O colo do útero, também conhecido como canal cervical, faz parte do aparelho reprodutor feminino e fica totalmente ligado à vagina1. Ele tem uma pequena passagem, tipo um “buraquinho”, por onde mensalmente a menstruação passa. É também por esse caminho que os espermatozoides acessam o útero e vão em direção aos óvulos. Mas e durante a gestação, o colo do útero continua aberto?
Mudanças no Colo do Útero na Gravidez
Durante a gravidez ocorrem muitas mudanças no colo do útero, já que ele precisa ficar bem fechadinho para suportar o peso do bebê. Assim, o próprio corpo fabrica um muco que tampa essa passagem e some apenas na fase de preparação para o parto, quando ocorre a famosa perda do tampão mucoso.
Função do Colo Uterino
A função do colo do útero quando a mulher não está grávida é impedir a entrada de agentes infecciosos e causadores de doenças, que podem se manifestar de diversas formas2.
Função do Colo Uterino na Gravidez
Normalmente, durante a gestação o colo do útero fica duro, firme e bem tampado pelo muco, de forma a proteger o desenvolvimento fetal e impossibilitar a saída do bebê3. Quando ocorrem alterações é possível haver um aborto, por isso é extremamente importante notificar o obstetra diante de estanhos sintomas.
Qual o Tamanho do Colo do Útero na Gravidez?
O tamanho do colo do útero na gravidez varia um pouquinho de mulher para mulher. Mas no geral fica com cerca de 2 a 4 centímetros de comprimento e 3 centímetros de profundidade. Isso em uma gravidez “normal”, já que no caso de gêmeos as medidas mudam devido ao maior peso que terá que suportar.
Quando a gravidez é gemelar o colo do útero pode ficar mais curto (abaixo dos 25 milímetros), encurtando e afinando conforme o nascimento se aproxima. Durante as consultas e os exames de toque as medidas do colo do útero não são verificadas, apenas a consistência e espessura.
Colo do Útero em Preparação Para o Parto
Como já mencionamos, durante a gravidez o colo do útero deve ficar duro, grosso e bem fechadinho para suportar o peso e impedir a saída do bebê. Com a chegada do terceiro trimestre, no entanto, ele começa a afinar um pouco em preparação para o parto. Durante os exames de toque, inclusive, o obstetra checa essa espessura para estimar a aproximação do nascimento.
Afinamento do Colo do Útero
Não existe uma regra em relação ao afinamento do colo do útero, afinal cada corpo reage de uma forma e cada gestação é única . Porém, geralmente, é possível verificar a proximidade do trabalho de parto através deste sinal, sendo que quanto mais fino o colo do útero, mais próximo o momento do parto está.
Dica Importante: todas as mulheres gestantes ou já em fase de amamentação devem ter muita atenção à alimentação e à ingestão adequada de vitaminas e sais minerais. E para ajudar na suplementação, um bom polivitamínico faz toda diferença, viu? Por isso, indicamos o FamiGesta, que você pode encontrar aqui.
Veja Também: Colo do Útero Apagado – Chegou a Hora do Parto!
Foto: Luci Correia,Hey Paul Studios
Tire minha dúvida meu ciclo muda todo mês no mês de abril mestruei dia 04,5,6,7 e dia 26 um secreção rosada e no dia 30,01,02 veio rosado também pelo meu calendário ta mostrando 10 dias de atraso, não tomo remédio nenhum pode ser gravidez ou outra coisa .
ResponderOlá, como respondi anteriormente , como citou que foi negativo o teste, sugiro que veja seu medico para avalição segura no ciclo
ResponderMês passado eu menstruei dia 18 de abril mais veio quase nada fiz um teste e deu negativo
ResponderAí parei de tomar anticoncepcinal e esse mês veio dia 18 mais veio bem pouco.
Será que tô gravida?
olá, como fazia uso de ac, pode ser alteração pelo uso e pausa , recomendo que faça um bets quantitativo, se for negativo veja seu medico para avaliar seu ciclo .
ResponderMestruei dia 04/04 até 07/04 tive relações desprotegida dia 18 segundo o app estava em PF dia 26/04 fiz xixi e na hora de se limpa saiu um sangue rosado pode ser o que gravidez ou mestruacao?
Responderolá, sugiro que aguarde o dia do ciclo, como houve relação sem proteção, se houver atraso faça um beta quantitativo
ResponderDeu negativo, ela desceu novamente 30,01,02 sujava só o protetor diário Será se cisto ou gravidez
Responderolá, se fez o teste e foi negativo, sugiro que veja seu medico para avaliar com segurança o ciclo e te orientar
ResponderEstou com 19 semanas e 5 dias
Responderna ultrassom esta dando que o colo do uterino mede: 4,0cm no diâmetro longitudinal
isso esta normal ou pode ocorrer algo de perigo
Tenho 40 anos minha Monstra e pra decer dia 14 mas tá com mas de 2 semanas que todo dia sinto cólica dor de estômago azia fome sono e irritação e colica como se.fosse.decer o qui pode cer?
ResponderOlá, tem o ciclo regular, houve relação sem proteção? se sim, sugiro que aguarde o dia do ciclo se houver atraso faça um beta quantitativo, se for negativo veja seu medido para avaliar esses sintomas
ResponderOlá, minha M já está atrasa uns 9 dias , mas uma semana antes da M vim , eu tive um sangramento rosado que só saia no papel higiênico, deixei se fazer o uso de anticoncepcional a 2 meses e desde então tenho relação somente com coito interrompido, já fui tentante e nunca consegui então desisti, fiz o toque depois do atraso estáva bastante alto mal conseguia tocar e estava molinho dois dias depois fiz novamente e estava alto , mas dois dias depois estava Médio e mole sinto sono ânsia de vomito de vez enquando e desejo de comer algo salgado, estou com medo de fazer o teste porque acho q pode da negativo ou positivo mas na opinião de vocês oque vocês acham ????
ResponderOlá, como esta em atraso e esta com sintomas, recomendo que faça um beta quantitativo, se for negativo veja seu medico para avaliação segura
ResponderOlá boa noite me tirem uma Duvida …
ResponderEstou com 2 meses de gestação..
E hj ao me limpar mais cedo saiu uma gosma com fios de sangue …
E hj foi fazer o teste do colo do útero pra ver se tá fechado ….
Aí quando eu fiz entregou a metade da unha do meu dedo e saiu um pouco de sangue oque será ?
Alguém pode me ajudar?
Olá boa noite me tira uma dúvida por favor
ResponderOlha eu tomava a injeção mesygina mais no mês de junho tomei ela atrasada era pra me ter tomado dia 21 e só vim tomar no dia 28 de junho porém minha Menstruação era bem regulada creio eu q por ter tomado a injeção atrasada minha menstruação só veio descer no dia 23 de julho fiquei cinco dias menstruada pronto como eu tomei minha injeção no dia 28 de junho era pra me tornar a toma no dia 28 de julho né isso? Porém não tomei pq decidi q queria engravidar então aparti daí comecei a ter relação sem camisinha porém fiz as contas pela tabelinha q data eu entraria no meu período festil q na tabela dava q sério dia 5 de agosto ou dia 7 então fui tendo relações nessas datas porém ficava observando os tipos de muco e nada depois disso fiquei esperando minha Menstruação no dia 23 de agosto pra ver se tinha dado certo mais nada da menstruação quando foi no dia 18 de agosto desceu um muco esbranquiçado porém elástico eu achava q era o do período fértil tive relação de novo depois desse muco porém quando foi no dia 25 de agosto tive relação novamente e no dia 26 a noite já desceu outro muco tipo clara de ovo bem cristalizado e elástico esse muco cristalizado desceu dia 26 e dia 27 creio eu q meu período fértil pode ter cido tardio mais meu útero está baixo e fechado e hoje minha menstruação completa 9 dias que está atrasada será q pode ser gravidez?
Minha M em julho adiantou, era para 17/07 e desceu 8/07 durou 5 dias. Tenho ciclo de 30 /32 sempre certinho. Esperei a M este mês e nada, em 15/08 após ter relação com esposo percebi um sangue Claro ao me limpar e assim ficou durante o dia com uma leve coloca no lado esquerdo. Dia 16 fiz teste de farmácia e deu dois traço, a noitinha esse sangramento aumentou pouquinho e decidi ir ao hospital, foi feito exame de toque e colo do ultero fechado, o sangramento discreto não chegava sujar o absorvente. Neste mesmo dia fiz o beta hcg QUALITATIVO, e o resultado foi negativo. Voltei para casa dia seguinte o sangramento cessou e desde então não tive mais sangramento. Fiz outro teste de farmácia de outra marca e novamente duas riscas, dia 25/08 fiz um ultra transvaginal, e não havia nada no útero, mas está com medidas aumentadas e tbm o endométrio.
ResponderO que pode estar acontecendo?
Pode né orientar?
Acredito que esteja grávida. Pela transvaginal não dá para ver nada no início da gravidez e pode ter acontecido um erro do laboratório em relação ao de sangue. Espera a menstruação atrasar e faz de novo.
ResponderBoa noite tenho 33 anos fiz uma ultra e apareceu ovário Esq aumentando de volume com presença de diversos cistos e o ovário Dir não visibilidade
ResponderComecei o tratamento com Diane 35 e espironolactona por 6 meses só que estive gripada por quase 10 dias e tomei antibioticos,está chegando no fim do tratamento para poder voltar na consulta,A médica falou que se o ovário não diminuísse precisaria fazer cirurgia,Só que essa semana tive um sagramento bem rosa que durou 2 dias mais era bem pouco,fiz o toque no útero ele está bem alto,fechado e sinto que ele está bem duro minha M sempre foi regular só que está atrasada a 2 dias,tentei entrar em contato com a gineco mais ela está com a agenda cheia até fim do mês ??♀️
E agora não sei o que faço se espero ou procuro outro médico
Desculpe pelo textaõ se poder me ajudar no que fazer