Com 4 semanas de gravidez, a primeira parte a ser formada no bebê é o tubo neural1. Ele dá origem à coluna e ao cérebro. Essa é a estrutura de onde se forma todo corpo; Podemos dizer que essa é a semana chave, e a boa formação desse tubo é impreterivelmente importante para o desenvolvimento correto do bebê. Agora, o bebê se divide em camadas e essas formarão ossos, órgãos, pele, olhos e boca.
Na camada do meio já começa a aparecer seu pequeno coração e o sistema circulatório em vasos microscópicos. Neste ponto também é onde os órgãos como estômago e intestino começam a ser formados. Aliás, o sistema digestório como um todo começa a ser formado (vesícula, fígado, pâncreas). Seu bebê ainda não tem a estrutura com cabeça, pernas e tronco. A única coisa possível de ser visualizada é o saco gestacional. Porém, em breve tomará a fisionomia de um ser humano.
A vesícula vitelínica2 é uma versão mais simples da placenta. Ela nutre o bebê até que a placenta de fato esteja formada para assumir o seu lugar. No ultrassom, ela sempre vai aparecer antes mesmo que o bebê. Seu aspecto parece um pequeno balão flutuando dentro do saco gestacional. Aliás, o saco gestacional em alguns casos consegue ser visualizado. Porém, não se assuste se não tiver aparecido caso tenha feito ultrassom na 4ª semana de gestação. O bebê nesta fase é menor que um grão de arroz, mede cerca de 2 mm!
Como a mamãe está se sentindo
Nesse estágio, com 4 semanas de gravidez, algumas mulheres já começam a sentir seu corpo diferente. O hormônio HCG começa a ser liberado a todo vapor e a progesterona está sendo excretada pelo corpo lúteo em grande quantidade para manter a gravidez saudável. É nessa fase que, caso a mãe não esteja ainda ingerindo vitaminas para ajudar na formação do bebê, deve passar a fazer. O indicado é usar vitaminas como Metilfolato3, a forma ativa do ácido fólico, muito mais eficiente.
Esse hormônio comum em todas as mulheres é o responsável por todos os primeiros sintomas. Torna a mãe sensível a cheiros, gostos e é a causa dos enjoos. Em alguns casos, a mulher nem nota que já há uma vida nova em seu ventre. Mas logo os sintomas irão se intensificar e ela, desconfiada, fará um teste de farmácia ou de sangue, assim como eu fiz na 4ª semana de gravidez.
Sinais e sintomas
Com 4 semanas de gestação, sinais e sintomas são comuns, mas o primeiro sinal é o atraso da menstruação. Quando ele ultrapassa 5 dias, o ideal é investigar se há uma nova vida crescendo. E quando o positivo finalmente acontece é uma surpresa e alegria sem tamanho! Porém, é possível que algumas mulheres tenham sangramento nesta fase da gravidez.
O sangramento pode ser de nidação, ou mesmo por baixa secreção de progesterona. Neste caso, a mulher deve procurar o médico o quanto antes. Na dúvida sobre o que está acontecendo, é melhor a opinião de um profissional e, assim, detectar eventuais problemas.
Nesta altura do campeonato, a barriga pode ficar mais durinha e os seios ficarem muito doloridos e inchados. Tudo isso é normal na fase da gravidez, mas também não é totalmente necessário que esta nova gestante tenha sintomas! A 4ª semana de gestação pode trazer sintomas ou não!
Então, é possível acontecer uma gravidez sem sintomas . Apenas se certifique de que o HCG está subindo como deveria. Na dúvida, faça um beta HCG quantitativo para determinar como está a evolução dos hormônios. Também é chegada a hora de procurar um bom médico e iniciar o pré-natal!
Fatores externos
Se a mulher não se preparou com a ingestão de ácido fólico até este momento, é muito importante que inicie o quanto antes! Essa vitamina tem o poder de evitar má formação do tubo neural do bebê. Também é possível que a mulher note alguns sintomas de gravidez, como náusea, tontura ou sonolência, mas antes mesmo que tenha oportunidade de fazer um teste. Pode ser também que aconteça uma descamação endometrial com coágulos.
Neste caso, é pouco provável que a gravidez vá à diante. Chama-se este episódio de micro aborto. Se houver suspeita pelo volume do sangramento, é possível diagnosticar com o aconselhamento de um ginecologista.
Dúvidas das Leitoras:
Como é um feto com 4 semanas de gestação?
Com 4 semanas de gestação, o bebê ainda é tão pequeno que é comparado ao tamanho de um grão de arroz. É tão pequeno que chega a medir em torno de 2 mm e ainda não possui semelhança com o ser humano que está se formando.
Como fica o útero com 4 semanas de gravidez?
Com 4 semanas de gravidez ainda não há nenhuma alteração no útero, já que o embrião ainda é muito pequeno e não ocupa nenhum espaço.
Qual os sintomas de gravidez com 4 semanas?
Com 4 semanas, o principal sintoma de gravidez é o atraso menstrual. Porém, muitas mulheres podem já sentir enjoos, tonturas e até sensibilidade extrema nos mamilos. Com 4 semanas de gravidez já é possível perceber através dos sintomas que se está grávida e confirmar com um exame de gravidez. Uma ótima aliada das mulheres nessa fase é a pulseira anti enjoo.
Fotos: Reprodução