Com 38 semanas de gestação, o bebê possui vérnix, aquela camada de gordura que cobre todo seu corpinho mas que agora começa a diminuir. Provavelmente, porém, ele ainda vai nascer com vestígios dela, mas bem menos em comparação ao que tinha anteriormente. Se seu bebê ainda não nasceu falta muito pouco para você conhece-lo!
Os movimentos do bebê estão cada vez menos frequentes e mais limitados devido ao seu tamanho dentro do útero1, mas ainda é normal você senti-lo se mexer em torno de 10 vezes ao longo do dia. Se ficar muito tempo sem senti-lo, procure por seu medico para uma verificação e um cardiotoco, que analisará os batimentos cardíacos do bebê.
Seu bebê mede nesta 38 semana algo em torno de 49,8 cm e pesa em média 3 kg. Quanto mais ele ficar dentro do útero, mais peso ganhará, isso claro se a placenta ainda estiver saudável e nutrindo ele da forma que deve2. Fato este que começa a diminuir com a proximidade do parto, quando a placenta vai amadurecendo com o final da gestação.
Como a Mamãe Está se Sentindo…
A ansiedade está a mil com a espera do grande dia!!! As dores nas costas são intensas, o cansaço físico é muito grande e muitas são as mulheres que sofrem com inchaço nesta etapa final da gestação das 38 semanas de gravidez. Contrações de treinamento são comuns nesta fase e o endurecimento da barriga pode ser algo incômodo e assustador para as mamães de primeira viagem!
Para auxiliar na ansiedade e fazer com que o tempo passe mais depressa e de forma proveitosa, aproveite os últimos momentos de barrigão para dar aquele toque no quarto do bebê e checar se o enxoval está em ordem ou se falta algo, assim como se cuidar também. A ida a um salão de cabeleireiro pode ajudar a melhorar sua auto estima e ainda a se preparar para ficar bem linda para o dia do nascimento do seu bebê.
Se a mamãe ainda não fez o teste de estreptococo na gravidez3, na 38 semana de gestação é um bom momento para fazer, já que, em alguns casos, o tratamento para esse exame seria uma dose de antibiótico no dia antes do parto para evitar a contaminação do bebê.
Dificuldade na hora de dormir, frequência urinária, acne, inchaço, amiga, isso tudo passa e vale muito a pena depois que o bebê nasce. As contrações são visíveis e podem ficar cada vez mais frequentes agora, apenas se atente quanto a dores fora do normal, secreção de cor diferente de branco e, falando nisso, você sabe como é o aspecto do tampão? É normal também sentir dores no baixo ventre, mas atenção a essas dores, infecção urinária é prejudicial e pode ocorrer em qualquer fase da gestação.
Chutes e cutucões são frequentes mas, ao se aproximar do parto, o bebê parece ficar mais paradinho. Não se preocupe, é devido à falta de espaço dentro do útero. As famosas ondas na barriga ficam muito mais evidentes nessa quinzena. Aproveite para fazer vídeos que você guardará de recordação e mostrará para seu filho quando grande!! É um momento único e inesquecível.
Fatores Externos…
Meu Deus, que ansiedade!!! Começamos até a imaginar sintomas o que nos deixam doidas achando que chegou a hora, não é mesmo? Ficamos tão preocupadas pensando que não saberemos identificar quando realmente entrarmos em trabalho de parto que queremos ir para maternidade a todo custo para saber se está tudo bem. Mas acredite, a hora que você estiver em trabalho de parto ativo você saberá, é diferente de tudo que você já viveu nessa vida!!
Foto: @mattiaventurelli
Olá. Estou com 38 semanas. Bebê previsto para dia 15, porém dia 9 vai ter lua cheia, estarei com 39 semanas. Será que a lua cheia vai influenciar e adiantar meu parto?
ResponderEstou de 38 semana meu bebê está com 3.200 fiz uma untrasson semana passada o médico marcou uma avaliação porém estou calma pois e minha segunda gestação mais tou pensando e se for Cesária pelo tamanho
Responder