Sua 15a semana começa

15 Semanas de Gestação

Sua 15a semana começa

14
16
15/40
Semanas

Faltam 26 semanas

Seu bebê tem o tamanho de uma maçã.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

O bebê tem sensibilidade à luz e suas papilas gustativas começam a se formar. Será que já é possível sentí-lo dentro do útero?
Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento seus dedos estão formados e separados. O bebê já consegue chupar os dedinhos!
  • Agenda durante o ultrassom, um palpite do sexo do bebê pode ser dado.


DIA 1 • DA SEMANA 15

#

Ouvir o coração do bebê sempre será uma emoção e tanto e, sendo em casa e na hora que quiser, praticamente um sonho! Saiba que com a ajuda do monitor fetal esse sonho é realidade e ainda proporciona tranquilidade para a gestante quando sentir o bebê muito quietinho… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 15

#

Todos sabemos da importância da placenta para o desenvolvimento do bebê e escutar sobre seu descolamento é, sem dúvidas, algo assustador. Normalmente, isso acontece no início do terceiro trimestre e são necessários cuidados especiais para dar continuidade à gestação tranquilamente… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 15

O que uma Doula Faz

#

A doula ajuda, encoraja, acompanha e dá apoio no momento mais especial da vida de uma mulher. Esse é um dos motivos do número de mulheres que optam por parto ter crescido a cada dia, pois o respeito ao corpo e ao momento … Continuar Lendo

DIA 4 • DA SEMANA 15

Agora é possível ouvir o coração do bebê no conforto da sua casa com o monitor de batimentos cardíacos fetal. De forma prática, fácil e confiável a mamãe pode se tranquilizar cada vez que achar seu bebê muito quietinho dentro da barriga.

DIA 5 • DA SEMANA 15

#

A grande maioria das famílias possui um bichinho de estimação e algumas pessoas acreditam que o contato do animal com a gestante traz riscos à gestação, o que não é verdade. Desde que o animal seja bem cuidado e vacinado não existe risco algum… Continuar Lendo

DIA 6 • DA SEMANA 15

#

Muitas mulheres se assustam com as reclamações de ronco depois que engravidam, principalmente a partir do segundo trimestre. Porém, é um fato considerado normal já que devido ao aumento de progesterona as vias respiratórias podem inchar e causar bloqueio da passagem do ar… Continuar Lendo

DIA 7 • DA SEMANA 15

IMPORTANTE: cada dia mais as mulheres estão auto suficiente e dirigir é uma prática indispensável. Quando engravidam, no entanto, surge a dúvida se podem ou não dirigir e se existe alguma contra indicação. A princípio, a atividade está liberada, a não ser que deva ser evitada por recomendação do obstetra.

caixa de informações chave:

  1. Com 15 semanas de gestação, o bebê pode medir 10,1 cm e pesar cerca de 70 gramas. Ele já consegue perceber a luz através da pele.
  2. O tubérculo genital fetal está quase formado e é possível dar palpites sobre o sexo durante a realização do ultrassom.
  3. Com 15 semanas de gravidez, seus dedos estão formados e separados. O bebê já consegue chupar o polegar.
  4. Nessa fase, a maioria das mamães já apresenta uma barriguinha bem saliente em relação às outras semanas.
  5. O bebê pode se mexer muito, parecendo um peixinho dentro da água, porém também fica quieto, gerando apenas uma sensação diferente.
  6. Você vive o melhor momento da sua vida e mesmo com desconfortos e dores tudo vale a pena.

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 15 Semanas de Gestação

Com 15 semanas de gestação, o bebê pode medir 10,1 cm e pesar cerca de 70 gramas. Ele já consegue perceber a luz através da pele, engraçado, mas é verdade! A sensação que eles têm é a mesma de quando fechamos os olhos e vemos a luz através das pálpebras. As papilas gustativas começam a se formar e as pernas a ficarem maiores do que os seus braços.

Desenvolvimento do Bebê

Nessa fase das 15 semanas começa a ficar mais fácil identificar se será menino ou menina, pois o desenvolvimento está bem rápido. O tubérculo genital fetal está quase formado e é possível dar palpites sobre o sexo durante a realização do ultrassom1. Suas articulações estão totalmente formadas o que possibilita o bebê se movimentar de um lado para o outro sem parar e se mover de posição quantas vezes quiser, já que ainda possui bastante espaço.

Com 15 semanas de gravidez seus dedos já estão formados e separados
e o bebê consegue chupar, principalmente o polegar. Essa cena pode ser vista com muita sorte durante o ultrassom, assim como o bebê brincando com seu pequeno pezinho. Nessa fase é natural o bebê já começar a ter soluços2, mas é quase que impossível a mamãe sentir ainda.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Nessa fase a maioria das mamães já apresenta uma barriguinha bem saliente em relação às outras semanas. Aliás, de agora em diante a barriga vai ficar cada dia mais proeminente e sempre que for a algum lugar deve ter seus direitos de gestantes respeitados e garantidos. Isso deveria acontecer desde o positivo claro, mas com a barriga um pouco maior vai ficando mais fácil e menos sofrível que as pessoas notem e façam a sua parte.

Dores na Mamãe

Com 15 semanas de gravidez, algumas mamães começam a apresentar dores pélvicas, nas laterais da barriga e nas costas. Essa sensação pode assustar mas é muito normal3, pois os músculos estão se afrouxando para que a barriga se estenda e o útero se expanda. A acomodação do útero varia em intensidade de dor, para algumas mulheres dói mais e para outras menos.

O bebê pode se mexer muito parecendo um peixinho dentro da água. Mesmo quando quieto ele provoca uma sensação diferente. Saiba que seu bebê é muito ativo nessa fase devido ao intenso desenvolvimento fetal. Mamães com segunda ou mais gravidez costumam sentir seus bebês bem antes do que as mamães de primeira viagem, já que a sensação inicial dos movimentos é muito sutil. Ah, suas roupas normais ficam cada vez mais apertadas e esquisitas nessa fase.

Talvez seja hora de renovar o guarda roupa com peças para gestantes ou até mesmo com peças mais largas, como vestidos e batas, que poderão ser utilizadas mesmo depois do nascimento. Com 15 semanas de gestação, o seu corpo já está bastante diferente e a barriguinha proeminente. Você está com ar de mamãe!

Fatores Externos…

Você vive o melhor momento da sua vida e mesmo com desconfortos e dores tudo vale a pena quando escuta em uma consulta de pré natal aquele pequeno coraçãozinho batendo aceleradamente e dizendo; “estou aqui e batendo por causa de você”. Ser mãe é incrível e após vencer 9 meses de total transformações, tudo vale a pena!!

Fotos: Orlando Tabias Jr, Pensar Feminina

14
16
15/40
Semanas

Faltam 26 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 117. 434
Revisora médica graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, especialista em ginecologia e obstetrícia e mestre em ciência da saúde.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

583 respostas para "15 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Maria Aline Carvalho Rodrigues 23.10.2022

    Estou com 15 semana e um pouco de sangramento,já fui ao médico fiz um ultrassom e disse que estava tudo bem

    Responder
  • Visitante
    tatiane 16.02.202