Sua 38a semana começa

38 Semanas de Gestação

Sua 38a semana começa

37
39
38/40
Semanas

Faltam 3 semanas

Seu bebê tem o tamanho de uma jaca.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

Devido ao tamanho do bebê e à falta de espaço dentro do útero, é normal os movimentos reduzirem. Mas você sabe o quanto é realmente normal? Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento com o bebê pesando em média 3 kgs, seus movimentos estão cada vez menores na barriga.
  • Agenda o exame de cardiotocografia será solicitado para checar a frequência cardíaca do bebê e confirmar as contrações uterinas.


DIA 1 • DA SEMANA 38

#

Com a data prevista do parto se aproximando, como reconhecer os sinais de que chegou a hora? Saída do tampão mucoso, contrações ritmadas e em curto espaço de tempo e rompimento da bolsa são alguns dos sinais que podem acontecer e deixar a mulher em dúvida sobre o que fazer… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 38

#

Mesmo que sem uma base científica sobre o assunto, a grande verdade é que na mudança da lua as maternidades enchem. Mas o que realmente acontece para ocorrer essa estimulação do parto com as alterações da lua e o que tem a ver? Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 38

IMPORTANTE: como está sua alimentação nesta reta final? O cuidado com os tipos de alimentos ingeridos nesta fase é essencial para controlar o ganho de peso que costuma ser mais rápido, mesmo o apetite não sendo o mesmo. Coma frutas da época e sucos.

DIA 4 • DA SEMANA 38

#

Também conhecido como teste do cotonete, o exame streptococcus é realizado através da coleta de amostras da vagina e do ânus. Caso positivo, é necessário que a gestante tome um medicamento específico algumas horas antes do parto… Continuar Lendo

DIA 5 • DA SEMANA 38

Não é uma recomendação médica, mas sim uma questão de higiene para o momento do parto. Como e quando fazer e por que se depilar para o dia do parto? Se não se depilar, na maternidade o que eles fazem? Vamos esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.

DIA 6 • DA SEMANA 38

#

Como acontece a dilatação para o parto normal? Saiba a velocidade com que o parto pode acontecer e quais fatores podem ajudar a acelerar o processo.
Continuar Lendo

DIA 7 • DA SEMANA 38

IMPORTANTE: já pensou se vai precisar de ajuda após o parto? Mesmo que não goste, no pós-parto toda ajuda é bem-vinda. Já veja se algum familiar, sogra, mãe ou amiga poderão te dar uma forcinha, pelo menos nos primeiros dias.

caixa de informações chave:

  1. Com 38 semanas de gestação, o bebê possui o vérnix. Esta é uma camada de gordura que cobre todo o seu corpo mas que agora começa a diminuir e a sumir. Porém, provavelmente ele ainda vai nascer com vestígios dela
  2. Os movimentos do bebê estão cada vez menos frequentes e mais limitados devido ao seu tamanho dentro do útero, mas ainda é normal você senti-lo se mexer em torno de 10 vezes ao longo do dia
  3. Seu bebê mede nesta 38 semana algo em torno de 49,8 cm e pesa em média 3 kg
  4. Contrações de treinamento são comuns nesta época e o endurecimento da barriga pode ser algo incômodo e assustador para as mamães de primeira viagem
  5. Para auxiliar na ansiedade e fazer com que o tempo passe mais depressa e de forma proveitosa, aproveite os últimos momentos de barrigão para dar aquele toque no quarto do bebê

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 38 Semanas de Gestação

Com 38 semanas de gestação, o bebê possui vérnix, aquela camada de gordura que cobre todo seu corpinho mas que agora começa a diminuir. Provavelmente, porém, ele ainda vai nascer com vestígios dela, mas bem menos em comparação ao que tinha anteriormente. Se seu bebê ainda não nasceu falta muito pouco para você conhece-lo!

38 semanas de gestacao

Os movimentos do bebê estão cada vez menos frequentes e mais limitados devido ao seu tamanho dentro do útero1, mas ainda é normal você senti-lo se mexer em torno de 10 vezes ao longo do dia. Se ficar muito tempo sem senti-lo, procure por seu medico para uma verificação e um cardiotoco, que analisará os batimentos cardíacos do bebê.

Seu bebê mede nesta 38 semana algo em torno de 49,8 cm e pesa em média 3 kg. Quanto mais ele ficar dentro do útero, mais peso ganhará, isso claro se a placenta ainda estiver saudável e nutrindo ele da forma que deve2. Fato este que começa a diminuir com a proximidade do parto, quando a placenta vai amadurecendo com o final da gestação.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

A ansiedade está a mil com a espera do grande dia!!! As dores nas costas são intensas, o cansaço físico é muito grande e muitas são as mulheres que sofrem com inchaço nesta etapa final da gestação das 38 semanas de gravidez. Contrações de treinamento são comuns nesta fase e o endurecimento da barriga pode ser algo incômodo e assustador para as mamães de primeira viagem!

Para auxiliar na ansiedade e fazer com que o tempo passe mais depressa e de forma proveitosa, aproveite os últimos momentos de barrigão para dar aquele toque no quarto do bebê e checar se o enxoval está em ordem ou se falta algo, assim como se cuidar também. A ida a um salão de cabeleireiro pode ajudar a melhorar sua auto estima e ainda a se preparar para ficar bem linda para o dia do nascimento do seu bebê.

38 semanas de gravidez

Se a mamãe ainda não fez o teste de estreptococo na gravidez3, na 38 semana de gestação é um bom momento para fazer, já que, em alguns casos, o tratamento para esse exame seria uma dose de antibiótico no dia antes do parto para evitar a contaminação do bebê.

Dificuldade na hora de dormir, frequência urinária, acne, inchaço, amiga, isso tudo passa e vale muito a pena depois que o bebê nasce. As contrações são visíveis e podem ficar cada vez mais frequentes agora, apenas se atente quanto a dores fora do normal, secreção de cor diferente de branco e, falando nisso, você sabe como é o aspecto do tampão?  É normal também sentir dores no baixo ventre, mas atenção a essas dores, infecção urinária é prejudicial e pode ocorrer em qualquer fase da gestação.

Chutes e cutucões são frequentes mas, ao se aproximar do parto, o bebê parece ficar mais paradinho. Não se preocupe, é devido à falta de espaço dentro do útero. As famosas ondas na barriga ficam muito mais evidentes nessa quinzena. Aproveite para fazer vídeos que você guardará de recordação e mostrará para seu filho quando grande!! É um momento único e inesquecível.

Fatores Externos…

Meu Deus, que ansiedade!!! Começamos até a imaginar sintomas o que nos deixam doidas achando que chegou a hora, não é mesmo? Ficamos tão preocupadas pensando que não saberemos identificar quando realmente entrarmos em trabalho de parto que queremos ir para maternidade a todo custo para saber se está tudo bem. Mas acredite, a hora que você estiver em trabalho de parto ativo você saberá, é diferente de tudo que você já viveu nessa vida!!

Foto: @mattiaventurelli

37
39
38/40
Semanas

Faltam 3 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 117. 434
Revisora médica graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, especialista em ginecologia e obstetrícia e mestre em ciência da saúde.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

458 respostas para "38 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    JANIELE 02.10.2022

    Olá. Estou com 38 semanas. Bebê previsto para dia 15, porém dia 9 vai ter lua cheia, estarei com 39 semanas. Será que a lua cheia vai influenciar e adiantar meu parto?

    Responder
  • Visitante
    Milene Cristina 01.06.2022