Com 36 semanas de gestação, está entrando no 9º mês e o bebê já mede cerca de 47,4 cm e pesa cerca de 2,6 kg. Sim, ele já está muito grande e a mamãe sente todo esse vigor em seus movimentos. Agora já um bebê a termo, ele não é mais considerado prematuro. Caso tenha que nascer agora, o médico pode fazer o parto com mais segurança.
No auge das 36 semanas de gestação, é bem provável que seu bebezinho já esteja na posição “certa” para nascer. Mas se ainda não está, pode ser que aconteça até o dia do parto. Caso esteja sentado, é possível a indicação de uma cesariana, já que são poucos os médicos que fazem o parto normal com o bebê nesta posição.
Desenvolvimento do Bebê
Com 36 semanas de gestação, sua pele já contém gordura suficiente para suportar a temperatura após o nascimento. Possui uma quantidade mais baixa de vérnix1 e a lanugem está diminuindo cada vez mais. Seus cabelos, sobrancelhas e cílios já estão no local exato e bem evidentes. Alguns bebês podem nascer sem cabelo algum, e pode ser um charme um bebê careca, não é mesmo?
Com 36 semanas de gravidez seus pulmões já funcionam normalmente e seus rins conseguem produzir em média 600 ml de urina, que é liberada diretamente no líquido amniótico2. Seus olhos abrem e fecham e ele pisca sem parar quando está acordado, porém passa grande parte do seu tempo dormindo. Seu desenvolvimento está na reta final e agora o foco é o amadurecimento dos pulmões, que devem funcionar como esperado após o nascimento.
O tamanho do bebê nesta etapa chega a medir em torno de 47,4 centímetros e seu peso em média 2,600. Com 36 semanas de gestação ele pode dar sinal que está pronto e deseja nascer a qualquer momento, por isso fique alerta!
Como a Mamãe Está se Sentindo
Nas 36 semanas de gestação as consultas já são semanais e qualquer queixa de dor e sangramento deve ser comunicada. Então se seu médico ainda não deu o número de telefone emergencial dele, nessa fase ele deve dar ou no mínimo você deve mencionar na próxima consulta.
Você já foi visitar a maternidade onde vai ter seu bebê? Saiba que a maternidade tem um programa para visitantes. Basta ligar na administração e saber quais os dias e horários disponíveis. Aliás, é recomendado conversar com o papai sobre assistir o parto. Muitos papais tem medo de passar mal, outros não perderiam por nada.
Saiba que a mamãe tem direito à acompanhante na hora do parto e em 12 horas após o parto. Então, se você teve bebê fora do horário de visita ou não vai ficar em apartamento, fique tranquila. O papai poderá acompanhar você mesmo que seja alojamento de enfermaria.
Com 36 semanas de gestação, sua respiração está melhorando, já que o bebê conforme vai encaixando vai saindo das áreas incômodas das costelas. Então, a falta de ar dará uma trégua. Já por outro lado, as visitas ao banheiro irão aumentar já que o bebê estará pressionando ainda mais a bexiga3. Talvez a quantidade de mexidas diminua, mas o bebezinho deve continuar mexendo. Se você achar que o padrão está muito diferente do habitual, coma alguma coisa, fique com a mão na barriga e aguarde cerca de uma hora. Se o bebê não mexer pelo menos 6 vezes durante esse período, o melhor é procurar um médico.
Fatores Externos
Faltando posição confortável para dormir? Está quase chegando ao fim! Procure fazer uma alimentação leve e saudável e ingerir muito líquido para não se sentir tão inchada e estufada nesta fase. Evite comer alimentos gordurosos e salgados e nada de comida pesada hein! Abuse de frutas, verduras e legumes, sucos e água de coco nesta fase.
Estou de 35+5 e ontem dia 05/11 senti muita dor quase não conseguia caminhar,estou com pressentimento de ela nasce antes da dpp que é 06/12 será que pode acontecer?
ResponderEstou com 36 semanas e meu bebe pesa 2 kilos e 600 e 31cetimentro e normal
ResponderOlá Jessica , recomendo que leve o resultado ao medico solicitante para avaliar o resultado com segurança