Sua 25ª semana começa

25 Semanas de Gestação

Sua 25ª semana começa

24
26
25/40
Semanas

Faltam 16 semanas

Seu bebê tem tamanho de um pepino.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

Seu bebê já possui em torno de 750 gramas. Já está tão gordinho e ativo que seus chutes já começam a ficar intensos. Será que o papai já consegui senti-lo?
Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento Seu bebê está todo formadinho. Agora ganha peso de forma acelerada.
  • Agenda Leve sua carteira de vacinação para o obstetra. Às vezes é necessário tomar algum reforço antes do parto.


DIA 1 • DA SEMANA 25

#

Entre mexidas e chutes, um novo movimento é notado e parecido com um soluço. Mas será possível o bebê soluçar dentro da barriga? E a resposta é sim! Bebês soluçam e isso faz parte de um processo fisiológico super saudável para o desenvolvimento deles… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 25

#

Se depilar na gravidez é uma tarefa um tanto quanto complicada, mas é necessário manter a higienização em dia inclusive para o dia do parto. As formas mais indicadas para esse período são através da cera quente ou com lâminas… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 25

IMPORTANTE: Como está a vida sexual do casal? O sexo no período gestacional é considerado um ponto saudável para o casal. Só deve ser suspenso caso a gravidez seja de risco e o obstetra oriente a não ter relações por um tempo.

DIA 4 • DA SEMANA 25

#

Não é porque está grávida que não pode se vestir bem! Existem muitas opções de roupas elegantes, confortáveis e modernas para as gravidinhas. Vestidos, calças, batas e blusas que fazem as curvas da gestação ficarem ainda mais bonitas… Continuar Lendo

DIA 5 • DA SEMANA 25

IMPORTANTE: Já verificou se precisa tomar alguma vacina? Durante a gravidez são necessárias algumas vacinas para se precaver de alguns problemas, como é o caso da antitetânica. Leve sua carteira de vacinação para o obstetra te orientar.

DIA 6 • DA SEMANA 25

Viajar de avião na gravidez

#

Gestantes podem viajar de avião e acompanhar sua família normalmente, desde que o obstetra libere e não veja riscos. Por isso é aconselhado que as viagens ocorram até o oitavo mês gestacional… Continuar Lendo

DIA 7 • DA SEMANA 25

IMPORTANTE: Como estão suas noites de sono? Nesta fase algumas gestantes sofrem com a ansiedade e acabam perdendo noites de sono, pensando em cada detalhe do que precisa fazer. Tente se acalmar, relaxar e dormir o máximo que puder, pois passará um tempo desejando dormir.

caixa de informações chave:

  1. Com 25 semanas de gestação, seu amado bebê tem cerca de 660 gramas e mede cerca de 34,6 cm. Sim, ele cresce muito todos os dias, ganha cerca de 30 a 50 gramas por dia!
  2. Agora é possível senti-lo se mexendo com tanta frequência, seu desenvolvimento fetal é mais que aparente até para o papai!
  3. É possível no ultrassom assistir o pequeno tocando seu próprio rosto, chupando os dedos e até mesmo segurando seus pezinhos.
  4. Passe muito creme também nos seios, menos nos bicos. Esses devem ser preparados para amamentar com uma bucha vegetal friccionando na intensidade que suportar.
  5. Tome religiosamente as vitaminas que o seu obstetra receitou. Elas ajudam na nutrição da mamãe e do bebê, deixando os dois fortes e preparados para a hora do parto.

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 25 Semanas de Gestação

Com 25 semana de gestação, seu amado bebê pesa cerca de 660 gramas e mede cerca de 34,6 cm. Sim, ele cresce muito todos os dias, ganha cerca de 30 a 50 gramas por dia! Agora já formadinho ele já brinca, coloca dedinho na boca e é uma verdadeira magia vê-lo na telinha do ultrassom.

Agora é possível senti-lo se mexendo com maior frequência1. Seu desenvolvimento fetal é mais que aparente, até para o papai! Dá para brincar de conversar com ele bem ao pé da barriga. Certamente se estiver acordado ele ouvirá a voz do papai e se familiarizará ainda dentro do ventre.

25 semanas de gestação

Bebê com 25 semanas de gestação, visto por um ultrassom 4D

O que se desenvolve no bebê nesta semana

E a famosa pergunta: 25 semanas são quantos meses? Com 25 semanas de gravidez é iniciado o sexto mês gestacional. Seu marco principal de desenvolvimento nesta etapa é o desenvolvimento cerebral2. Este que estará dia após dia se preparando para seu devido funcionamento após o nascimento.

Seus cabelos já estão surgindo e já possuem a cor e tonalidade com que irá nascer. Também já são claros cada contorno da sua face, que pode ser bem percebida através do exame de ultrassonografia. Sim, é possível verificar através de um ultrassom se o bebê tem ou não cabelo! Basta ter sorte de pegar um médico com olhos treinados para verificar, e contar com sua boa vontade, claro. Nariz, contorno da boca, orelhas, tudo está bem definido e seu bebê já possui a feição com que nascerá em algumas semanas.

Movimentos do bebê

O bebê continua se movendo constantemente, mesmo que o espaço no útero esteja cada vez mais apertado. É possível no ultrassom assistir o pequeno tocando seu próprio rosto, chupando os dedos e até mesmo segurando seus pezinhos. Isso faz parte do seu desenvolvimento motor e de autoconhecimento. Ele engole o líquido amniótico e é possível visualizar acúmulo desse líquido na pequena bexiga.

Nesta fase também é possível estimular os seus movimentos e gosto por sons. Muitos bebês respondem através de chutes e movimentos quando escutam algumas vozes ou reconhecem algum som. Até mesmo mostram que estão incomodados com uma música, por exemplo. Claro que é impossível descobrir o descontentamento do bebê ou alegria com relação aos sons, mas sabemos que ele responde prontamente a esses estímulos.

Como a mamãe está se sentindo

Sexto mês! Agora já com 25 semanas de gravidez, mais da metade da gravidez, a mamãe se sente realmente grávida! Embora os ultrassons e todos os exames mostrem a gravidez, nessa fase a barriguinha, que era tão pequena, agora já está muito maior e bem saliente. Seus seios já estão saindo colostro? É mais que normal! Isso é sinal que o corpo se prepara para amamentar sua maior riqueza. Muito cuidado com as estrias amiga, elas são temidas por muitas mulheres.

Cuidados com a mamãe

Não é incomum que as estrias apareçam, mas besuntar a barriga de creme é o mais indicado para evitar o aparecimento dessas vilãs. Passe muito creme também nos seios, menos nos bico.

Tome religiosamente as vitaminas que o seu obstetra receitou. Elas ajudam na nutrição da mamãe e do bebê, deixando os dois fortes e preparados para a hora do parto. Complexos vitamínicos não a fazem engordar, apenas complementam caso falte alguma vitamina no corpo3.

Hora perfeita para fazer uma curva glicêmica e saber as quantas andam a sua glicemia. Ahhh, já equipou o quarto do bebê? Hora de correr, amiga! Tem lojas que demoram horrores para entregar os móveis, então, se apresse.

Fatores externos

As 25 semanas de gravidez é uma fase confortável para as gestantes, onde os enjoos não são mais incômodos, o peso da barriga ainda não é algo ruim e sua disposição está 100%. Sua única preocupação no momento é em relação as suas roupas, que devido ao tamanho da barriga já não servem, principalmente suas calças, blusinhas e vestidos. Isso acaba forçando a mamãe a renovar algumas peças do seu guarda roupa (que obrigação boa hein?). Escolha peças mais largas, como batas e vestidos mais confortáveis que você poderá utilizar mesmo depois do parto e são muito confortáveis. Lembre-se que os seios ficarão maiores depois do parto, ok? Fique linda cada dia mais, afinal, vocês esta vivenciando o seu momento!!

Foto: JAK Moore,Barry’s digi corner

24
26
25/40
Semanas

Faltam 16 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 178668 / RQE 90102
Revisora médica graduada pela Universidade Estadual do Pará, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana pela UNIFESP.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

313 respostas para "25 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Patrícia 01.11.2022

    Estou de 25 semanas e 2 d meu bebê é um menino sinto ele mexer desda 18 semanas, quero tirar uma dúvida desda 11 semanas da gravidez tenho tosse já tomei anti alérgico loratadina e já tomei xarope e essa tosse não passa e só me ataca a noite, a tosse é muito seca que as vezes me da ânsia já informei meu médico ele disse pra continuar com o uso de loratadina, já tomei e não resolve não sei o que fazer mais alguém pode me passar uma sugestão obrigada.

    I

    Responder
  • Visitante
    Fernanda 04.04.2022

    Estou com 25 semanas e hoje senti como se meu pulmão tivesse sendo espremido, muita falta de ar como se tivesse sufocada e muita pressão na bexiga. Meu bebe virou?

    Responder
  • Visitante
    Brenda 16.02.2022

    Estou com 25 semanas de gestação eh meu bebê estar com 737,43 gramas eh normal?

    Responder
    • Equipe FV
      Lidyane Melo 16.02.2022

      Olá, sim está dentro do esperado!

      Responder
  • Usuario
    Vanessa 15.01.2022

    Estou com 25 semanas de gestação, agora nesse instante estou sentindo uma dor q começa do umbigo e vai até o lado direito das costas. A dor N é forte e vem seguida de cólicas, mas ela é suportável, só é um pouco desconfortante msm, porém minha bebê tá mexendo normal. Essa dor é normal???

    Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 19.01.2022

      Olá, dor normal até o ponto que é suportável, seu corpo se adaptando a gestação.
      Se a dor persistir ou se tornar insuportável, veja seu medico para avaliação com segurança

      Responder
  • Usuario
    Vanessa 15.01.2022

    Estou com 25 semanas de gestação, hj senti

    Responder
  • Visitante
    Gabriela 19.11.2021

    Estou de 25 semanas e meu bebê está com 568 gramas está muito baixo ? É normal ?

    Responder
    • Equipe FV
      Yulli Penafort 25.11.2021

      Olá, um pouco abaixo nada preocupante.

      Responder
  • Visitante
    Alba Regina 01.06.2021

    Estou de 25 semanas meu bebê mede 39 centímetros e pesa 675 gramas está normal ?

    Responder
    • Usuario
      Morena 12.08.2021

      Pior eu q tô com 25 semanas meu bebê com 31 cm pesando 884gramas já chorei de medo dela n crescer

      Responder
  • Visitante
    Aline 29.12.2020

    Eu fiz uma utrason no começo e fiz a morfologica e a no começo deu uma quantidade de mês a morfologica deu outra qual devo seguir

    Responder
    • Equipe FV
      Fernanda Carvalho 30.12.2020

      Aconselho continuar se baseando na última ultrassom. Boa sorte!

      Responder
      • Visitante
        Andreia Souza Nascimento 17.12.2021

        Boa tarde
        Gostaria de saber se têm algum problema ,meu marido chupar meus seios,eh verdade que causa parto prematuro, pode ou não alguém me ajuda por favor, estou de quase 25 semana

        Responder
    • Visitante
      Maria 18.11.2021

      Sempre use a primeira ultra. Pq depois q vai crescendo da muita diferença de um bebe p outro. A conta da idade gestacional eh mais segura usando a primeira ultra que vc fez. Quanto mais cedo tiver feito melhor. Ultra até 12 semanas da no máximo erro de 2/ 3 dias. Ultra no final da gravidez da diferença de até duas semanas. Sempre use a primeira ultra feita na gravidez p contar a gestação.

      Responder
  • Visitante
    Emanuela Campos 11.12.2020

    Estou com 25 semanas fiz uma ultra ontem e pessoa que fez a ultra me assustou muito falando que as medidas da cabeça do neném não estavam normais.
    Diâmetro biparietal: 6,7cm
    Diâmetro occipitofrontal:8,8cm
    Circunferência craniana:24,7cm
    Circunferência abdominal:22,4cm
    Comprimento do fêmur:4,8cm
    Peso fetal estimado: 976,9 gramas

    Por favor me respondam estou desesperada.?

    Responder
    • Visitante
      Janaina pereira 09.02.2021

      Oi amiga ….
      Aconteceu o mesmo comigo
      Mas acho que não precisa se desesperar não!
      Converse com o médico. ….Vai dar tudo certo para nos

      Responder
  • Visitante
    Neid antonio 26.11.2020

    Estou com 25 semanas de gestacao ,e meu bebe medi 24 cm, sera que e normal? me ajudem

    Responder
    • Equipe FV
      Fernanda Carvalho 27.11.2020

      Aparentemente esta normal sim. Boa sorte!

      Responder
  • Visitante
    Railane Turchetti 06.11.2020

    Nesse post fala para preparar os mamilos friccionando e já li muitas coisas dizendo que esse ato estimula o parto prematuro. Acho q deveriam rever essa parte. No mais gosto das informações

    Responder
  • Visitante
    Ani 31.07.2020

    Aqui é o único lugar da internet q diz q 25 semanas é o início do 6º mês. Em todo lugar, 25 semanas é a penúltima semana do 6º mês que se inicia na semana 22.

    Responder
    • Visitante
      Bruna 21.08.2020

      Concordo com você.

      Responder
    • Visitante
      juliana 01.09.2020

      Concordo, foi a 1a. vez que li que com 25 semanas inicia o 6. mes

      Responder
    • Visitante
      Ivany 06.09.2020

      Vdd!!

      Responder
    • Visitante
      Indi 07.09.2020

      A minha obstetra falou a mesma coisa. Que 25 semanas é início do sexto mês.

      Responder
      • Visitante
        Leh 02.12.2020

        O meu obstetra tmbm disse isso q 25 semana e o únicio

        Responder
    • Visitante
      Mirian 15.11.2020

      Tbm acho

      Responder
    • Visitante
      walquiria Anselmo 24.11.2020

      Sim com 24 semanas entra no 6 mês com 25 semanas é 6 mês e 1 semana e assim adiante

      Responder
      • Equipe FV
        Yulli Penafort 25.11.2020

        Olá, isso mesmo.

        Responder
    • Visitante
      Larissa Lorraine 18.05.2021

      Estou de 24 semana são quantos mêses

      Responder
    • Visitante
      Priscila 25.08.2021

      Eu tanben acho e minha medica diz a mesma coisas

      Responder
      • Equipe FV
        Marilia Mesquita 06.10.2021

        :) siga orientação médica.

        Responder
    • Visitante
      Sirlene 12.02.2022

      Tava obs.isso tbm rsrsrs

      Responder
  • Visitante
    Marlane Barros 26.07.2020

    Olá, estou 25 semanas e não entendo o pq não consigo sentir minha bb mexer!
    Meu médico fala, q é pq geralmente menina é mais preguiçosa, mais acredito q já era pra mim sentir pelo menos pequenos movimentos, meus 2 rapazes eu sentir mexer com 3 meses de gestação, é nessa gravidez ainda nem um movimento.

    Responder
    • Visitante
      Dulce 29.08.2020

      Olá Mariana Barros,
      Eu estou grávida de 25 semanas e 1 dia, e os médicos disseram que é menina, sinto os movimentos do bebé intensamente e todos dias a quase toda hora, você devia procurar por outro obstetra. Isso e algo por se preocupar

      Que Deus vos abençoe

      Responder
    • Visitante
      Suh 17.09.2020

      O minha cocinha mexe muito ,, pq tbm converso muito com ela, eu oro e canto pra ela…

      Responder
    • Visitante
      Sidiane 14.12.2020

      Estou com 25 semanas completos e sim minha menina mexe bastante, principalmente nas refeições, qdo estou sentada de mal jeito, e na hora de eu dormir. Mexe muito e todos em casa já sentiriam. Então procure outro obstetra colega.

      Responder
    • Visitante
      Tuani 15.12.2020

      Minha primeira gestação tbm foi assim, não sentia meu bebe mexer, isso pq ele estava sentado e com as costas para fora, os braços e pés para dentro(virado para os órgãos) e ele ficou nesta posição até nascer? bem preguiçoso. Sentia no final da gestação só aquela tremidinha e nada mais.

      Responder
    • Visitante
      Kelly silva 15.02.2021

      Só se for a sua a minha meche igual tá joga do bola kkkkk

      Responder
    • Visitante
      FRANCISLEIDE 04.02.2022

      Estou de 25 semanas e é uma mocinha e mexe é muito viu . Mais pode ser que seja isso mesmo deste que todas as utrassom eles falarem que está tudo bem , confia em Deus e dará tudo certo!?

      Responder
  • Visitante
    Viviane Cristina de Souza Machado 14.07.2020

    Olá ,tenho 42 anos estou grávida de 25 semanas ,e gostaria de saber se posso ter parto normal sendo que eu tenho uma hérnia hepigastrica .
    Aguardo a resposta

    Responder
    • Equipe FV
      Yulli Penafort 14.07.2020

      Viviane, somente seu médico pode analisar seu caso.

      Responder
    • Visitante
      Lethicia 07.01.2021

      Eu tive etnia também e tive parto normal e agora tou com 25 semanas e pretendo ter de novo o parto normal

      Responder
  • Visitante
    jessica 09.07.2020

    olá, geralmente menino é mais fácil de identificar do que menina!

    com o tempo gestacional que está acredito que pode confiar!

    Responder
  • Visitante
    Danielle 05.07.2020

    Minha obstetra não concorda em fazer uso da bucha vegetal, disse que isso não é mais recomendado, o correto é a pega correta da criança na hora de amamentar.

    Responder
    • Visitante
      Francielly 07.09.2020

      Eu nao fiz uso de bucha, na verdade nen de banho de sol. Meu bebê teve a pega perfeita, eu nao tive problema nenhum nos seios.
      Mas acredito q se tivece usado a bucha e tomado o banho de sol na minha cabeça seria por isso. ??
      Hoje estou gravida novamente, e contínuo sem nenhuma técnica

      Responder
    • Visitante
      Cynthia Nunes 28.10.2020

      Sou fonoaudiologa neonatal É estou gestante de 25semanas, e não há recomendação de fricção de bucha nos mamilos!

      Outra coisa, 25/4=6 meses e 1 semana. Ou seja início do sexto mês.

      Responder
      • Visitante
        Ana 31.10.2020

        Seu BB e pra fevereiro ???

        Responder
        • Visitante
          Cynthia 31.10.2020

          Sim.. ! Previsto para 11 de fevereiro!

          Responder
          • Visitante
            Ana 01.11.2020

            Que legal minha Laura tbm ??

          • Visitante
            Marcy Carneiro 10.11.2020

            O meu é pro dia 20/02 essa semana comecou uma azia muito forte vontade de vomita 25 semanas ?

          • Visitante
            Cynthia 11.11.2020

            OLa Marcy, Olhe com seu obstetra. Eu tenho refluxo desde do inicio (na verdade já tinha antes da gestação) como não podemos tomar remédios par essa finalidade, minha medica passou um antiácido que ameniza bastante.
            As vezes eu vomito, mesmo com 27 semanas, principalmente se o estômago estiver vazio.

        • Visitante
          Cynthia 11.11.2020

          Ahhh Laura.. que legal..! que seja um dia cheio de luz para nossas pequenas!

          Responder
  • Visitante
    Bruna 25.06.2020

    estou na segunda gestação,na primeira fiz o uso da bucha e graças a Deus me ajudou muito, meus seios nunca racharam ou machucaram , foi tudo perfeito <3 e faço o mesmo nessa .

    Responder
  • Visitante
    Isabel 11.06.2020

    Ñ concordo que a gravida esteja100%.no Meu caso dores horriveis coluna ñ consigo me movimentar muito.

    Responder
    • Visitante
      Joice 25.07.2020

      Eu sinto dores pélvicas, falta de ar e muito calor, quando eu li que a mamãe tá 100% nessa fase, pensei “tô lascada kkkk”

      Responder
      • Visitante
        Marilia 29.11.2020

        Tambem pensei o mesmo q vc pq eu não estou 100%

        Responder
    • Visitante
      Marta M. 07.09.2020

      Concordo!Estou com 25 semanas e 04 dias, me sinto com as pernas pesadas se ficar muito em pé, procuro ficar alternando e minha barriga está enorme parece até gêmilar.kkkk, ou seja já estou andando remando.

      Responder
    • Visitante
      Rayani 14.07.2021

      É vdd concordo

      Responder
  • Visitante
    Ana Paula Oliveira 08.06.2020

    A todos com dor do lado esquerdo e só consegu dormir do lado direito isso pode prejudicar o bebê

    Responder
  • Visitante
    Taila 25.05.2020

    Com 25 semanas de gravidez é iniciado o sexto mês gestacional e seu marco principal de

    Responder
    • Equipe FV
      Yulli Penafort 25.05.2020

      Taila, sua pergunta veio incompleta.

      Responder
  • Visitante
    Jessica 17.05.2020

    É normal sentir dormência na barriga só na parte de cima abaixo do seio ? Estou com 25 semanas

    Responder
    • Usuario
      Yulli Penafort 17.05.2020

      Jéssica, sim, é normal.

      Responder
  • Visitante
    Juliana 12.05.2020

    Concordo. Não usei bucha, pq minha obstetra proibiu, disse que era um absurdo, pois o que racha o bico do seio é a pega errada e sou obrigada a concordar. Não tive nenhum problema mesmo não esfolando meus seios, fui orientada corretamente sobre a pega e tudo deu certo.

    Responder
  • Visitante
    Katia 08.05.2020

    Hj fiz meu 2 ultrassom estou de 26 semanas ,meu bebê mede 29 cm e pesa 895 g esta normal ? E o médico falou q o líquido amniotico está 2 acima do normal ,estou preocupada ,o q isso significa?

    Responder
  • Visitante
    Daiana 16.04.2020

    Estou grávida de 6 meses do meu 3 filho.
    Meus peitos não cresceram muito não. Só no começo que ficou dolorido e inchado.
    Meus peitos ainda não sai nenhum colostro ainda não. Oque eu faço?

    Responder
  • Visitante
    Juliana 16.04.2020

    Acho perfeito esfregar o bico com a bucha vegetal,pois eu fiz isso no meu primeiro filho a 15 anos atrase não tive nenhum problema para amamentar pelo contrário amamentei meu filho super bem e nunca senti nada, vou para o 3 filho e graças a Deus e a bucha vegetal nunca nem doeu.

    Responder
  • Visitante
    Mara fernanda 30.03.2020

    Concordo tbm em que o site deveria tirar essa recomendação de esfregar os seios com bucha, isso é coisa arcaica pelo amor de Deus, um site com Tanta informação precisa se atualizar

    Responder
  • Visitante
    Irene 17.03.2020

    Tenho dois filhos e estou grávida do terceiro, usei a bucha natural nas duas gestações e foi EXCELENTE, não tive problema nenhum para amamentar, meu bico fico resistente e foi tudo tranquilo, na verdade o que não devemos fazer é hidratar com cremes e óleos, pois estes sim tornam a pele mais macia e consequentemente sensível.

    Responder
  • Visitante
    Fabiane 26.02.2020

    Nossa muita verdade…na gestação da minha filha eu esfregue a bucha e após o nascimento deu tudo errado, bico estourou, ardia muito, muito sofrimento, um ginecologista disse que eu não deveria ter feito isso pois deixei sensível, o correto era apenas hidratar os seios…estou grávida novamente e longe de mim repetir esse erro.

    Responder
  • Visitante
    RKBH 21.02.2020

    Venho solicitar aos responsáveis pelo site que editam e retirem a orientação do uso de bucha nos seios para preparação para amamentação. Esse hábito está em desuso devido ao risco de estímulo ao parto prematuro, além do que não há evidências científicas de que realmente funciona. Vi outras postagens falando a respeito, e não houve nenhuma resposta. Por favor, muitas mamães devem consultar seu conteúdo para se informar. Vcs devem atualizar seus artigos para manter a qualidade do serviço e segurança de quem os utiliza.

    Responder