A partir de hoje teremos a ilustre parceria com o Dr Jaime Filho! Conheci o Dr Jaime e sua paixão pela sua profissão, que é tão importante para nós mulheres. Esclarecer dúvidas sobre o misterioso mundo da ginecologia e obstetrícia é a missão desse generoso profissional que dispôs seu tempo a ajudar as leitoras da Famivita. Bem-vindo, Dr. Jaime! Então vamos lá! A primeira pauta foi sobre menstruação diferente.
Menstruação com cor diferente
Famivita: Algumas mulheres se queixam de menstruação de cores diferentes como um rosa, vermelho aguado e até mesmo cor de ferrugem. Quais seriam as possíveis causas dessas alterações?
Dr Jaime: Na verdade, a diferença na coloração da menstruação está relacionada à concentração do conteúdo menstrual, bem como da secreção vaginal que a mulher tem naquele momento.
O mais comum é o sangramento vermelho-vivo na fase mais intensa da menstruação. Muitas pacientes que têm fluxo aumentado referem saída de pedaços de sangue tipo gelatina. Esse nada mais é do que sangue coagulado na vagina que quando sai apresenta essa forma1.
No início e final da menstruação pode ocorrer o sangramento tipo “borra de café“. Ele tem a coloração mais escura, já que o sangramento diminui, mistura com a secreção vaginal e, pelas reações de coagulação sanguínea, adquirem essa cor.
Menstruação borra de café
Famivita: A menstruação borra de café é uma queixa e dúvida frequente aqui no blog. Quais fatores que levam a essa borra aparecer?
Dr Jaime: A menstruação borra de café pode aparecer nos extremos dos dias de menstruação (início e final), e isso é normal. Entretanto, essa borra de café pode ocorrer no meio do ciclo, o chamado sangramento do meio do ciclo, que é causado pelas alterações hormonais do ciclo menstrual . Geralmente ocorre em pequena quantidade.
Outra situação possível é o aparecimento durante o uso de anticoncepcionais. Nesse caso, 2 situações podem ocorrer: se a paciente usa pílula anticoncepcional contínua, sem fazer pausa, pode apresentar borra de café após alguns meses desse uso contínuo. Chamamos isso de spottings ou escape menstrual.
Nesse caso, uma pausa de alguns dias no uso contínuo do anticoncepcional pode ser a solução para que a paciente menstrue e inicie uma novo ciclo de uso contínuo. Lembrando que nesse caso é importante o uso de preservativo e sempre conversar com seu médico sobre isso!
A outra situação é a permanência do escape no meio da cartela de anticoncepcional com pausa. Nesse caso, isso pode ocorrer pela dosagem de estrogênio um pouco abaixo do que seria o ideal para aquela paciente. Isso depende de fatores como peso e metabolismo da paciente. Uma opção razoável seria relatar isso ao seu médico, que irá avaliar a mudança ou não dessa dosagem2.
Borra de café durante a gravidez
Famivita: Menstruação borra na gravidez pode ser perigoso? O que fazer caso ela apareça?
Dr Jaime: Durante a gravidez não é incomum, sobretudo no início, nas primeiras semanas, a paciente procurar o pronto-socorro com sangramento tipo borra de café, em pequena quantidade.
Isso pode ocorrer por descamação de pequena área de endométrio, que na gravidez encontra-se espessado naturalmente. Mas também pode acontecer por alterações da gestação em si, como áreas de hematoma retrovular (pequeno hematoma que se forma entre o útero e o embrião), ou ainda pode significar uma ameaça de aborto. Por isso, sangramento em qualquer fase da gravidez, seja discreto, tipo borra de café, ou em maior quantidade deve ser investigado e a paciente deve procurar o seu médico ou o pronto-socorro.
Ciclo longo e escape de borra de café
Famivita: Ciclos longos com presença de borra apenas 1 dia podem ser sintomas de doenças?
Dr Jaime: Ciclos com intervalos longos e com pouca menstruação, o que chamamos de oligomenorreia, podem ser sinais de anovulação crônica. Num breve resumo, o ciclo menstrual inicia-se no primeiro dia da menstruação anterior, quando começa novamente a ter o aumento da espessura do endométrio (fase de proliferação do endométrio), estimulado sobretudo pelo hormônio chamado estrogênio (primeira fase do ciclo).
No meio do ciclo, ocorre a ovulação devido às alterações dos níveis hormonais. Após a ovulação inicia-se a produção de progesterona, que torna o endométrio secretor, preparando-o para uma possível gestação (segunda fase do ciclo). Caso não ocorra gestação, os níveis hormonais caem abruptam