Você já ouviu falar do tampão mucoso?1 Ele tem esse nome estranho, mas é um daqueles acontecimentos importantes da gestação que normalmente acabamos só descobrindo quando engravidamos pela primeira vez. Se você nunca ouviu falar do tampão mucoso ou até sabe o que ele é, mas tem dúvidas sobre como identificá-lo quando a hora chegar, vamos te contar certinho o que esperar!
Para aquelas que estão prestes a ter bebê, a luz amarela de alerta já fica acesa. Lá por volta da 36ª semana de gestação, a gente se assusta com qualquer sintoma que não seja comum durante a gravidez. A saída do tampão mucoso é um dos sinais de trabalho de parto2 e é aí que muitas futuras mamães se assustam. Quando eu estava na 35º semana de gravidez da Melissa, tive um dos maiores sustos que já poderia passar em uma gestação.
Mesmo com a experiência de uma mamãe de 3ª viagem, os nervos ficam à flor da pele quando algo além do esperado acontece, ainda mais quando é fora do tempo previsto. Verificando as dúvidas das leitoras, vamos aprender a identificar o tampão, o que fazer quando o tampão mucoso está saindo aos poucos e quanto tempo demora para o bebê nascer depois que o tampão saiu.
Características do Tampão Mucoso
Tampão mucoso é a “rolha” que fecha o colo do útero da gestante. Ele tem características bem diferentes do corrimento branco comum3. Ele impede que a dilatação ocorra e oferece mais segurança dentro do útero, evitando que bactérias ou outros corpos estranhos entrem em contato com a parte interna do útero e provoquem algum tipo de doença e infecção.
O tampão é uma gosma que pode ser transparente, esbranquiçada, amarelada, sanguinolenta e de aspecto escuro ou vermelho mais escuro. É uma gelatina bem esquisita e pode ter alguns riscos de sangue vivo. Para algumas mulheres pode ser assustador, mas não se preocupe, é normal que saia até 3 semanas antes do parto.
Imagens do Tampão
Quando o Tampão Mucoso Sai?
Normalmente o tampão mucoso sai quando ocorre uma baixa hormonal e o corpo já se prepara para dar início ao trabalho de parto. Esses hormônios entram em ação a partir de um hormônio que o pulmão do bebê emite, dizendo que já está maduro o suficiente para o nascimento. Claro que cada corpo e cada gestação é de uma forma e é única, mas de qualquer forma é sempre bom ter informações a respeito.
IMP