Mamães, é tão bom ver nossos pequenos crescer, e uma das fases que eu mais gosto particularmente é começar a dar alimentos diferentes do leite materno, ou leite artificial. Se o bebê mama exclusivamente no peito ou mesmo se recebe leite artificial, a chamada fórmula infantil, isso se dá no 6º mês. É quando o bebe começa a ingerir frutas, hortaliças, leguminosas, cereais e carnes. Com meus filhos, mesmo mamando no peito, sempre aderi as recomendações da primeira pediatra da minha filha mais velha, ela me recomendou a dar alimentos salgados por volta do 5º mês. São papinhas batidas no liquidificador e com diversos alimentos leves e de fácil aceitação da criançada.
Como Começar a Introduzir?
O pediatra e um nutricionista materno infantil que vão orientar, mas mesmo assim algumas mamães podem ficar com dúvidas, então vou dar algumas dicas de como fazer a introdução alimentar para o bebê sem sustos e sem medos. Normalmente se inicia com uma fruta ou um tubérculo, um alimento por dia na primeira semana. Na segunda semana já podemos iniciar com um almoço completo (1 legume, 1 verdura, 1 carboidrato como arroz ou batatas, 1 proteína como carne, frango, ovo ou peixe e 1 leguminosa, como feijões). Na terceira semana mais uma fruta entrará no cardápio e após completar 7 meses, ou após recomendação do profissional que acompanha o bebê, pode-se iniciar com um jantar, completo como o almoço.
Ideal oferecer os alimentos bem amassadinhos ou desfiados no início da introdução alimentar. Nunca peneire ou liquidifique os alimentos, pois perdem suas fibras, nutrientes e também não estimulam a boa coordenação motora para a mastigação. Após uns 8/9 meses ideal ajustar a textura e passar a deixar mais consistente. Também há o método BLW, onde o bebê é quem comanda a refeição, pegando o alimento e comendo com autonomia. Por isso no início, por ainda não desenvolver coordenação motora para pegar pedaços menores como o chamado movimento de “dedinho em pinça”, o ideal é oferecer alimentos em cortes e formatos maiores para que ele consiga pegar com o punho fechado e levar a boca.
Eu também costumava congelar as porções dos alimentos em potinhos de vidro, eu esterilizava os vidros com água quente e colocava a porção para cada dia e levava ao congelador, após dura, eu tampava e isso economizava um tempo na cozinha e na hora da fome do nenê, eu já tinha à mão, bastava descongelar no micro-ondas ou banho maria. Os alimentos que as crianças costumam gostar mais são batata, cenoura, mandioquinha ou batata baroa, brócolis e moranga japonesa. Claro que tem alguns alimentos como maxixe, inhame, beterraba, que tem que ser apresentados ao bebê, assim ele acostuma a comer de tudo e principalmente a gostar, afinar o paladar como diz a minha mãe. Vá testando e assim você descobre qual alimentos são de melhor aceitação pelo bebê, a ingestão de sucos naturais frutas e legumes é muito importante nessa fase. É tão comum ver vídeos de bebês fazendo caretas nessa fase, e isso é devido aos gostos tão diferentes que ele experimenta nessa nova fase. Morro de rir todas as vezes em que eu vejo olha só!
Caretas dos bebês na hora de experimentar novos gostos!!
Veja também: Alimentação Infantil – Método BLW
Foto: Mandy Jansen
Este conteúdo esta bem desatualizado, introdução alimentar é só a partir do sexto mês e com os sinais de prontidão, o sistema digestivo do bebê ainda não esta preparado para receber alimentos, podendo gerar até alergias alimentares e complicações pro futuro, mamães procurem conteúdos atualizados para o bem do seu bebê.
ResponderOlá. Essas recomendações de OMS e sociedade de pediatria são muito radicais. Duvido que alguma mãe ou algum bebê consiga ficar só no leite até os 6 meses. Seja fórmula ou exclusivamente peito. Pra minha primeira filha introduzi alimentação com quatro meses completos, e ela aceitou tudo muito bem. E fazia a papinha bem parecida com a descrita acima só excluí o frango porque dava assadura nela. Vai da mãe observar. As frutas realmente algumas dão assadura, aí deixa pra mais tarde. Ah eu colocava, depois de pronto, junto com a batata e a cenoura caldo de feijão. No início com quase nada de sal. Minha filha também tinha refluxo então se esperar até os 6 meses eles querem mamar uma quantidade muito grande de leite, daí regurgita muito. Com meu outro filho agora vou fazer a mesma coisa, não há mal nenhum. As mães de antigamente criavam os bebês a base de mingau de maizena e leite de vaca. Se a criança não têm alergia não há o que temer. Só observar e usar o bom senso.
ResponderSou mãe de primeira viagem daqui a 3 dias minha bebê vai fazer 6 meses, só dei peito pois fiquei comedo de dar outro alimento.
ResponderUm post totalmente fora do que a sociedade de pediatria do Brasil recomenda, os melhores médicos não recomendam dessa forma! O intestino do bebê não está preparado pra receber nenhum tipo de alimento antes dos 6 meses.
ResponderDar suco para o bebê aumenta a glicemia no sangue e muito! Mamães fiquem atentas e procurem médicos bons, para que seu filho não corra riscos no futuro.
Fiquei surpresa também com a introdução de sucos, e mais ainda com a Pitadinha de sal para bebê, complicado
Responder.
Olá eu ja sou mãe de segunda viagem e meus filhos nunca gostaram de tomar a fórmula
ResponderPodes começar a dar os alimentos sem medo
Desde que sejam bem levezinhos
Sozpinha de batata com legumes tudo triturado
Papinha de futa de preferência naturais
E a água
Espero ter ajudado
Brana, a introdução alimentar deve ser recomendada apenas pelo pediatra que o bebê costuma passar.
ResponderOlá, meu bebê acabou de completar 4 meses e não quer mais a fórmula, meus seios não enchem mais, e quero saber se posso introduzir alimentos sem medo. Sou mãe de primeira viagem e devido a pandemia não tem pediatra atendendo o que eu faço?
ResponderOlá gostaria de perguntar a Vanessa ,quantas refeições ela da a neném pois como não toma leite o que faz para sua bebê durante o dia todo ?
ResponderVocê é pediatra
ResponderOlá! Gosto muito do site e o acompanho desde a minha fase de tentante, grávida e agora com o meu baby ( 6 meses). Sempre achei os conteúdos muito bem escritos e esclarecedores ( sempre me ajudou muito), mas fiquei surpresa com este post sobre Introdução Alimentar: início da introdução aos 5 meses, orientando a fazer a papinha na peneira ou no liquidificador, oferecer suco para o bebê o_O . Acho q o conteúdo está bem ultrapassado e fora das orientações da OMS, vale rever para ajudar melhor nós mamães.
ResponderUm grande abraço.
Meu pediatra receitou suco de laranja do céu pra minha bebê de 3meses e ela adorou
ResponderSamara, isso é relativo de médico para médico. O recomendado é dar suco, comida, etc com seis meses.
Respondercomo faz?
ResponderOlá! Com 15 dias descobrimos que minha bebê é APLV como ela teve muita dificuldade em aceitar o leite a base de aminoácidos e quando aceitava em minutos ela regurgitava então comecei a fazer papinhas para ela com 45 dias de vida tanto de frutas quanto de legumes hoje está com 3 meses e 10 dias e continua comendo que é uma maravilha graças a Deus nunca fez mal pelo contrário passou a dormir melhor e a ter menos irritabilidade .Mais lembrando que cada bebê pode ter uma reação diferente do outro e sempre introduzir uma coisa de cada vez por três dias seguidos para ter a certeza de não estar fazendo mal algum ao bebê
ResponderWow, estou surpresa que o seu bebe começou com papinha com 45 dias de Vida. Acabei de ganhar meu terceiro bebe, um Menino. Meu Segundo bebe, uma menina tb teve APLV e Eu morava nos Estados Unidos e fui obrigada a dar uma fórmula super cara que tinham as proteínas hidrolizadas, após uma Semana a alergia dela ainda era presente e daí tive que pular para uma outra fórmula com as proteínas totalmente hidrolizadas pq a alergia dela era severa. So assim ela melhorou, mas a formula custava 70 dólares uma lata, muitas vezes Eu ganhava algumas latas no pediatra. Hj vivo no Canadá e aqui eles tb te dão várias latas de fórmula no pediatra. Ainda não tenho certeza se meu novo bebe tb tem alergia, mas tenho dado peito e uma fórmula com proteínas parcialmente hidrolizadas, pois acho que ele tem chances de ser alérgico, porém mesmo não sendo alérgico Eu estou optando por essa formula e fazendo dieta sem comer coisas com proteínas do Leite de vaca pra não passar pra ele pelo meu Leite, pq mesmo não sendo alérgico, evitando a proteína do leite Eu acredito que evito que ele tenha cólicas ja que a proteína do Leite de vaca é mto forte e indigesta pra qualquer bebê.
ResponderOlá, meu bebê fará 4 meses dia 22, comecei a dar papinha pra ele ..porém não sei o quanto dar…quanto vc dá para seu bebê (em relação a colher de sopa)?
ResponderOlá tenho uma netinha de 3 meses posso dar suco de fruta pra ela, e posso dar frutinha amassadinhas já ou raspadinhas??
ResponderEla mama só o leite materno, só q minha filha vai voltar a estudar aí viu ficar com ela, preciso de uma orientaçã.
Josy, introdução alimentar só mediante a recomendação do pediatra da sua neta!
ResponderBaixei um ebook muito bom falando sobree papinhas espero q te ajude https://go.hotmart.com/E21683919P
ResponderGostei bastante do comentário, ficou bem explicado. Obrigada, vou compartilhar.
Responderhttps://sites.google.com/view/101receitapapinhadebebe/p%C3%A1gina-inicial
Eu tô querendo dar mucilom ele vai fazer 4meses sábado
ResponderBom dia, fale com médico do seu bebê.
Responder