Sua 34a semana começa

34 Semanas de Gestação

Sua 34a semana começa

33
35
34/40
Semanas

Faltam 7 semanas

Seu bebê tem tamanho de um abacaxi.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

O corpo de seu bebê já está completamente formado, assim como seu sistema imunológico. Seus pulmões estão formados e precisam amadurecer. Se nascer agora, será que tem chances de respirar sozinho? Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento O bebê está completamente desenvolvido e seus pulmões estão em processo de amadurecimento.
  • Agenda Descanse, mas também procure fazer exercícios físicos adequados.


DIA 1 • DA SEMANA 34

#

Assim como qualquer infecção ou doença durante a gravidez, podem ocorrer crises de tosse. Além de ser um sintoma incômodo, causa grande irritação se não tomar nenhum medicamento para controle. Mas o que fazer durante a gravidez? Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 34

#

Muito se fala sobre a depressão pós-parto, mas poucas sabem que existe também a depressão pré-natal, que ocorre na fase gestacional. Essa situação pode ser desencadeada por diversos fatores, incluindo momentos de stress na gravidez ou a falta de apoio familiar… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 34

IMPORTANTE: Se você optou por ter um parto humanizado ou parto o mais natural possível, provavelmente você também decidiu ter uma doula ao seu lado. As doulas têm o trabalho de apoiar, acalmar, auxiliar e estar ao lado da gestante, trazendo conforto e tranquilidade nesse momento.

DIA 4 • DA SEMANA 34

#

Depois de tantas aventuras ao longo dos 9 meses, o final da gravidez chegou. Com elas novos sintomas e incômodos como a azia, dores nas costas, inchaços e até falta de ar. Mas saber o que te espera facilita no controle e preparação do corpo… Continuar Lendo

DIA 5 • DA SEMANA 34

IMPORTANTE: Como está sua alimentação nesta fase? Por mais que a ansiedade esteja te consumindo e o apetite também não esteja lá aquelas coisas, tente se alimentar o melhor possível. Você ainda precisa se nutrir e nutrir seu bebezinho, portanto siga um cardápio saudável.

DIA 6 • DA SEMANA 34

Assunto polêmico, o tipo de parto a ser realizado é sempre motivo de discussão. Quando a grande verdade é que qualquer parto desde que digno e respeitoso para mãe e bebê é maravilhoso. O momento do nascimento sempre deve ser tratado com muito respeito!

DIA 7 • DA SEMANA 34

IMPORTANTE: Você sabia que o papai também tem direito a licença paternidade após o nascimento do bebê? O direito é de 5 dias corridos após o nascimento do bebê. Porém, uma nova lei sancionada permite que esse período seja prorrogado para 20 dias em algumas categorias.

caixa de informações chave:

  1. Com 34 semanas de gestação, ou melhor, no 8º mês, seu desenvolvimento fetal é espetacular.
  2. Seus olhos ainda não possuem a cor definida, já que a pigmentação da íris só se completará em um período após o nascimento.
  3. O sistema nervoso do bebê está totalmente formado, assim como seu sistema imunológico. Seus pulmões já estão praticamente desenvolvidos e, se nascer nesta semana, tem grandes chances de conseguir respirar normalmente
  4. Algumas mamães têm sinais de colostro já na 34ª semanas de gestação. Não é muito comum vê-lo antes do parto. Se acontecer com você, fique feliz
  5. Nesta etapa, o cansaço é inevitável e fazer as tarefas domésticas pode ficar cada vez mais difícil. Peça a ajuda de sua mãe, sogra ou algum parente próximo.

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 34 Semanas de Gestação

Com 34 semanas de gestação, ou melhor, no 8º mês, seu desenvolvimento fetal é espetacular. O vérnix, que é a gordura branca que recobre o corpo dos bebês quando nascem1, começa a diminuir nesse estágio da gestação. Os cabelos estão maiores e em alguns casos, com muita sorte podem ser vistos no ultrassom.

34 semanas de gravidez

Com seus cílios completos e unhas já em crescimento, pode ser que precise cortar já na maternidade para que o bebê não se machuque. Aliás, muitos bebês já nascem com arranhões e machucadinhos pelo rosto, que fizeram ainda dentro da barriga com suas unhas. Seus olhos ainda não possuem a cor definida, já que a pigmentação da íris só se completará em um período após o nascimento2. Por isso, não se anime se o bebê nascer com os olhos claros. Tudo pode mudar com o passar dos meses. A grande curiosidade é:: de que cor os olhos do bebê será?

O sistema nervoso do bebê está totalmente formado, assim como seu sistema imunológico. Seus pulmões já estão praticamente desenvolvidos e, se nascer nesta semana, tem grandes chances de conseguir respirar normalmente após o parto. Cada dia mais seu bebê estará preparado para vir ao mundo e encaixando cada vez mais na sua bacia. Você notará sua barriga descendo com o passar dessas 34 semanas de gravidez.

Como a mamãe está se sentindo…

Algumas mamães têm sinais de colostro já na 34ª semanas de gestação3. Porém, não é muito comum vê-lo antes do parto. Se acontecer com você, fique feliz. É um sinal de que não terá problemas para amamentar nos primeiros dias. Dor nas costas e falta de posição confortável para dormir podem te incomodar nessa fase. Independente disso, aproveite cada segundo, pois por mais filhos que você venha a ter, cada gestação é única!

34 semanas de gestacao

Com 34 semanas de gravidez, as dores pélvicas podem começar a se intensificar, principalmente na hora de andar. Isso ocorre devido a o bebê já estar na posição correta. Seu corpo já está se preparando para o parto e sua bacia está se abrindo, além das articulações estarem se afrouxando. Além desse desconforto, contrações de treinamento podem acontecer constantemente e é bom ficar atenta para quando ficarem ritmadas.

Nesta etapa, o cansaço é inevitável e fazer as tarefas domésticas pode ficar cada vez mais difícil. Peça a ajuda de sua mãe, sogra ou algum parente próximo. Fazer atividades que precise abaixar, subir em cadeiras ou pegar coisas no alto podem se tornar perigosas nesta fase, evite ao máximo. Descanse o quanto precisar e, se possível, com as pernas mais elevadas para ajudar a circulação do sangue nas pernas e assim diminuir o inchaço. Porém, procure também fazer exercícios físicos adequados, como pilates e fisioterapia.

Fatores externos…

Mamãe, não se sinta culpada por não estar conseguindo fazer tudo no mesmo ritmo que antes, principalmente com a casa. Se conseguir fazer, que bom. Se tiver ajuda, melhor ainda. Mas se não consegue, não se martirize e faça quando der e tiver disposição. Logo você estará com seu bebezinho nos braços e toda sua disposição sem barriga voltará!!

Foto: Ben Fredericson (xjrlokix)

33
35
34/40
Semanas

Faltam 7 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM 175089 / RQE 89187
Revisora médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana pela UNIFESP.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

432 respostas para "34 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Leticia 03.10.2022

    Fiz meu ultrassom com 34 semanas e 5 dias,
    Minha placenta estava de grau 2 e espessura 2,3. E o peso 2.058. O que pode ser, devo me preocupar?

    Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 04.10.2022

      Olá Létcia, sugiro que leve seu resultado ao medico solicitante para que seja avaliado e orientada corretamente

      Responder
  • Visitante
    Carla Bernarda 13.08.2022

    Perdi minha bebê cm 34 semanas,não estava cm nenhum problema de saúde,fiz exames após o parto e tbm não deu nada,analisaram a placenta e tbm não deu nada,as vezes paro e fico imaginando o q aconteceu cm minha Isabela.

    Responder
  • Visitante
    Gabriely 12.05.2022

    Oi , estou com 34s , a bebe esta atravessada na barriga, tem chance dela encaixar? ou ja posso esperar uma cesária ? 2,518kg

    Responder
  • Visitante
    Karine 10.04.2022

    Ola estou com 34 semanas meus olhos srdem muito sinto muitas dores pelvicas e meus pes estao muito inchados é normal?

    Responder
  • Visitante
    Valdelice 20.01.2022

    Meu bb c 33 semanas estava com 47 cm e 2kg é normal? Minha barriga tem ficado mais tempo dura.

    Responder
    • Equipe FV
      Lidyane Melo 24.01.2022

      Olá, esta normal sim é apenas um bebê cumprido rsrs, mais o peso está dentro do esperado. A barriga dura são as contrações de treinamento!

      Responder
  • Visitante
    Tabata 02.01.2022

    Minha dúvida a cima cortou,estou com medo de ir ao médico e ser apenas sintomas comum do corpo ,me ajudem … é normal ou devo ir ao médico ?

    Responder
  • Visitante
    Luiza 21.12.2021

    Estou com 34 semanas estou sentindo tipo umas cólicas menstruais a noite mais ainda que repuxa na perna direita, quando ele se mexe então sinto mais cólica ainda

    Responder
    • Equipe FV
      Lidyane Melo 21.12.2021

      Olá, estes incômodos são comuns durante toda a gestação, agora deve intensificar pois o espaço para o bebê está menor, pode ser também as contrações de treinamento!

      Responder
    • Visitante
      Tabata 02.01.2022

      Olá ,boa noite,sou nova nós comentários ,mas acompanho sempre e me ajuda muito ..Estou com 34 +3 e estou com muitas dores no lado direito da barriga ,que não passa ,a barriga o dia inteiro dura sem intervalos ,alguns encomodos nas costas ,estou com receio de ir ao me

      Responder
  • Visitante
    Kelly 19.12.2021

    Minha BB já está na posição de nascer e eu estou com 34semanas e 3dias

    Responder
    • Equipe FV
      Lidyane Melo 22.12.2021

      Olá, é normal ainda tem bastante espaço!

      Responder
    • Visitante
      Jaardilarissa 30.04.2022

      Estou com 34 semanas e 1 dia de gestação vim descobrir hoje que tô grávida nem barriga cresceu nem senti nenhum sintomas foi minha primeira ultrassom e não deu pra ver oque era o sexo porque estava com a perna cruzada

      Responder
      • Visitante
        Aline 11.06.2022

        Meu Deus! Que susto e que emoção!!!

        Responder
  • Visitante
    Eliana 03.11.2021

    Estou com 34+5 e grávida de gemeos sinto muita dor no pé da barriga principalmente quando eu estou andando e quando eu vou dormir a noite já não durmo direito a noite inteira fui ao médico eles disseram que é pra mim tomar Dipirona pq estou sentindo desconforto e normal isso?

    Responder
    • Equipe FV
      Lidyane Melo 03.11.2021

      Olá , sim super normal . Com o passar das semanas o espaço para o bebê vai ficando menor e os desconfortos vão aumentando, os ossos da sua bacia começam a se adequar e se preparar até o nascimento!

      Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 11.11.2021

      Olá Eliana, normal sim, seu corpo se preparando para final de gestação , ainda mais de gêmeos sintomas dobrado.
      Siga as orientações de seu medico

      Responder
    • Visitante
      Crislany botelho passos 03.12.2021

      Tô com 8meses 34semanas
      Ontem fui fazer ultrassom médico falou que eu to com pouco líquido 15.07
      Ontem fui na maternidade médica falou que é normal
      Hj a noite to sentindo muito dor no pé da barriga
      E do nas costas
      Barriga está dura

      Responder
  • Visitante
    Lorrany 09.09.2021

    Estou com 34 semanas fiz uma ecografia o médico disse que o líquido estava abaixo, estou tendo perda de líquido. E dores no pé da barriga e dores nas costas.

    Responder
  • Visitante
    Simone Aparecida camargos 31.08.2021

    Estou com 34 semanas e minha barriga está mas alta,qual pode ser o multivo,e possível ter parto normal

    Responder
  • Visitante
    Ana Clara Santiago 20.08.2021

    Olá bom dia! Estou com 33 semanas e 6 dias e estou sentindo uma dor na costela direita já tem três dias, sinto quando respiro fundo, sinto quando deito demais do lado que estou sentindo a dor, sinto quando aperto as costela direita! É normal?

    Responder
    • Visitante
      Aline 25.10.2021

      Eu estou assim, fui ao médico, fiz a ultrassom é pedra na vesícula.

      Estou com 34 semanas, optei esperar minha bebê nascer pra depois fazer a cirurgia.

      É bom a mãezinha passar no médico pra avaliar se ainda não houve melhoras.

      Responder
  • Visitante
    Dany 08.08.2021

    Oi, boa noite. Fiz um usg com 33+6, meu neném estava com 49,5cm e pesando 2421g. Gostaria de saber se tamanho e peso estão ideias pra idade gestacional.
    Grata desde já! ☺️

    Responder
    • Visitante
      Gabriely 12.05.2022

      Oie, acredito que está sim. Hoje fiz o ultra, 34s , a minha esta com 42cm e 2,518kg. Médico disse que o peso esta ótimo, seu bebe vai ser cumpridinho… Tenha uma boa hora, beijos

      Responder
  • Visitante
    Mary 06.08.2021

    Estou de 34 semanas sinto muita pressão na pepeca ,na hora de dormir minhas pernas ficam desconfortáveis q sinto o músculo até pular sinto meu quadril devo me preocupar ?

    Responder
  • Visitante
    Cris placido 25.06.2021

    Amanha faco 34 semanas mas dia 22 bati uma ultra deu 32 semanas e 1 dia peso 1.940 43 cm e normal?

    Responder
  • Visitante
    Anderson Rodrigues Dos Santos Castro 09.05.2021

    minha mulher perdeu o bebê com 34 semanas era um menino o que pode ter acontecido?

    Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 10.05.2021

      Olá, sinto muito pela perda, o ideal é que ela veja o medico para investigar e avaliar

      Responder
  • Visitante
    Vilma Candido 27.04.2021

    Estou com 34 semana, fiz uma USG semana passada e a médica achou o estômago do meu bebê muito pequeno, e aumento do líquido aminiotico ela desconfiou de atresia de esôfago, vou fazer outra ultrassom para reavaliação, mas isso me deixou bem aflita! Mas sei que Deus está no controle!

    Responder
  • Visitante
    Lisa 26.04.2021

    Há algum indício de que o bebê já está encaixado para nascer ou só com a ultrassom?

    Responder
  • Visitante
    Maria Estela 09.03.2021

    Ás vezes me dá vontade de peidar na mão e cheirar com a boca :(

    Responder
  • Visitante
    Josefá 09.03.2021

    quando eu peido sai uma águinha

    Responder
  • Visitante
    Rafaela 16.01.2021

    Oi otima tarde!
    Estou com 34 semanas e 3 dias estou sentindo muitas dor por baixo da barriga eu fiz um ultrasson com 28 semanas e no meu ultrason deu que eu estava com 30 semanas 2 semanas a mais isso pode ocorrer ?

    Responder
    • Usuario
      Fernanda Carvalho 19.01.2021

      Sim, pode ocorrer essa oscilação.

      Responder
  • Visitante
    Gii ❤️ 08.01.2021

    Oi estou com 36 semanas, e no período das 34 fiz uma ultrassom. Meu bebê estava com 47 centímetros, e pesando 2,448. Queria saber +,- a média que ele estará com 37 pras 38 semanas.
    Obs: Também não sei se o comprimento dele está certo, porque eu mesma medi pela ultrassom. Tem um modo de saber fazendo algumas contas?, Ou não tem como?.

    Responder
    • Usuario
      Fernanda Carvalho 12.01.2021

      Nesse caso somente em base na ultrassom. Boa sorte!

      Responder
  • Visitante
    Eliete Mantena 08.01.2021

    Eu consultei dia nove de Dezembro o médico marcou no meu cartão q estava de trinta é duas semanas mais agora com quantas semanas eu estou

    Responder
    • Usuario
      Fernanda Carvalho 08.01.2021

      Para isso seria interessante a DUM.

      Responder
  • Visitante
    Mara 08.01.2021

    Minha última menstruação foi no dia 17/05//20
    Em qual dia ocorreu a fecundação?

    Responder
    • Usuario
      Fernanda Carvalho 08.01.2021

      Data provável da concepção entre 28/05 a 07/06.

      Responder
      • Visitante
        Ana Carla Maria 07.04.2021

        Bom alguns diais saindo uma gosma branca de pois amarela jelatinossa . Senti algunhais cólicas mais passou, minha barriga tá baixa. Sinto algum em cômodos na parte do ventre , quando o bebê meche sinto dolorido como se o bebê tivesse em purando, minha barriga já ficou dura 2 vesse na semana. Estou com 34 semanas e 6 diais , meu parto tá previsto para dia 13 de maio. Mais a minha médica disse que posso ter esse mês de abril a parti do dia 22 em diante. Data da minha última menstruação 06/Agosto/ 2020

        Responder
  • Visitante
    Josy 01.01.2021

    Estou com 33 semanas e sinto pontadas na vagina é normal? Ou é algum sinal de que estou dilatando?

    Responder
    • Usuario
      Fernanda Carvalho 04.01.2021

      É normal nessa fase da gestação sentir esses incômodos. Boa sorte!

      Responder
  • Visitante
    Nelisa Michele dos santos 01.01.2021

    Minha última menstruação foi dia 07/05/20 minha primeira eco foi 09/07 estava com 9semanas e 3dias a segunda 08/09 estava com 18semanas e agora dia 22/12estava com 32 semanas tô perdida pra quando e o meu bebê ??

    Responder
    • Usuario
      Fernanda Carvalho 04.01.2021

      Em base a DUM esta com 34 semanas e 4 dias, DPP para 11/02/21. Boa sorte!

      Responder
  • Visitante
    Nathalia 31.12.2020

    Estou com 34+4 estou sentindo muita dor na pepeca devo me preocupar?

    Responder
    • Usuario
      Fernanda Carvalho 05.01.2021

      É normal nessa fase se ter esses sintomas. Boa sorte!

      Responder
  • Visitante
    Nelisa Michele dos santos 28.12.2020

    Fiz uma eco dia 22/12 e o médico disse que estou de 32 semanas mais na primeira eco que fiz dia 09/07 mostrava que tava de 9semanas e agora confio em qual eco pois elas dão diferença de quase duas semanas me ajude a tirar essa dúvida !!!!

    Responder
    • Usuario
      Fernanda Carvalho 29.12.2020

      Aconselho se basear na atual. Boa sorte!

      Responder
  • Visitante
    Iris 24.12.2020

    Olá, estou com 34s e sentindo muita dor pélvica e nas costas. Não sei identificar se é contração ou não. No ultra meu médico disse que minha bebê parece ter mais tempo (quase 36s) e eu não sei o que fazer. Estou preocupada e sinto a bebê inquieta.

    Responder
    • Usuario
      Fernanda Carvalho 29.12.2020

      Nessa fase da gestação, é normal se ter esse tipo de sintomas. Boa sorte!

      Responder
  • Visitante
    edson 21.12.2020

    ola bom dia e perigoso o bebe ficar atravessado na abarriga da mae, tipo de costa para ultrassom ,o nosso bebe esta atravessado

    Responder
    • Usuario
      Yulli Penafort 21.12.2020

      Olá, não é perigoso.

      Responder
  • Visitante
    Cintia da Silva 16.12.2020

    Estou com 34 semanas e 3 dias, fiz uma ultrassom com doppler que a médica pediu e meu bebê já está de cabeça para baixo. Queria saber se ele vai desvirar ou ele vai ficar nessa posição até o parto???

    Responder
    • Usuario
      Fernanda Carvalho 16.12.2020

      É nessa fase que o bebê entra na posição cefálica, pouco provável que mude. Boa sorte!

      Responder
  • Visitante
    Janiquele 08.12.2020

    Oi bom dia ontem fiz uma ultra estou de 34+4 dia dum 9 de abril de 2020 ai fiz a ultra meu bebe esta com 2.211kg mas esta so com 40 cm diz ele ta compativel com 31+6 mas olhei na internet o peso esta compativel com as 34 semanas agora estou preocupafa data prevista dia14 de janeiro e nessa ultra dia 02 de fevereiro agora ja nem sei o que pensar devo me preo cupar alguem pode me responder por favor?

    Responder
    • Usuario
      Fernanda Carvalho 08.12.2020

      Não se preocupe, se fosse um caso em excesso ou de baixa quantidade, seria informada pelo obstetra. Boa sorte!

      Responder
  • Visitante
    Ana caroline 25.11.2020

    Estou grávida de 34 semanas e minha BB está com um pouco menos de 2 kl e com 40 cm e normal ou devo me preocupar ?

    Responder
    • Usuario
      Yulli Penafort 25.11.2020

      Olá, está de acordo com seu tempo gestacional.

      Responder
  • Visitante
    Ana caroline 25.11.2020

    Olá eu estou de 34+5 e fiz um ultrassom e o tamanho da minha BB está se eu estivesse de 32 semanas devo me preocupar ?

    Responder
    • Usuario
      Yulli Penafort 25.11.2020

      Olá, nesse caso deve consultar seu obstetra para verificar se tem algo preocupante.

      Responder
  • Visitante
    Gabrielly 21.11.2020

    Estou com 34+1, não tive nenhuma contração de treinamento, é normal?

    Responder
    • Usuario
      Fernanda Carvalho 23.11.2020

      Em algumas gestantes é normal esse atraso das contrações. Boa sorte!

      Responder
  • Visitante
    Sabrina 17.11.2020

    Data que eu acho que foi a Dum 27/03/2020

    Primeira USG – 01/06/2020 – 9s e 4d (a médica colocou “entre 9 e 10 semanas”)

    Segunda USG – 22/06/2020 – 12 s e 2d

    Com esses valores posso ter certeza da dum e a concepção foi entre 9 e 15 de abril?

    Responder
    • Usuario
      Yulli Penafort 17.11.2020

      Olá, me informe sua DPP e DUM novamente para calcular quando houve sua fecundação.

      Responder
      • Visitante
        Sabrina 19.11.2020

        Dpp: 31/12
        Dum: 27/03

        Responder
        • Usuario
          Yulli Penafort 19.11.2020

          Baseado na sua última menstruação, hoje você está com 34 semanas de gravidez!

          Responder
    • Visitante
      Lorena Carvalho 21.11.2020

      Boa noite!

      Estou com 34 s e 5 dias e já estou sentindo muito incômodo tanto nas pernas como dor no pé da barriga na virilha e na região lombar, é a minha segunda gestação e a diferença de tempo é pouca da primeira a minha filha tinha 10 meses quando engravidei e foi parto Cesária de 41 s e 2 dias e eu não dilatei e nem sentir dor, eu corro o risco de ter esse parto do meu filho normal e antecipado?! Obrigada quem puder me ajudar

      Responder
      • Usuario
        Fernanda Carvalho 23.11.2020

        É uma possibilidade, mas acredito estar com contrações de treinamento que nessa fase é normal. Boa sorte!