Sua 26a semana começa

26 Semanas de Gestação

Sua 26a semana começa

25
27
26/40
Semanas

Faltam 15 semanas

Seu bebê tem o tamanho de um alho poró.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

O bebê está bastante ativo e se movimenta para todos os lado. Ele começa a treinar as pálpebras, abrindo e fechando os olhos. Será que já enxerga nessa fase?
Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento o bebê já possui uma grande força nos braços e pernas, o que resulta em dolorosos chutes e cotoveladas.


DIA 1 • DA SEMANA 26

Dificuldades de uma Mãe de Primeira Viagem

#

Ninguém nasce sabendo tudo e no começo é comum uma insegurança tomar conta da nova mamãe. Não hesite em pedir ajuda ou instrução e lembre-se de seguir seu instinto materno! Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 26

A Escolha da Maternidade

#

São tantas preocupações e detalhes para cuidar antes do bebê nascer … E o local onde ele virá ao mundo, você já escolheu? A decisão pela maternidade é um dos pontos mais importantes da gravidez e alguns aspectos devem ser colocados em pauta para a escolha correta… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 26

IMPORTANTE: já fez seu chá de bebê? Está é uma das fases mais escolhidas pelas gestantes para fazer esse evento entre família e amigos. Isso porque ainda existe disposição, a barriga está linda e redonda e a festa pode ser bem mais proveitosa.

DIA 4 • DA SEMANA 26

Como Controlar o Nervoso na Gravidez

#

Controlar o nervoso na gravidez é uma tarefa que parece complicada para algumas mulheres. Mas pensando na saúde do bebê e focando em uma gestação tranquila, a mulher deve se esforçar para ficar longe de estresses. Alguns métodos como o relaxamento podem ajudar nesta fase! Continuar Lendo

DIA 5 • DA SEMANA 26

IMPORTANTE: nesta fase é possível que seu obstetra solicite a realização de outro exame de sangue, o de curva glicêmica. Esse é o exame que detecta a sua tolerância à glicose e indica a possibilidade ou presença de diabetes gestacional.

DIA 6 • DA SEMANA 26

#

Nesse momento é possível que você esteja começando a sentir o peso da gestação. Dores costumam surgir de um dia para o outro. Saiba quais são normais e quando se preocupar. Continuar Lendo

DIA 7 • DA SEMANA 26

IMPORTANTE: já pensou em eternizar esse momento lindo que é a gestação através de fotos? Um book gestante é uma ótima maneira de deixar registrado e ainda abusar da criatividade para guardar de recordação a chegada do seu bebê.

caixa de informações chave:

  1. Com 26 semana de gestação, o bebê mede cerca de 35,6 centímetros e pesa mais ou menos 760 gramas. Já tem uma força tremenda nas pernas e cotovelos.
  2. Ele consegue pegar o cordão umbilical e fazer dele um brinquedinho, além de passar boa parte do tempo dormindo.
  3. Seus olhos já estão formados e as pálpebras conseguem treinar uma pequena abertura, porém ainda não enxerga nada dentro da barriga.
  4. O útero da mamãe deve ter, na média, uma altura de 22, 24 cm. Se estiver menor, certamente o médico vai pedir um exame de ultrassom com doppler.
  5. O inchaço é resultado do peso da barriga e da grande retenção de líquidos. Falado nisso, o peso da barriga pode ser um fator determinante para uma noite de sono atribulada.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 26 Semanas de Gestação

Com 26 semanas de gestação, o bebê mede cerca de 35,6 centímetros e pesa mais ou menos 760 gramas. Já tem uma força tremenda nas pernas e cotovelos. Alguns bebês adoram se alojar nas costelas da mamãe e fazer dali um verdadeiro festival de chutes e empurrões super doloridos, mas cheios de vida. Tem sensação melhor?

O que o Bebê Está Fazendo Nesta Semana

Com 26 semanas o papai já é capaz de sentir seus movimentos1. O bebê, por sua vez, consegue pegar o cordão umbilical e fazer dele um brinquedindo, além de passar boa parte do tempo dormindo. Apesar de já escutar sons de fora da barriga, para ele é como se estivesse submerso em uma piscina ouvindo apenas ruídos externos. Mais um sinal do desenvolvimento fetal acelerado.

26 semanas de gestaçãoDevido ao espaço que está cada dia menor, seus movimentos e chutes começam a ser doloridos para a mamãe. Porém, é uma sensação tão incrível sentir o bebê mexendo e mostrando que está tudo bem que nada importa.

Procure deitar com a barriga para cima quando o bebê estiver se movendo. É demais! Você verá uma montanha russa acontecendo do lado de dentro! Com 26 semanas de gestação, é possível ver pezinhos e mãozinhas passando claramente pela pele da barriga. Aproveite para filmar e registrar esse momento!

Desenvolvimento do Bebê

Com 26 semanas de gravidez, seus olhos já estão formados e as pálpebras conseguem treinar uma pequena abertura, porém ainda não enxerga nada dentro da barriga2. Sua pele que antes rosada e quase transparente, começa a ganhar outra coloração devido à camada de gordura que vai se alojando por baixo. A cada dia que passa o aspecto é mais e mais parecido com o da pele que nascerá.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Na 26 semana de gravidez são comuns fisgadas ou até mesmo dores no assoalho pélvico3. Se for mamãe de primeira viagem não se assuste, é mais do que normal! São os músculos se adaptando ao novo peso e formato do seu corpo. Eles relaxam para dar espaço ao crescimento da barriga. Caso seja sua segunda gestação, pode sentir mais intensamente a dor devido ao corte da cesárea, se for o caso. Ainda assim, é algo perfeitamente normal.

Se precisar, peça auxílio ao seu obstetra e uma indicação de medicamento. Com 26 semanas de gestação, seu útero deve ter, na média, uma altura de 22, 24 cm. Se estiver menor, certamente o médico vai pedir um exame de ultrassom com doppler das artérias uterinas para verificar o fluxo de sangue da placenta para o bebê. Mas não se assuste, cada corpo reage de um jeito às fases da gravidez.

Dores na Mamãe

E a famosa pergunta: 26 semanas são quantos meses? Com 26 semanas de gravidez já passamos da metade da gestação e estamos no 6º mês. O peso da barriga pode começar a incomodar, principalmente se a mulher tiver que ficar longos períodos em pé. Além do desconforto nas pernas, dores nas costas costumam surgir nessa fase também. Outro desconforto é o inchaço característico do período gestacional, que piora em épocas de calor.

O inchaço da 26 semana é resultado do peso da barriga e da retenção de líquidos. Falado nisso, o peso da barriga pode ser fator determinante para uma noite de sono atribulada. Isso porque, a barriga costuma doer se ficar de apenas um dos lados. Assim, procure alternar quando estiver deitada e aproveite para apoiar os joelhos em um travesseiro. Tente ficar a maior parte possível do tempo do lado esquerdo, porque ele favorece a boa circulação.

A alimentação da gestante deve ser variada e bem nutritiva, com alimentos de qualidade. Não foque em quantidade, mas sim na qualidade do que ingere, certificando-se das vitaminas que está fornecendo ao seu organismo e ao de seu bebê. Alimentação saudável resulta em gestação saudável!

Fatores Externos…

Com 26 semanas, a ansiedade começa a bater na porta de novo, talvez pelo cansaço ou pela vontade de conhecer logo o bebê. Caso não consiga controlar, seu sono pode ser abalado, o que não é uma boa ideia neste momento, já que você precisa dormir e descansar o máximo que puder!! Tente relaxar, fazer passeios que gosta e não ficar pensando no que te preocupa! Curta cada segundo da gravidez pois em breve terá seu bebe nos braços e sentirá saudades do barrigão!

Foto: Cla Mereu

25
27
26/40
Semanas

Faltam 15 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM 175089 / RQE 89187
Revisora médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana pela UNIFESP.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

350 respostas para "26 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Nat silva 18.07.2022

    Estou com quase 27 semanas e sinto poucos movimentos do bebê, da uma mexidinha e outra que só eu posso sentir, não literalmente uns chutinhos com que o pai também possa sentir, as vezes sinto a barriga ficar dura e normal está muito calma para o tempo de gestação?

    Responder
  • Visitante
    Jéssica Naiara Figueiredo rosa 17.11.2021

    Bom dia minha última menstruação foi final de abril dia 26 e ficou só 4 dias quanto tempo de gestação eu estou e quando posso ter engravidado?

    Responder