Sua 33a semana começa

33 Semanas de Gestação

Sua 33a semana começa

32
34
33/40
Semanas

Faltam 8 semanas

Seu bebê tem o tamanho de um melão cantaloupe.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

O bebê já está tão grande, que seus movimentos se tornam dolorosos e reduzem a qualidade do sono da mãe. Você sabe qual é a melhor posição para dormir? Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento o bebê está todo formado e ganhando peso, agora o foco é o amadurecimento dos pulmões.
  • Agenda uma mistura de sentimentos pode estar te consumindo, fique atenta aos sinais de depressão nesta fase.


DIA 1 • DA SEMANA 33

#

Gravidez não é doença e nem indicativo para deixar de trabalhar ou praticar suas atividades rotineiras. A não ser por recomendação médica em garantia à saúde do bebê. Fora isso, o momento de parar é uma decisão que cabe somente à gestante! Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 33

IMPORTANTE: está aguardando o trabalho de parto, sente contrações e quando acha que chegou a hora elas desaparecem? Isso é absolutamente normal pois nesta fase você irá encarar as contrações de treinamento ou, como também são conhecidas, as contrações de Braxton Hicks.

DIA 3 • DA SEMANA 33

#

Todas as mulheres que trabalham registrada e são contribuintes do INSS têm direito à licença maternidade. Porém, muitas são as dúvidas que cercam o assunto e às vezes nem as empresas sabem direito informar. É bom estar atenta! Continuar Lendo

DIA 4 • DA SEMANA 33

IMPORTANTE: logo que se descobre a gestação o uso de medicamentos deve ser realizado somente sob prescrição médica. E esta recomendação se estende até o pós parto e enquanto estiver amamentando o bebê. Não use nenhum remédio antes de conversar com seu obstetra.

DIA 5 • DA SEMANA 33

#

Reta final e a espera dos sinais ou até mesmo do rompimento da bolsa. Mas e quando não rompe e acontece a bolsa rota, como identificar? Se está com umidade vaginal fora do normal e o tamanho da sua barriga está diminuindo é um alerta… Continuar Lendo

DIA 6 • DA SEMANA 33

Na gravidez, são comuns casos de infecção devido à baixa imunidade. A candidíase, por exemplo, é caracterizada por um corrimento mal cheiroso que lembra o odor da cândida, pela coceira e pela irritação, sendo algo que exige atenção.

DIA 7 • DA SEMANA 33

IMPORTANTE: neste período, é possível que seu bebê ainda esteja sentado e algumas pessoas dizem que isso é indicação para cesariana, mas não se preocupe. Caso queira normal, o seu bebê ainda pode virar antes do parto ou passar por uma manobra médica com essa finalidade.

caixa de informações chave:

  1. Com 33 semanas de gravidez, a voz da mamãe e seus batimentos cardíacos são os sons mais agradáveis do mundo para o bebê!
  2. Na 33 semana de gestação, o sistema auditivo já está completamente formado e o bebê consegue reconhecer nitidamente o sons e responder com chutes.
  3. Se está com 33 semanas de gravidez e grávida de gêmeos fique alerta, o dia do nascimento pode estar bem próximo!
  4. O desenvolvimento fetal está a todo vapor e o ganho de peso da mamãe fica acelerado.
  5. É importante a mamãe ter atenção ao que se come e à qualidade nutricional, para evitar problemas como diabetes gestacional.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 33 Semanas de Gestação

Com 33 semanas de gravidez, a voz da mamãe e seus batimentos cardíacos são os sons mais agradáveis do mundo para o bebê! Com cerca de 43,7 centímetros e algo em torno de 1,918 kg, ele chuta e pode até mesmo se virar para a posição cefálica , de cabeça para baixo e pronto para o nascimento1. Mas tem alguns bebês que gostam é de ficar sentados na barriga da mamãe e, nesses casos, se não houver mudança até o nascimento o médico pode recomendar uma manobra manual ou optar pela cesárea.

33 semanas de gestacao

Desenvolvimento do Bebê

Na 33 semana de gestação, o sistema auditivo já está completamente formado2 e o bebê consegue reconhecer nitidamente o som da voz da mamãe, do papai e de familiares próximos, bem como responder com chutes e movimentos se estimulado. Chutes que podem, inclusive, atrapalhar bastante a qualidade do sono da mamãe, já que costumam ocorrer até mesmo durante as madrugadas.

Cada osso do seu corpinho já está rígido, exceto o crânio que ainda não se fundiu para facilitar o momento do parto. As partes da cabeça se encaixam como um quebra cabeça durante a passagem pela pelve materna, sabia? A natureza humana é perfeita! Tudo se forma, se desenvolve e se aperfeiçoa na hora certa. Se está na 33 semana de gravidez e grávida de gêmeos fique alerta, o dia do nascimento pode estar bem próximo!

A quantidade de líquido amniótico que envolve o bebê está diminuindo e chegando ao seu limite3. Isso é sinal que o fim está chegando e que o dia de conhecer seu maior tesouro está se aproximando!! Com 33 semanas, falta muito pouco para seu bebezinho estar em seus braços!!

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Ganhar de 500g a 1kg por semana é muito? Em alguns casos não! Veja, o desenvolvimento fetal está a todo vapor e com isso o ganho de peso da mamãe também acelera.

Uma vez li sobre mamães que fazem dieta durante a gestação para ganharem poucos quilos, o que é muito perigoso! Sempre que sentiam fome elas bebiam água para “enganar o estômago” e o resultado foram bebês pequenos para a idade gestacional (PIG), pois não havia a quantidade ideal de nutrientes para eles.

Agora, também têm casos opostos, quando a mamãe ganha muitos e muitos quilos, o que também pode ser perigoso. É preciso atenção ao que se come e à qualidade dos alimentos durante a gravidez de forma a evitar problemas como diabetes gestacional e hipertensão.

Neste momento específico, a nutrição do bebê pode variar de acordo com o grau da placenta. E na 33 semana de gestação, a placenta costuma apresentar grau 1 ou 2, mas se já apresentar grau 3 o médico irá monitorar semana a semana a gestação e acompanhar tudo bem de pertinho. Complementar a alimentação com vitamina pré-natal é bastante recomendado, pois pode ajudar a mamãe na prevenção da anemia e suplementar o bebê com as vitaminas necessárias.

Fatores Externos…

Tudo está ficando cada vez mais difícil, não é? Com 33 semanas, o sono não é mais o mesmo, a ansiedade está muito grande, as dores nas costas, nas pernas e nas costelas são super incômodas e até para comer está difícil, já que o útero está enorme e pressiona os outros órgãos, abalando o apetite e dificultando a digestão.

Foto: peasap

32
34
33/40
Semanas

Faltam 8 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 178668 / RQE 90102
Revisora médica graduada pela Universidade Estadual do Pará, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana pela UNIFESP.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

474 respostas para "33 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Karol 22.10.2022

    Olá,Estou com 32 semanas e meu bebê esta pesando 1kle600g é normal?Estou preocupada

    Responder
  • Visitante
    Ana Caroline 22.10.2022

    Estou com 32 semanas E meu bebê esta com 1kle600g é normal?Estou preocupada

    Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 24.10.2022

      Olá Ana, recomendo que leve seu exame ao seu obstetra para que seja avaliada e orientada corretamente

      Responder
  • Visitante
    Débora leticia 10.07.2022

    Estou com 33 semanas e o bebê não está se mechendo MT talvez seja por causa de ela estar grande mais eu não consigo estar em pé pq começo a sentir uma dor lá em baixo e minha bebê já está virada

    Responder
  • Visitante
    Sheila 31.05.2022

    Boa noite… minha última menstruação foi dia 06/10/2021 pela Dum estou de 33 semanas de gestação , mais pela data da ultrassom já estou de 36 semanas de gestação. Fiz uma ultrassom ontem dopper meu bebê está pesando 3088 e 49 cm os médicos diz que é um bebê GIG estou perdida… DPP é 13/07/2022 será que posso ganhar antes ja estou com 2 cm de dilatação a mais de 15 dias sinto muita dor no osso pélvis e contrações de treinamento com dor

    Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 01.06.2022

      Olá, em relação ao tempo, depende de seu organismo como vai acontecer o processo da dilatação, podendo ser antes.
      Qualquer coisa que venha a sentir entre em contato com seu medico para te orientar de forma segura .

      Responder
  • Visitante
    Dayanne almeida 16.05.2022

    Olá Dr, eu estou completando 33 semanas hoje com quase 2cm de dilatação hoje de manhã perdi um pouco do tampão gostaria de saber se é normal ou já estou em trabalho de parto ? Sou mãe de 4 filhos o primeiro parto normal os outros três foram cesária

    Responder
    • Visitante
      Daynada paz de melo 17.05.2022

      Eu estou com 33 semanas muitas dores na costa minha barriga tá endurecendo em minutos, sou mãe de primeira viagem, antes da doe vomitei tudo que comir estou com medo pq a dor vai e volta e uma dor razoável

      Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 17.05.2022

      olá, pelo temp de sua mensagem , se ainda tiver com os sintomas citados, sugiro que veja seu medico para avaliação

      Responder
  • Visitante
    Renata 04.05.2022

    Meu bebê está com33 semanas e com 2480 o obstreta disse pra fica atenta porque pode nascer a qualquer momento e normal

    Responder
    • Equipe FV
      Lidyane Melo 06.05.2022

      Olá, na verdade seu bebê está no peso ideal para idade gestacional!

      Responder
  • Visitante
    Rafaela 06.01.2022

    meu bebê estava com 44 centímetros e 1 900 kilos com 31 semanas , quanto ele deve está medindo agora com 33 semanas ?

    Responder
    • Equipe FV
      Lidyane Melo 10.01.2022

      Olá, apenas a ultrassom você conseguirá saber as medidas e o peso dele!

      Responder
  • Visitante
    Jéssica Caroline 04.01.2022

    Ola, estou de 33 semanas e 7 dias estou sentindo muita contração principalmente a noite tem uns 2 dias e normal?

    Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 04.01.2022

      Olá, recomendo que veja seu medico para avaliar essas contrações com segurança

      Responder
  • Usuario
    Niasine 19.11.2021

    Oi Dr. Fiz duas ultras no mesmo dia em horários diferentes e.cada um tinha peso diferente do outro, gostaria de Saber Se isso é possível?? E Se Sim qual é o peso verdadeiro, lembrando que fiz com 26 semanas.

    Responder
    • Equipe FV
      Lidyane Melo 19.11.2021

      Olá, os exames de ultrassom é apenas uma estimativa do peso, tem sempre a margem de erro pra mais ou menos !

      Responder
  • Visitante
    Giuliana 10.11.2021

    Bom dia Dra , estou com 33 semanas e o tampão saiu e estou sentindo muitas contrações o dia inteiro , vai e volta mais é de 10 a 20 minutos as vezes até mais tempo … Fui até a maternidade e a médica pediu pra fazer uma ultrassom e eu fiz deu que a placenta está envelhecida muito madura pra idade gestacional, meu médico pediu pra eu ficar de repouso e disse que a qualquer hora meu bebê pode nascer e ele está previsto pro dia 20 de Dezembro ainda, estou muito preocupada é comum a placenta está muito madura pra idade gestacional ? E o fato do tampão ter saído tem alguma coisa a ver com a placenta envelhecida ? Meu obstetra indicou que eu tomasse Dactil ob pra poder segurar algumas semanas para meu bebê ganhar mais peso pois ele está com 2.200 e 43 cm e para o pulmão dele se desenvolver completamente

    Responder
  • Visitante
    VERA Lucia da Motta Ferreira 21.10.2021

    Minha última menstruação foi dia 8 de março 2021 na minha última utraso ta falando q estou com 23 tá certo sera? Obs a utraso eu bate agora é agosto e também tá falando que meu bebê 500gramas (10%) (v.n 471a665gramas oque q dizer? O peso tá normal

    Responder
  • Visitante
    Marcela 26.08.2021

    Boa noite ! Dra , tive relação dia 31/12/2020 , dia 04/01/2021 e dia 21/01/2021. Minha dpp está para 16/10/2021.
    Obs: fiz a primeira ultra é já estava c 12+6 . Ela é confiável como é q margem de erro p essas semana ? E de qual das datas foi a minha concepção ?

    Responder
    • Visitante
      Rodrigo 17.03.2022

      Marcela, cometi o mesmo erro que você… A gestação se conta da data da última menstruação e não a data de concepção….

      Responder
  • Usuario
    Shutch 17.08.2021

    Oii estou de 33+ 5 hj Fui no banheiro fazer xixi duas vezes no na primeira vez saiu tipo uma tripinha junto cm o xixi depois saiu só o sangue no papel aí a segunda vez saiu só sangue no papel oq pode ser muita dor nas costas e na vagina oq pode ser?

    Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 17.08.2021

      Olá, como teve sangue, recomendo que vá em uma emergência para avaliação.

      Responder
    • Visitante
      Carina 16.10.2021

      Olá eu queria tirar uma dúvida também meu primeiro ultrassom bateu com a minha última menstruação que foi dia 07/03/2021 o meu segundo ultrassom já não bateu eu devo ir pelo o primeiro ou pelo segundo alguém sabe me tirar essas dúvidas pela minha última menstruação amanhã eu faço 33 semanas

      Responder
      • Equipe FV
        Gislaine Ribeiro 21.10.2021

        Olá Carina, deve seguir a ultrassom que bate com sua ultima menstruação

        Responder
  • Visitante
    Marcela Ramos 29.07.2021

    Tenho 40 anos, já tive 2 filhos 18 e 23 anos já tem eles, agora engravidei de novo com gravidez de risco, segundo os médicos pois já tive 2 cesáreas e tenho 1,38 de altura, estou de 33 semanas, sinto as contrações de treinamento, e muita dor nas costas, fui no médico ele disse que é normal… Mas estou preocupada. Na minha cidade não tem UTI neonatal. E os médicos não me dão as informações corretas.

    Responder
  • Visitante
    Patrícia Athias 27.07.2021

    Bom dia Patrícia sou nova aqui .
    Estou com 33 semanas de gestação. Tive uma pequena perda de líquido. O bebê está com 33 centímetros, 1. 600 de peso. Foi escutado o coração está bem. Mais sinto um pouco menos os movimentos dele. Eu engravidei 6 gestação. 2 nascimento de bebê por cesária e essa agora indicada cesária.
    O meu primeiro David nasceu de 37 semanas prematuro pig com 1.100 pois estava sem líquido. Ele teve miocárdiopatia dilatadas com 8 meses de vida. Levamos ele até case os 10 anos de vida. Mais infelizmente teve infarto com 3 paradas cardíacas e veio a óbito. A minha filha nasceu com 39 semanas furou a bolsa pois ela era grande perdemos um pouco de líquido mais ela nasceu no tempo certo e com o peso de 3. 300. Hoje está com 14 anos. E hoje estou com 45 anos com uma gravidez surpresa que já está com 33 semanas…. Tivemos uma pequena perda de líquido. Mais segundo o médico ele está bem com batimentos…. Estou de repouso e tenho que ir ao hospital de 2 em 2 dias para a escuta e o acompanhamento do líquido. Só o que me assusta e que está mexendo menos … Mais ele mexe.
    Fico muito ansiosa pois não estou no Brazil mais. E aonde moro ainda não sei falar a língua direito. Assim tenho um pouco de dificuldade de intender os procedimentos corretos.

    Responder
  • Visitante
    Gilvanere 11.07.2021

    Oi estou com 33 semanas de gestacao de gemeos.eles tao sentados.e sao de plasenta diferente.estou sentindo colicas fortes e dores nas costas.dormeteza no braço direito e dor de cabeça tou um porco assustada

    Responder
  • Usuario
    Keiliane 17.05.2021

    Oi meninas fiz uma ultrassom tou com 33 semanas e 3 dias dbp:8,3 cm dof:10,2 cm cc:30,4 cm cf:6,4 cm peso fetal:2286 porcentil 64 gostaria de saber se ta tudo bem e se consigo ganhar normal presença feto único em situação longitudinal com apresentação cefalica e dorso anterior direita

    Responder
  • Visitante
    Cleonice 13.05.2021

    No mes de setembro nao tive relacao ..e minha mentruacao desceu dia 25. De setembro normal ….quando. Eu tive relacao sem se prevenir .foi dia 5 de outubro em diante.. Eu tenho certeza que engravidei nesta semana..e dia 25 de outubro ja nao desceu..entao eu estou de menas semanas e nao 33 pelo ultrasson

    Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 14.05.2021

      Olá, pela sua DUM:
      Cálculos baseados na data de 14/05/2021

      Data estimada da última menstruação : 25 de setembro de 2020

      Data provável da concepção : 9 de outubro de 2020

      Data provável do parto: 2 de julho de 2021

      Idade gestacional hoje: 33 semanas e 0 dias
      Obs como sua relação foi dia 05/10 e a possível concepção 09/10, pode sim ser dessa relação ( não tenho como da certeza , mais segundo pesquisas: ( Os espermatozoides mais poderosos sobrevivem até cinco dias, mas a média de sobrevivência é de 48 a 72 horas depois da ejaculação. Essa sobrevida significa que dá, sim, para uma garota engravidar mesmo fora do período fértil (por mais raro que isso seja)

      Responder
  • Visitante
    Adriana 13.05.2021

    Tive relação com uma pessoa no dia 10 e 11 de setembro e menstruei no dia 16 de setembro nos dias 25 ao 28 de setembro fiquei com um e no dia 5 de outubro fiquei com uma outra pessoa aí dia 15/10 comecei a enjoar no dia 27/10 fiz teste de farmácia e deu as duas fitas bem vermelhas no dia 13/11 fiz o primeiro ultrassom e estava grávida de 7 semanas e 2 dias data prevista do nascimento para dia 30/06 o segunda ultrassom fiz dia 05/01 estava de 15 semanas e 3 dias data prevista para o parto dia 26/06 me ajudam por favor saber quem é o pai.

    Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 13.05.2021

      Olá, pela data de seu exame:
      Cálculos baseados na data de 13/05/2021

      Data estimada da última menstruação : 23 de setembro de 2020
      Data provável da concepção : 7 de outubro de 2020
      Data provável do parto: 30 de junho de 2021
      Idade gestacional hoje: 33 semanas e 1 dia

      OBS: pela data da concepção seria a relação do dia 05/10, mais provável, a diferença de 04 dias da ultrassom para o nascimento não deve se preocupar é normal, é pouco dias.

      Responder
      • Usuario
        Mell 07.06.2021

        Estou .com 33 semanas e 3 sentimentos de dilatação to tao preucupada nervosa n sei o que fazwe

        Responder
        • Equipe FV
          Gislaine Ribeiro 08.06.2021

          Olá Mell, recomendo que veja seu obstetra e siga as orientações dele por segurança

          Responder
  • Visitante
    marcelle 16.04.2021

    hoje 16/04/2021 estou completando 33 semanas fiz uma ultra agora com 32 semanas meu bebe esta pesando 2.049 mas eu nao sei se esse peso esta bom ou nao confesso que estou com um pouco de medo.. nao sei se o peso esta abaixo do normal..

    Responder
  • Visitante
    Iasmin 16.12.2020

    Fiz um US dia 09/12/20 que mostrou que estou com 31 semanas + 1 e meu bebê mede 37cm e está pesando 1.893kg. É normal?
    Inclusive, nas minhas contas pela DUM (29/04/2020) estou com 33 semanas hoje (16/12/2020). Não entendo..

    Responder
    • Usuario
      Fernanda Carvalho 16.12.2020

      Aparentemente esta dentro dos padrões, tente se basear na data do ultrassom. Boa sorte!

      Responder
  • Visitante
    Raquel 07.12.2020

    Eu estou com dor dos lados e nas costas

    Responder
    • Usuario
      Yulli Penafort 07.12.2020

      Olá, em que posso ajudar?

      Responder
      • Visitante
        Léia 15.12.2020

        Oi meninas,estou de 33 semanas e 3 dias,fiz um ultra e meu bebê está c 2.821 kl,o médico falou que se eu chegar nas 40 semanas meu bebê vai pesar +- 4,500, será que por ser grande eles já fazem cesária pois já tive duas ?

        Responder
        • Usuario
          Yulli Penafort 15.12.2020

          Olá, ainda assim pode ser normal seu parto.

          Responder
      • Visitante
        Adrielly mesquita 22.08.2021

        Olá, tive dois partos cesarias, e hoje estou gravida novamente de 33 semanas,queria saber de quantas semanas posso fazer a Cesária?

        Responder
  • Visitante
    Cristina 05.12.2020

    Boa noite meninas preciso de uma ajuda , estou cm 33 semanas mais estou com muita vergonha pois já e minha 3 gestação , e não consigo aceita ! Estou com medo de ter depressão , amo meus dois filhos são tudo pra mim , mais essa gestação não sei nem si e menino ou menina de tão desanimada e triste que estou única coisa q tenho até agora pro bebê que vai nascer e uma toalha de banho 😔 por favor mi ajudem o que eu faço ! Não quero ser uma mãe ruim

    Responder
    • Visitante
      Priscila 06.12.2020

      Olá minha querida, sei muito bem o que é isso viu. Também me senti assim na minha 3 gestação ,não foi fácil parecia que todo mundo me olhava com julgamentos e também tive tendência a ter depressão pós parto.mas o Senhor Jesus teve misericórdia de mim , e cuidou disso pra mim. Pude confiar no seu amor fiel e Ele me livrou desses temores e até da depressão. Hoje estou na minha 4 gestação, feliz e confiante nele. Eu sei que Ele pode fazer por vc também,é só vc querer .entrega seus temores a Jesus,converse com Ele. Ele é o maior psicólogo que existe. Ele nos compreende nos ouve e nos ama. E ainda tira tudo que nos entristece dentro do c