Na gravidez, a primeira coisa a aparecer, até mesmo antes que o bebê é o saco gestacional. Muitas mulheres se deparam com o saco vazio visualizado em um ultrassom, principalmente quando feito no início da gravidez. Essa imagem pode trazer um desconforto, susto e também preocupação por não ter certeza de que a gravidez está saudável. Mas na verdade, o que é saco gestacional e qual o tamanho ideal em relação a semanas de gestação?

Quando aparece o saco gestacional?

O saco gestacional aparece quando o beta HCG atinge um valor aproximado de 3 mil mUI no sangue, ou cerca de 4 a 5 semanas. Ele é o que dá início ao que será a bolsa amniótica e crescerá acompanhando a gravidez. Dentro dele inicialmente se formará o bebê, que é microscópico, a vesícula vitelina e também acúmulo de líquido amniótico.

Ele se origina de parte do blastocisto, que se forma a partir da fecundação e se divide em 2 partes. Uma parte forma o bebê e a outra parte formará toda a estrutura para que esta gravidez cresça saudável, como a placenta e a bolsa.

Além de dar suporte ao bebê inicialmente até a 12ª semana, o saco gestacional também é um parâmetro para saber se a gravidez está evoluindo como deveria1. Quando a gravidez é saudável, ele aparecerá por volta do final da quarta semana em um tamanho pequeno, que mais parece ser uma mancha no útero.

O que avaliar no saco gestacional?

A partir do final da quinta semana, ele se apresenta mais visível e seu formato também é mais centrado e regular. As principais características a serem estudadas para avaliar a saúde da gravidez inicialmente são feitas pelo saco gestacional e através de um ultrassom. Nele o médico irá levar em consideração: o formato, a implantação, o conteúdo e o tamanho.

Normalmente, o bebê é visualizado dentro do saco gestacional por volta da 6º semana. Antes disso, apenas a vesícula vitelínica poderá ser visualizada. Aconselha-se que a gestante refaça o ultrassom em algumas semanas para saber como está a evolução.

Na maioria das vezes, um saco gestacional de menor tamanho de acordo com a idade gestacional, refere-se a uma gravidez proveniente de ovulação tardia. Ou seja, a mulher estará com menos tempo de gravidez do que se calculava pela menstruação.

Tabela de medidas gestacionais

Tabela de medidas para estabelecer um parâmetro para o tempo gestacional:

IDADE GESTACIONAL DIÂMETRO (MM) VARIANTE (MM)
4 5 2 a 8
5 10 6 a 16
6 16 9 a 23
7 23 15 a 31
8 30 22 a 38
9 37 28 a 16
10 43 35 a 51
11 51 42 a 60
12 60 51 a 69

Problemas com o saco gestacional

Quando tudo vai bem, um saco gestacional saudável tem como referência contornos regulares. Isso quer dizer que foi bem formado e é um meio saudável para o bebê crescer. Mas há casos em que o saco gestacional se forma com problemas e evidencia uma gravidez inviável mesmo antes do bebê aparecer. Quando o saco gestacional apresenta contornos irregulares e assimétricos, saco decidual ou implantação baixa, as chances da gravidez não evoluir são grandes.

Existe chance de corrigir um problema no saco gestacional?

É possível ter problemas com saco gestacional saudável que sofre um hematoma, mais conhecido como descolamento de saco. Na maioria dos casos, se houver algum hematoma no descolamento do saco, esse hematoma vai sumir espontaneamente, ou seja, o corpo vai absolvê-lo e a gestação vai seguir normalmente. Em alguns outros casos, a gestação vai acabar evoluindo para um aborto.

O médico irá avaliar o tamanho do saco gestacional em relação ao período de gestação2. Se o diâmetro médio do saco gestacional estiver entre 20mm e 25mm e não houver embrião (saco gestacional vazio), o médico provavelmente irá dar o diagnóstico de gravidez anembrionada. Em conjunto com as medidas do saco gestacional, a idade da gravidez será determinada pela medica CCN (comprimento cabeça nádegas).

É extremamente importante que a mulher esteja se alimentando adequadamente3. Caso isso não seja possível por causa dos enjoos, então, recomenda-se antes mesmo das 12 semanas de gravidez, que ela inicie o uso de um polivitaminico para gestantes. A FamiGesta é uma vitamina completa que contém Metilfolato, a forma ativa do ácido fólico, muito mais eficiente para prevenir problemas no bebê.

Dúvidas das leitoras:

Como é o saco gestacional?

O saco é uma membrana fina que contém um líquido claro em seu interior. Sua aparência é semelhante a aquela “pele” fina que envolve a linguiça e tão sensível e fácil de rasgar quanto

Como se forma o saco gestacional?

O saco se forma a partir da divisão das células já formadas para o bebê. O blastocisto se divide em 2 onde uma parte gera o saco e a outra parte o bebê.

Como evitar o descolamento de saco gestacional?

O descolamento de placenta é um problema temido pelas gestantes, mas infelizmente não é uma questão que é possível prever ou evitar. A realização dos exames no pré-natal e um acompanhamento adequado podem controlar os problemas que geram o descolamento. Alguns fatores a verificar são se a produção de progesterona está correta ou até mesmo ganho excessivo de peso durante a gestação.

O que é saco gestacional anembrionado?

O saco gestacional anembrionado ou gravidez anembrionária, como é conhecida, é quando o saco gestacional está vazio sem a presença de embrião como deveria. É constatado através do ultrassom no primeiro trimestre. Isso acontece quando o óvulo fertilizado é implantado no útero mas o embrião não se desenvolve.

Veja também: Ultrassom de 5 Semanas – Não Vi o Bebê, e Agora?

Foto: Jeremy Sternberg