimento. São usados instrumentos para alargar o colo do útero e outros para fazer a limpeza em si. Os métodos mais comuns são a raspagem (o mais convencional) ou a sucção (um método mais moderno).
A paciente é submetida a uma anestesia que vai depender do seu estado físico e emocional. Na maioria dos casos é uma raquidiana. A sedação endovenosa (anestesia geral) também pode ser utilizada, porém o anestesista de plantão que decidirá qual é a melhor para cada caso. A curetagem é simples, e dependendo do estado de saúde de cada paciente a alta do hospital pode ser dentro de 12 a 24 horas.
O material coletado na curetagem será levado a análise para saber os motivos do aborto (análise anatomopalógica). Casos de aborto recorrentes são os mais indicados para uma biopsia pós-curetagem uterina. Há ainda um exame mais detalhado, chamado citogenético, cuja realização fica a critério da mulher.
A curetagem não é feita só em casos de abortos. Há outras situações em que ela é necessária, como a presença de sangramentos excessivos frequentes e dores abdominais fortes. Caso os sangramentos não parem por si só, uma curetagem pode ser indicada em casos extremos.
Muitas mulheres confundem a palavra coletagem com a curetagem. Coletagem vem de coletar e não tem ligação alguma com o ato da curetagem uterina.
Recuperação da curetagem uterina
A recuperação é relativamente simples, porém cada caso é um caso.
Curetagem após abortos de gestações de pouco tempo teoricamente tem uma recuperação mais fácil. Casos de gravidezes mais adiantadas normalmente exigem um maior tempo de recuperação. Algumas vezes é até pedido um resguardo como em um parto normal, ou seja, 40 dias.
Pós curetagem, é necessário repouso relativo, sem esforços ou relações sexuais. A recuperação deve ser plena, sem intercorrências desagradáveis. Após a curetagem, o médico pode receitar anti-inflamatórios ou antibióticos específicos para o caso.
O sangramento persiste mesmo após a curetagem, e é perfeitamente normal. Esse sangue é o término da limpeza feita pelo próprio organismo e consequência de um processo invasivo. O sangramento pós-curetagem uterina pode durar de 5 a 15 dias, dependendo do corpo de cada mulher. É recomendado consultar um médico caso o sangramento continue após esse prazo ou se houver febre, calafrios ou dores intensas na região abdominal. Nestes casos é necessário avaliar o que pode estar havendo.
Engravidar após a curetagem é uma pergunta recorrente3. Deve-se levar em consideração que não é uma situação tão comum e deve ser avaliada pelo médico. Em geral, o prazo recomendado antes de tentar novamente é de cerca de três meses. Já em casos de abortos com a gravidez mais avançada, o prazo para tentar novamente é um pouco maior, de quatro a seis meses.
Lembre-se: a curetagem é uma forma de ajudar a retirar os resíduos do útero, e deve ser encarada com naturalidade. Porém, não deixa de ser um procedimento invasivo e o repouso pós curetagem uterina deve ser feito com rigor. Neste período ainda existem feridinhas no útero, e é preciso esperar que elas cicatrizem corretamente.
Nota da autora
No ano 2000 tive um aborto às 11 semanas de gravidez, e foi preciso uma curetagem uterina para retirada dos restos da gestação que havia parado de evoluir. Foi um momento muito triste, mas apesar de tudo eu sabia que era preciso. Ao chegar ao hospital fizeram um ultrassom que detectou que ainda havia muitas coisas dentro do meu útero, inclusive o feto já com mais de 8cm e sem batimentos cardíacos.
Foi estranho entrar naquele centro cirúrgico, mas no final eu não vi quase nada. A anestesia foi local e me sedaram para o procedimento acontecer. Não tive dor durante ou após, e não sangrei por muito tempo após a realização do procedimento. Mas a marca do acontecimento ficou lá para sempre. Sempre me lembrarei desse momento difícil na minha vida.
Dúvidas das leitoras:
O procedimento da curetagem doí?
O procedimento de curetagem é totalmente indolor, já que é dado sedativo. Na maioria dos casos, a anestesia aplicada é a raquidiana. O médico é quem indicará a forma anestésica ideal para o caso durante a consulta.
Preciso levar itens pessoais para depois do procedimento de curetagem?
Como normalmente é solicitada a internação após o procedimento, é indicado levar itens como pijama ou camisola. Também é recomendado levar itens de higiene íntima, como absorvente íntimo, calcinha, escova de dente, escova de cabelo, etc. Normalmente a internação é de somente um dia para observar o sangramento e recuperação da mulher.
Veja também: Menstruação Com Pedaços – O Que Está Acontecendo?
Fotos: Richard Alexander, Rach
Boa noite,fiz uma curetagem uterina dia 7/10/22,após saber de uma gravidez anembrionaria sem expulsão natural,até então desde esse procedimento estou sangrando ,pouco mais sem pausa,minha pergunta é:qto tempo vou fica sangrando e qdo vai ser a verdadeira menstruação ? Obg
ResponderOlá Ana, infelizmente não temos uma resposta , o sangramento e regularização do ciclo depende de cada organismo, recomendo que siga as orientações de sua medica .
ResponderOlá, eu tive um aborto retido e fiz curetagem no dia 17/07 e logo após não tive mais sangramento. No dia 21/07 quatro dias depois veio um sangramento meio rosado é normal?
ResponderOlá, normal até o momento que não tenha odor, não esteja com dores, passou por um processo e seu organismo esta se adaptando. Recomendo que veja seu medico para avaliar e te orientar com segurança.
ResponderEu estava gravide de 8 semanas perdi a barriga no dia 30 de março e nao fui ao hospital muito menos fiz a curretagem sera que posso morrer ou ja saiu tudo?
ResponderOlá, aconselho que procure seu médico para fazer uma ultra para saber se foi expelido tudo!
ResponderEu estava gravida de apenas 8 semanas e no dia 30 de março sofri um aborto e nao fui ao hospital e nem fiz a raspagem sera que posso morrer ou sera que saiu tudo?
ResponderA minha amiga teve um aborto e fez a curetagem e já mestruou pela 2 vezes e tomou a injeção mais ela faz sexo com o marido e não está tendo orgasmo o que ela deve fazer ?
ResponderOlá, sua amiga deve ver uma consulta com o medico para orientação segura
ResponderDra. Por favor, minha filha fez uma curetagem há 5 dias e a cabeça não para de doer ? estou muito preocupada
ResponderPerdi um bebê estava com um mês e ñ fiz curetagem eu posso correr o risco de morte
ResponderOlá, recomendo que veja seu ginecologista para avaliação e se necessário exames específicos.
ResponderOlá queria saber quem teve um aborto com resultado fenômeno de Arias-Stella pode engravidar novamente ??
ResponderO meu resultado também deu isso ?não sei o que é?queria saber também se posso engravidar novamente
ResponderFiz um amiu tem 15 dias Não estou sentindo mais nada já posso andar de moto?
ResponderQuem teve fenômeno de arias-stella pode engravidar novamente?
ResponderResultado curetagem o que quer dizer fraguimentos do endométrio fenômeno de arias-stella?? Obrigada
ResponderOlá Lia, segundo pesquisas:
ResponderModificações do epitélio do endométrio em que se verificam aumento e hiperpigmentação nuclear e vacuolização do citoplasma, relacionados com a presença, extra ou intrauterina, de tecido coriónico(Membrana que envolve exteriormente o feto e o ovo).
Quem teve fenômeno de arias-stella pode engravidar novamente?
ResponderMeu médico me receitou anticoncepcional após a menstruação depois que fiz a curetagem.
ResponderOlá! Fiz uma curetagem pós aborto. Gostaria de saber se preciso fazer ultrassom e que tipo de ultrassom, pra saber se está tudo ok com meu útero…
ResponderOlá, recomendo que siga as orientações do seu medico de apanhamento, para avaliar a necessidade de cada exame.
ResponderBoa noite
ResponderEu tive um aborto a descobrir dia 14/05 e até hoje o meu útero não dilatou nada, desde do dia 14/05 que estou tendo sangramentos e muitos dores, inclusive muita dor de cabeça já fui em dois hospitais diferente e só me informam que tenho que esperar até o dia 14/06 para fazer a curetagem, gostaria de saber se realmente sou obrigada a esperar todo esse tempo para acabar com esse sofrimento ou posso exigir meu direito e fazer logo esse procedimento?
Agradeço quem poder me ajudar, porque não aguento mais essa fase, só gostaria de esquecer tudo isso mas todos os dias tenho esses fatos que só me fazem lembrar ??
Olá fiz curetagem a 11 dias e hj tive sangramento aguado e com um coágulo só sinto cólicas fracas será que e normal??? Ajudem pq eu já tive infecção anemia e meu aborto foi tardio
ResponderOlá eu tive aborto espontâneo com cerca de 8 semanas e fiz curetagem a duas semanas e ainda tenho sangramento leve estou preocupada sera que não se limpou tudo.
ResponderOlá, o sangramento é normal pelo tempo do aborto, após resguardo, sugiro que veja seu medico para uma avaliação
Responderola, fiz minha curetagem e deu tudo certo recebi hj o resultado da biopsia que deu alteracoes displasicas moderadas sobre o epitelio glandular endocervical. Sabe o que quer dizer?
ResponderOlá, nesse caso somente um médico pode auxiliar.
ResponderMe tirem uma dúvida fiz o procedimento de curetagem a 30 dias porém tive sangramento durante os 15 dias que são normais mas o sagramento não cessou ainda sinto cólicas é normal ? Não tem cheiro forte o odor é normal de sangue mesmo
ResponderNesse caso é normal, devido ao procedimento realizado.
ResponderOnde voce fez? [HELP]
ResponderOlá, em que posso ajudar?
ResponderMe tirem uma dúvida fiz o procedimento de curetagem a 30 dias porém tive sangramento durante os 15 dias que é normal seçou mais voltou com cólicas mas não fedi tem cheiro normal de sangue mas estou preocupada pk não para de descer (obs) o fluxo é pouco
ResponderMe tirem uma divida,tem 28 dias que fiz uma curetagem,não sentir nada de anormal nem sangramento tive direito,só que notei um corrimento branco meio esperço é normal ?????não tem ordo tbm não arde nem nada!
ResponderNesse caso é normal sim. Boa sorte!
ResponderConcordo com você. No meu 2 aborto esperei 3dias sangrando igual menstruação. Já tinha dores no pé da barriga e não conseguia dormir mais. No 4 dia fui a maternidade daí me internaram. No dia seguinte iniciou o procedimento de dilatação. Cerca de 4 horas depois começou a sair bastante sangue e muitos coágulos. Ainda na primeira frauda a técnica disse que já tinha ocorrido a expulsão, mas continuei com as dores/contrações fortíssimas. Só todo foram 4 fraudas lotadas, pensei que iria morrer de hemorragia, pois o feto já tinha saído. Não aguentava mais de dor implorei para fazerem algo. Até que. Médico me avaliou e mandou que fosse para curetagem, mas ao chegar lá tive que aguardar mais de 30h numa cadeira de rodas com dores horríveis. Quando enfim fui pra sala
ResponderFiz curetagem a três dias e tinha passado o sangramento e agora voltei a sangrar o q faço?
ResponderOi boa tarde, tive um aborto espontâneo na madrugada dia dia 26/27 senti muita dor nas costas igual uma contração aí comecei a ter sangramento cor vermelho vivo, foi o dia todo de sangramento quando foi na segunda feira senti uma dor em baixo e fui até a maternidade, lá fez o toque e meu útero estava um pouco fechado ainda , ela foi fez outro toque e me liberou disse que agora iria ocorrer o sangramento mas intenso e era pra eu ficar de repouso, mas quando cheguei em casa o saco gestacional tinha saído e eu nem senti mas ele estava um pouco seco não estava muito molhado nem nada, tá marcado pra min fazer um ultrassom amanhã pra ver se ainda tem resto ovulares mas estou sangrando bem ainda será que convém eu esperta o sangramento parar pra fazer a US? Será que vou precisar de curetagem?
ResponderJéssica, o ideal seria esperar parar o sangramento.
ResponderOi mim chamo Daiana tenho 36 anos eu. Fiz uma. Culetagem dia 06/08 estava gravida de 5 semana e 7 dias minha primeira mestruacao chegou agora dia 01/09. Mais to sangrando muito ja estou no quarto dia continua forte nao estava com colica agora to com um pouquinho gostaria de saber e normal.
ResponderEu queria saber se e normal depois do aborto com 1 mes vc ter relação com o esposo e quando for mestrua sentir uma colica forte
ResponderFiz corretagen pra retirar resto da placenta e o sangramento ainda não parou já faz, 42 dia isso é normal
ResponderOi, o normal do sangramento pós curetagem é de 5 a 15 dias, passando disso você deve procurar seu médico ginecologista, não é normal sangramentos excessivos.
ResponderFiz uma curretagem a 15 dias e fiz uma eco ontem pra saber se estava tudo bem o ecografista disse que sim, mas aparece duas bolinhas onde estava a bebê que já tentei comparar com sinequia e polido mas não encontro nenhuma imagem igual a mais parecido que eu achei é gravidez gemelar👀 pode acontecer? Pois antes do sangramento do aborto nós estávamos tendo relações normalmente eu não sentia nenhum desconforto
ResponderOii, sinto muito pela sua perda, estou com o seu mesmo caso, o seu era gravidez mesmo?
ResponderGastaria de saber se pode pegar peso após a culetagem,tem 3 dias q fiz culetagem e peguei minha sobrinha de 4 meses no colo ,agora estou com medo
ResponderNão pode fazer esforço físico após a curetagem quem dirá pegar peso. O médico recomenda repouso total, de 7 a 10 dias. O meu pediu repouso absoluto de 15 dias.