O fluxo menstrual pode ser o final de um sonho ou alívio total. E dependendo de como ele vem, pode gerar uma série de questionamentos. É o caso da menstruação com pedaços de pele! Você já ouviu falar disso?
Pois é, o pedaço de pele branca que algumas mulheres apresentam na menstruação pode assustar e pegar de surpresa. Para algumas, a primeira reação é pensar em um aborto. Será que a menstruação com pedaços de pele é sinal de um bebê se desmanchando? Será que eu estava grávida e não sabia?
Qual a Característica do Sangue Menstrual?
Em princípio, a menstruação deve ser vermelha, de cor viva, tipo um sangue saudável. Mas o aspecto da menstruação pode variar de acordo com o estado do endométrio naquele ciclo1. Algumas mulheres, por causas hormonais, apresentam a menstruação mais amarronzada de tempos em tempos. Nesses casos, um aumento de estrogênio com baixa de progesterona pode ser o motivo. Em outras situações, a mulher pode ter um fluxo tão intenso com coágulos de sangue que mais parecem fígados saindo em miniatura.
E apesar de não esperado, não assusta tanto como a menstruação com pedaços de pele, não é mesmo? Vale lembrar que os coágulos podem aparecer por diversos motivos, entre eles alterações estrogênica, problemas como a hiperplasia endometrial2 e pólipos, por exemplo. Em casos isolados, a menstruação com pedaços de sangue pode ser gravidez ou indicativo de aborto espontâneo, mas na grande maioria das vezes, é apenas uma função fisiológica.
Pele Branca na Menstruação – Por que Acontece?
Certamente você está se perguntando: mas e a pele branca? Por que ela aparece na menstruação? Esse é um fenômeno que acontece em casos isolados, tipo uma ou duas vezes na vida fértil da mulher. Porém, é algo perfeitamente normal e também provocado por causas hormonais.
É basicamente o mesmo que acontece com os coágulos mais “usuais”, só que sem a coloração vermelha do sangue. Essa menstruação com pele acontece quando o endométrio, em vez de descamar aos poucos, acaba saindo por inteiro. Por isso aspecto branco, parecendo uma pele fina, que lembra vagamente aquelas existentes nas coxas de frango. Esse fenômeno é chamado dismenorreia membranácea.
Características da Pele Branca
Ela pode ser mais fina do que os coágulos e parecer uma tripa, mas ainda assim é algo normal de surgir. De acordo com o médico ginecologista Jaime Filho, é passível de acontecer em todas as mulheres com ciclo menstrual ativo.
Portanto, diante de uma menstruação com pedaços de pele não se assuste! Se possível procure um médico para verificar, porém com tranquilidade já que não há urgência. E não, isso não significa que você está abortando, mas como disse anteriormente, é sempre melhor falar com um médico e tirar todas suas dúvidas3.
Mas aí você pergunta: “E se essa pele vier acompanhada de muita dor e de um fluxo forte ou fraco ou ainda, de uma menstruação escura e com pedaços. Estou doente? Com alguma uma doença grave?”. Não se desespere. Porém, se as dores forem muito intensas devem ser avaliadas por um médico. Além disso, os pedaços de pele branca na menstruação não devem ser exagerados em tamanho ou quantidade. Se forem, melhor ir a um pronto socorro ginecológico e investigar o que está acontecendo.
Dica Importante: atenção mulheres que estão tentando engravidar ou que possuem alguma amiga tentante. Vitaminas para o casal, gel lubrificante que faz papel do muco cervical e testes de ovulação e gravidez são alguns dos produtos da Famivita que foram desenvolvidos para otimizar as chances de gravidez. Você pode conhecer toda a linha Famivita aqui.
Veja também: Menstruação Irregular – Causas e Como Ajudar o Ciclo a Voltar ao Normal
Foto: eatmorechips, quinn.anya
Olá sei que oque eu vou escreve não tem nada ver com o assunto mais só que no dia 23 desceu adiantada pra mim e veio um pouco muito e no dia seguinte só ficou bem pouquinho como se fosse nada mesmo com uma cor meio rosa misturada com laranja alguém poderia me dá uma orientação o dia enzato pra descer era dia 28 agora e até agora do dia 23 não tá vindo sangue forte tá vindo uma borra bem franca franquinha mesmo
ResponderOlá Dani, tudo bem? tem o ciclo menstrual regular? se sim recomendo que veja uma consulta medca para que seja avaliada e orientada de forma correta
ResponderOlá, minha menstruação Não é de atrasar, eu não tomo nenhum remédio pra evitar, pelo fato de está querendo engravidar, porém faz 5 meses e nada, quando chegou dia 15 agora ela era pra descer e não desceu, ficou sem vim por 3 dias, e hj dia 18 ela desceu uns escape rosado, e depois quando olhei de novo veio um flux maior, porém sinto dores abdominais, seios sensíveis, dores de cabeça entre outros sintomas, e o sangue veio acompanhado de pelinha bem fina e bolinhas marrom pra vermelho escuro, poderia me explicar o que pode ser?
ResponderOlá , como o ciclo não desceu normal, recomendo que veja uma consulta medica onde será avaliada e orientada de forma correta .
ResponderSe necessário exames específicos para te orientar com segurança .
Minha menstruação está a 2 meses de atraso. Já fiz o teste mas deu negativo. Só hoje saiu uma pele como se a menstruação fosse vir mas não veio o que pode ser?
Responderolá Andressa, recomendo que veja uma consulta ginecológica para avaliar e te orientar sobre o atraso no ciclo
ResponderTenho ciclo regulado a 4 meses de 27 dias, nesse último ciclo fiz uso do Utrogestan no 13 e no 15 dia, 100mg uso vaginal, minha menstruação desceu no 6 dia de atraso, completando ciclo de 32 dias, porém sem fluxo e amarronzada as vezes vermelho bem escuro, apenas por 3 dias, o hormônio pode ter desregulado meu ciclo? Ou posso ter tido ovulação tardia? Ela sempre vem em grande fluxo por 5 a 6 as vez 7 e a 4 meses n uso anticoncepcional.
ResponderOlá,
ResponderMeu ciclo está por volta de 25 dias.
Minha menstruação está vindo muito estranha.
Começou a vir dia 20, um corrimento rosa bem pouquinho e daí parou. No dia 21 tinha um pouquinho de sujeira marrom e parou já de manhã, pensei que ia poder brincar com o marido, rsss, porém na hora do banho escorreu um tanto, pensei que iria vir o fluxo, coloquei um absorvente e na manhã seguinte praticamente limpo. Fui com o mesmo absorvente trabalhar e nada de aumentar o fluxo e apenas uns coágulos marrons as vezes saiam junto com o xixi. Coloquei papel higiênico e nem sujou mais o papel. No dia 23, que foi ontem no caso, eu percebi que saiu uma mancha rosada junto com marrom na minha calcinha em pequena quantidade e se faço xixi lá estão no vaso os coágulos marrons, um tipo de pelezinha marrom junto com uma água sai no papel higiênico. Hoje é dia 24 e nada de menstruação, só coágulos e pequena quantidade. Mês passado foi a mesma coisa. Estou com muita cólica. Acredito que a menstruação de verdade vai vir até quarta-feira. Só acho que não é normal isso né?
Estou tentando ter mais um bebê.
Me ajuda por favor, é caso de eu ir a um ginecologista?
segunda feira desceu um corrimento rosinha claro acompanhada de sangue marrom no outro dia minhas colicas estavam muito intensas fortes mesmo, a mesma dor de quando sofri um aborto espontâneo ano passado, juntamente coágulo e sangue e peles junto o sangue igual de quando tive o aborto e as dores tmb são fortíssimas, gostaria de saber se isso por ser indicativo de uma gravidez ou pode ser um aborto espontâneo antes de 1 mês?!
ResponderOlá, infelizmente não tem como saber apenas se estivesse feito um beta com resultado positivo !
ResponderTenho micropolicistos, depois da minha última menstruação tive relação desprotegida,depois do acontecido minha mestruacao atrasou 2 meses fiz um teste(de farmácia)deu negativo
ResponderEsses dias sentir uma dor forte fui ao banheiro e percebir q saiu um pedaço de carne muito grande, logo após a dor passou e o sangrameto estava bem pouco fiquei com muito medo
Será se apenas minha mestruacao voltou ou outra coisa?
Olá, pode ser apenas seu ciclo voltando, mais na dúvida faz um teste!
ResponderO sangramento começou na sexta de madrugada e parou no sábado de , com esses coágulos e normal ou começo de gravidez?
ResponderOlá, precisa saber se estava na data correta para descer sua menstruação!
ResponderOi
ResponderEntão , ontem veio um sinal na minha calcinha , aí eu achei que era minha menstruação mais ai ficou meio marrom e minha vagina tá meia ardida e tá vindo uns pedaços de pele eu não sei , mais não tem cheiro devo me preocupar ?
Olá, se de fato sua menstruação não veio procure seu médico para avaliar!
ResponderAconteceu o mesmo comigo! Muito estranho!
Responderbom dia tenho 55 anos tenho endometriose ainda não estou na menopausa e normal sair pedaço sem cor e com uns negócio tipo gordura
ResponderOlá Rosane, recomendo que para uma resposta segura veja seu medico para uma consulta e avaliação
ResponderOlá minha menstruação desceu ontem a noitr, e hj de manhã quando fui ao banheiro, vi duas peles finas uma bem clara e a outra um pouco vermelha, fiquei assustada porq nunca tinha visto isso!
ResponderObs: atrasei minha menstruação 10 dias com o anticoncepcional
Ola tenho 26 anos já menstruo a 5 dias no momento tenho algumas dúvidas se no caso os tecidos começarem no terceiro dia da menstruação e continuarem até ao 6 dia o que fazer
ResponderOlá, procure um médico para ser avaliado se for o caso!
ResponderOi tenho 36 anos , e tenho adenomiose estou a 2 anos tentando engravidar , bem desanima!
ResponderNo momento estou fazendo uso do Dianogeste .Alguém cm o mesmo problema q conseguiu engravidar ou alguma dica q possa me ajudar ?
Obg
Oi Graziele, eu faço uso de Dienogeste, meu ginecologista afirma que em alguns paises ele é até usado como anticoncepcional, porem no Brasil não, mas me relatou que ele após 6 meses de tratamento pode sim ter efeito anticoncepcional
ResponderAssista os vídeos da doutora Katia Haranaka, ela fala de endometriose e dificuldades para engravidar. Muito boa essa médica.
ResponderOlá, a minha menstruação atrasou um pouco esse mês, sempre foi irregular por conta do meu hipotireoidismo, nunca fiz sexo então zero chances de gravidez, esse mês veio um pedaço elástico transparente na minha menstruação misturado com sangue, é normal isso??
ResponderOlá Sophia, o ideal seria ver seu ginecologista para avaliação segura, não tenho como afirmar se é normal, nesse caso só uma avaliação para ter certeza que esta tudo certo com seu ciclo.
ResponderOlá minha menstruação esta atrasada 4 dias estou com cólica tem 3 dias que desce um corrimento pastoso marron e uns pedaços de pele marrom posso está grávida. Alguém me ajuda
ResponderOlá, boa noite, na sexta fiz um teste de gravidez de sangue deu positivo, começou a surgir algumas cólicas, hoje terça-feira feira minha menstruação desceu, achei que era sangramento fiz uma ultra vaginal, deu que não tem nada no útero e está fechado, agora na menstruação saiu uma gosma transparente e uma pele branca, e continuo com cólicas bem leve devo me preocupar?
ResponderOlá, como seu teste deu positivo e seu ciclo desceu com essa característica,recomendo que veja seu ginecologista pra avaliar com segurança.
ResponderAconteceu a mesma coisa comigo . O que acontecendo com você ? Aí da está grávida ?
ResponderMinha mestruação tá vindo com peles vermelhas e não branca e eu tava sentindo muita dor por favor alguém mim ajuda
ResponderOlá Eduarda, recomendo que veja seu ginecologista para uma avaliação segura no ciclo
ResponderJá duas vezes na minha menstruação que sai essas pelinhas brancas às vezes sinto dor e às vezes não já fiz exame mais tudo normal ?
ResponderBom dia .minha menstruação faz quase um mês que esta vindo nos últimos dias esta fluxo bastante acompanhada de pedaços de pele grossa parecendo um fígado e também veio uma pele branca
ResponderOlá, recomendo que veja seu medico para avaliar esse sangramento com segurança
Responder-Minha menstruação no mês de Junho tava com 33 dias de atraso…
ResponderFiz dois teste deu negativo….
Comecei tomar AC dia 5 de maio….no mês (06) n apliquei…
1 mês dps injeteiii..a menstruação desceu no dia 22 de Julho!
Hoje dia 04 de agosto com 14 dias do ciclo…ou seja…o dia da ovulação tou tendo um sangramento e uma cólica um pouco forte
Oq pode ser.?
E a data prevista para a próxima er dia 19/08
olá, pode estar com alteração hormonal pelo uso do ac, sugiro que veja seu medico se os escapes continuarem.
ResponderComeçei tomar anticoncepcional injetável mensal , dia 30/05/21 no primeiro dia do meu ciclo menstruação , quando foi nesse mês 6 dia 21 comecei sentir uma leve cólica , no dia 22 desceu pra mim um pouco borra de café , e senti muito dor , dia 23 desceu borra de café pouco , depois um sangue vermelho vivo , hoje dia 24 já parou se está descendo bem pouco borra de café denv , e saiu um pedaço de pele tipo um fígado , devo me preocupar ? , Será que tem a possibilidade de estar grávida? Pq nesse primeiro mês tive relação desprotegida! ? Devo fazer um teste ?
ResponderOlá Karol, pode estar com alteração hormonal pelo uso do AC, se usou o AC de forma correta como foi orientada pelo seu medico , a relação se torna protegida, como tem a a duvida de uma gestação, sugiro que faça o beta quantitativo para uma melhor resposta
ResponderÉ eu fiz um teste deu negativo, mas agora a noite estou sentindo MT enjôo e parou de descer já , estranho , devo esperar e fazer outro teste?
ResponderOlá Karol, se tem o ciclo regular e o fluxo não desceu normal, sugiro que faça um beta quantitativo
Responderhoje eu e meu esposo ficamos chocados ,pois durante minha menstruação estava uma coisa branca parecendo um pedaço de pele ,de tripa sei lá algo parecido. então ficamos preocupados, pois o que seria aquilo?
ReplyOlá, recomendo que veja seu ginecologista para avaliar e se necessário tratar com segurança.
ReplyOlá hoje faz 46 dias que eu vir minha menstruação fiz um teste de farmácia ficou uma lista forte e outra fraca, semana que vem vou fazer o exame beta, mais hoje faz 3 dias que tá saindo um escorrimento marron e n é muito n só é tipo melar a calcinha tipo fim de menstruação o q será? No primeiro dia sentir um pouco de cólica mais depois n sentir mais já tem um ano que tive uma perca.. e eu estou com um pouco de medo…
ReplyOii
ReplyBoa tarde
Na minha menstruação veio um pedaço de carne.
Olá, recomendo que veja seu medico para avaliar seu ciclo.
ReplyVeio um pedaço de carne na minha menstruação metade preta e metade pra cá isso é normal
Reply