Sua 36a semana começa

36 Semanas de Gestação

Sua 36a semana começa

35
37
36/40
Semanas

Faltam 5 semanas

Seu bebê tem tamanho de folha de alface romana.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

Seu bebê possui gordura suficiente debaixo da pele para suportar a temperatura fora da barriga. Seus pulmões e rins já funcionam. Se o bebê nascer agora é considerado a termo? Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento Seus pulmões já funcionam normalmente e seu ganho de peso é contínuo.
  • Agenda Fique alerta a sangramentos ou qualquer outro sinal de trabalho de parto.


DIA 1 • DA SEMANA 36

#

O parto normal é a forma natural de dar a vida a um bebê. É um momento de total entrega e de muita emoção a todos presentes. Veja e se emocione com cada uma dessas cenas e suas particularidades… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 36

#

Qual gestante não tem tremores só de pensar na anestesia raqui e no tamanho da agulha? Mas isso é devido a quantidade de mitos que sempre escutamos e sobre os perigos. O esclarecimento é sempre a melhor forma de perder os medos… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 36

IMPORTANTE: O corpo é tão perfeito que ele mesmo começa a dar sinais que está chegando a hora. A barriga que começa a ficar mais baixa indica que o bebê está descendo e se encaixando. O tampão mucoso começa a sair e as contrações de treinamento acontecem.

DIA 4 • DA SEMANA 36

#

Mulheres com fator RH negativo podem apresentar problemas no desenvolvimento fetal, caso seja incompatível com o fator Rh do companheiro. O teste Coombs Indireto e Direto serve exatamente para verificar essa compatibilidade… Continuar Lendo

DIA 5 • DA SEMANA 36

#

Depois de muitas lutas, desrespeitos com mulheres e muito descaso, finalmente o parto humanizado foi aprovado para o SUS. O parto humanizado é direito da mulher e deve ser respeitado, garantindo que o corpo e limites da mulher serão respeitados nesse momento… Continuar Lendo

DIA 6 • DA SEMANA 36

São tantas histórias, relatos e mitos sobre o parto que como não temer? Sabemos também que cada mulher passa por esse momento de forma particular e não é possível prever como será. Mas como controlar esse medo até o dia do parto?

DIA 7 • DA SEMANA 36

IMPORTANTE: Maternidade escolhida? Já observou qual o trajeto que fará? Pense em trajetos alternativos, lembrando que você pode ter que ir para a maternidade em horários de trânsito intenso ou até mesmo ter que desviar de algum impedimento no trânsito.

caixa de informações chave:

  1. Com 36 semanas de gestação, está entrando no 9º mês e o bebê já mede cerca de 47,4 cm e pesa cerca de 2,6 kg.
  2. Seus cabelos, sobrancelhas e cílios já estão no local exato e bem evidentes.
  3. Com 36 semanas de gravidez seus pulmões já funcionam normalmente e seus rins conseguem produzir em média 600 ml de urina, que é liberada diretamente no líquido amniótico.
  4. Saiba que a mamãe tem direito à acompanhante na hora do parto e em 12 horas após o parto. Então se você teve bebê fora do horário de visita ou não vai ficar em apartamento, fique tranquila.

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 36 Semanas de Gestação

Com 36 semanas de gestação, está entrando no 9º mês e o bebê já mede cerca de 47,4 cm e pesa cerca de 2,6 kg. Sim, ele já está muito grande e a mamãe sente todo esse vigor em seus movimentos. Agora já um bebê a termo, ele não é mais considerado prematuro. Caso tenha que nascer agora, o médico pode fazer o parto com mais segurança.

No auge das 36 semanas de gestação, é bem provável que seu bebezinho já esteja na posição “certa” para nascer. Mas se ainda não está, pode ser que aconteça até o dia do parto. Caso esteja sentado, é possível a indicação de uma cesariana, já que são poucos os médicos que fazem o parto normal com o bebê nesta posição.

36 semanas de gestacao

Desenvolvimento do Bebê

Com 36 semanas de gestação, sua pele já contém gordura suficiente para suportar a temperatura após o nascimento. Possui uma quantidade mais baixa de vérnix1 e a lanugem está diminuindo cada vez mais. Seus cabelos, sobrancelhas e cílios já estão no local exato e bem evidentes. Alguns bebês podem nascer sem cabelo algum, e pode ser um charme um bebê careca, não é mesmo?

Com 36 semanas de gravidez seus pulmões já funcionam normalmente e seus rins conseguem produzir em média 600 ml de urina, que é liberada diretamente no líquido amniótico2. Seus olhos abrem e fecham e ele pisca sem parar quando está acordado, porém passa grande parte do seu tempo dormindo. Seu desenvolvimento está na reta final e agora o foco é o amadurecimento dos pulmões, que devem funcionar como esperado após o nascimento.

O tamanho do bebê nesta etapa chega a medir em torno de 47,4 centímetros e seu peso em média 2,600. Com 36 semanas de gestação ele pode dar sinal que está pronto e deseja nascer a qualquer momento, por isso fique alerta!

Como a Mamãe Está se Sentindo

Nas 36 semanas de gestação as consultas já são semanais e qualquer queixa de dor e sangramento deve ser comunicada. Então se seu médico ainda não deu o número de telefone emergencial dele, nessa fase ele deve dar ou no mínimo você deve mencionar na próxima consulta.

Você já foi visitar a maternidade onde vai ter seu bebê? Saiba que a maternidade tem um programa para visitantes. Basta ligar na administração e saber quais os dias e horários disponíveis. Aliás, é recomendado conversar com o papai sobre assistir o parto. Muitos papais tem medo de passar mal, outros não perderiam por nada.

Saiba que a mamãe tem direito à acompanhante na hora do parto e em 12 horas após o parto. Então, se você teve bebê fora do horário de visita ou não vai ficar em apartamento, fique tranquila. O papai poderá acompanhar você mesmo que seja alojamento de enfermaria.

Com 36 semanas de gestação, sua respiração está melhorando, já que o bebê conforme vai encaixando vai saindo das áreas incômodas das costelas. Então, a falta de ar dará uma trégua. Já por outro lado, as visitas ao banheiro irão aumentar já que o bebê estará pressionando ainda mais a bexiga3. Talvez a quantidade de mexidas diminua, mas o bebezinho deve continuar mexendo. Se você achar que o padrão está muito diferente do habitual, coma alguma coisa, fique com a mão na barriga e aguarde cerca de uma hora. Se o bebê não mexer pelo menos 6 vezes durante esse período, o melhor é procurar um médico.

Fatores Externos

Faltando posição confortável para dormir? Está quase chegando ao fim! Procure fazer uma alimentação leve e saudável e ingerir muito líquido para não se sentir tão inchada e estufada nesta fase. Evite comer alimentos gordurosos e salgados e nada de comida pesada hein! Abuse de frutas, verduras e legumes, sucos e água de coco nesta fase.

35
37
36/40
Semanas

Faltam 5 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 178668 / RQE 90102
Revisora médica graduada pela Universidade Estadual do Pará, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana pela UNIFESP.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

531 respostas para "36 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Geziane 06.11.2022

    Estou de 35+5 e ontem dia 05/11 senti muita dor quase não conseguia caminhar,estou com pressentimento de ela nasce antes da dpp que é 06/12 será que pode acontecer?

    Responder
  • Visitante
    Jessica 06.07.2022

    Estou com 36 semanas e meu bebe pesa 2 kilos e 600 e 31cetimentro e normal

    Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 06.07.2022

      Olá Jessica , recomendo que leve o resultado ao medico solicitante para avaliar o resultado com segurança

      Responder
  • Visitante
    Ana 14.06.2022

    36 semanas o BB pode nascer sem problemas ?

    Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 14.06.2022

      Olá Ana, segundo pesquisas:
      Agora já um bebê a termo, ele não é mais considerado prematuro. Caso tenha que nascer agora o médico pode fazer o parto com mais segurança. No auge das 36 semanas de gestação, é bem provável que seu bebezinho já esteja na posição “certa” para nascer,

      Responder