Sua 33a semana começa

33 Semanas de Gestação

Sua 33a semana começa

32
34
33/40
Semanas

Faltam 8 semanas

Seu bebê tem o tamanho de um melão cantaloupe.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

O bebê já está tão grande, que seus movimentos se tornam dolorosos e reduzem a qualidade do sono da mãe. Você sabe qual é a melhor posição para dormir? Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento o bebê está todo formado e ganhando peso, agora o foco é o amadurecimento dos pulmões.
  • Agenda uma mistura de sentimentos pode estar te consumindo, fique atenta aos sinais de depressão nesta fase.


DIA 1 • DA SEMANA 33

#

Gravidez não é doença e nem indicativo para deixar de trabalhar ou praticar suas atividades rotineiras. A não ser por recomendação médica em garantia à saúde do bebê. Fora isso, o momento de parar é uma decisão que cabe somente à gestante! Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 33

IMPORTANTE: está aguardando o trabalho de parto, sente contrações e quando acha que chegou a hora elas desaparecem? Isso é absolutamente normal pois nesta fase você irá encarar as contrações de treinamento ou, como também são conhecidas, as contrações de Braxton Hicks.

DIA 3 • DA SEMANA 33

#

Todas as mulheres que trabalham registrada e são contribuintes do INSS têm direito à licença maternidade. Porém, muitas são as dúvidas que cercam o assunto e às vezes nem as empresas sabem direito informar. É bom estar atenta! Continuar Lendo

DIA 4 • DA SEMANA 33

IMPORTANTE: logo que se descobre a gestação o uso de medicamentos deve ser realizado somente sob prescrição médica. E esta recomendação se estende até o pós parto e enquanto estiver amamentando o bebê. Não use nenhum remédio antes de conversar com seu obstetra.

DIA 5 • DA SEMANA 33

#

Reta final e a espera dos sinais ou até mesmo do rompimento da bolsa. Mas e quando não rompe e acontece a bolsa rota, como identificar? Se está com umidade vaginal fora do normal e o tamanho da sua barriga está diminuindo é um alerta… Continuar Lendo

DIA 6 • DA SEMANA 33

Na gravidez, são comuns casos de infecção devido à baixa imunidade. A candidíase, por exemplo, é caracterizada por um corrimento mal cheiroso que lembra o odor da cândida, pela coceira e pela irritação, sendo algo que exige atenção.

DIA 7 • DA SEMANA 33

IMPORTANTE: neste período, é possível que seu bebê ainda esteja sentado e algumas pessoas dizem que isso é indicação para cesariana, mas não se preocupe. Caso queira normal, o seu bebê ainda pode virar antes do parto ou passar por uma manobra médica com essa finalidade.

caixa de informações chave:

  1. Com 33 semanas de gravidez, a voz da mamãe e seus batimentos cardíacos são os sons mais agradáveis do mundo para o bebê!
  2. Na 33 semana de gestação, o sistema auditivo já está completamente formado e o bebê consegue reconhecer nitidamente o sons e responder com chutes.
  3. Se está com 33 semanas de gravidez e grávida de gêmeos fique alerta, o dia do nascimento pode estar bem próximo!
  4. O desenvolvimento fetal está a todo vapor e o ganho de peso da mamãe fica acelerado.
  5. É importante a mamãe ter atenção ao que se come e à qualidade nutricional, para evitar problemas como diabetes gestacional.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 33 Semanas de Gestação

Com 33 semanas de gravidez, a voz da mamãe e seus batimentos cardíacos são os sons mais agradáveis do mundo para o bebê! Com cerca de 43,7 centímetros e algo em torno de 1,918 kg, ele chuta e pode até mesmo se virar para a posição cefálica , de cabeça para baixo e pronto para o nascimento1. Mas tem alguns bebês que gostam é de ficar sentados na barriga da mamãe e, nesses casos, se não houver mudança até o nascimento o médico pode recomendar uma manobra manual ou optar pela cesárea.

33 semanas de gestacao

Desenvolvimento do Bebê

Na 33 semana de gestação, o sistema auditivo já está completamente formado2 e o bebê consegue reconhecer nitidamente o som da voz da mamãe, do papai e de familiares próximos, bem como responder com chutes e movimentos se estimulado. Chutes que podem, inclusive, atrapalhar bastante a qualidade do sono da mamãe, já que costumam ocorrer até mesmo durante as madrugadas.

Cada osso do seu corpinho já está rígido, exceto o crânio que ainda não se fundiu para facilitar o momento do parto. As partes da cabeça se encaixam como um quebra cabeça durante a passagem pela pelve materna, sabia? A natureza humana é perfeita! Tudo se forma, se desenvolve e se aperfeiçoa na hora certa. Se está na 33 semana de gravidez e grávida de gêmeos fique alerta, o dia do nascimento pode estar bem próximo!

A quantidade de líquido amniótico que envolve o bebê está diminuindo e chegando ao seu limite3. Isso é sinal que o fim está chegando e que o dia de conhecer seu maior tesouro está se aproximando!! Com 33 semanas, falta muito pouco para seu bebezinho estar em seus braços!!

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Ganhar de 500g a 1kg por semana é muito? Em alguns casos não! Veja, o desenvolvimento fetal está a todo vapor e com isso o ganho de peso da mamãe também acelera.

Uma vez li sobre mamães que fazem dieta durante a gestação para ganharem poucos quilos, o que é muito perigoso! Sempre que sentiam fome elas bebiam água para “enganar o estômago” e o resultado foram bebês pequenos para a idade gestacional (PIG), pois não havia a quantidade ideal de nutrientes para eles.

Agora, também têm casos opostos, quando a mamãe ganha muitos e muitos quilos, o que também pode ser perigoso. É preciso atenção ao que se come e à qualidade dos alimentos durante a gravidez de forma a evitar problemas como diabetes gestacional e hipertensão.

Neste momento específico, a nutrição do bebê pode variar de acordo com o grau da placenta. E na 33 semana de gestação, a placenta costuma apresentar grau 1 ou 2, mas se já apresentar grau 3 o médico irá monitorar semana a semana a gestação e acompanhar tudo bem de pertinho. Complementar a alimentação com vitamina pré-natal é bastante recomendado, pois pode ajudar a mamãe na prevenção da anemia e suplementar o bebê com as vitaminas necessárias.

Fatores Externos…

Tudo está ficando cada vez mais difícil, não é? Com 33 semanas, o sono não é mais o mesmo, a ansiedade está muito grande, as dores nas costas, nas pernas e nas costelas são super incômodas e até para comer está difícil, já que o útero está enorme e pressiona os outros órgãos, abalando o apetite e dificultando a digestão.

Foto: peasap

32
34
33/40
Semanas

Faltam 8 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 178668 / RQE 90102
Revisora médica graduada pela Universidade Estadual do Pará, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana pela UNIFESP.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

474 respostas para "33 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Karol 22.10.2022

    Olá,Estou com 32 semanas e meu bebê esta pesando 1kle600g é normal?Estou preocupada

    Responder
  • Visitante
    Ana Caroline 22.10.2022

    Estou com 32 semanas E meu bebê esta com 1kle600g é normal?Estou preocupada

    Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 24.10.2022

      Olá Ana, recomendo que leve seu exame ao seu obstetra para que seja avaliada e orientada corretamente