Com 34 semanas de gestação, ou melhor, no 8º mês, seu desenvolvimento fetal é espetacular. O vérnix, que é a gordura branca que recobre o corpo dos bebês quando nascem1, começa a diminuir nesse estágio da gestação. Os cabelos estão maiores e em alguns casos, com muita sorte podem ser vistos no ultrassom.
Com seus cílios completos e unhas já em crescimento, pode ser que precise cortar já na maternidade para que o bebê não se machuque. Aliás, muitos bebês já nascem com arranhões e machucadinhos pelo rosto, que fizeram ainda dentro da barriga com suas unhas. Seus olhos ainda não possuem a cor definida, já que a pigmentação da íris só se completará em um período após o nascimento2. Por isso, não se anime se o bebê nascer com os olhos claros. Tudo pode mudar com o passar dos meses. A grande curiosidade é:: de que cor os olhos do bebê será?
O sistema nervoso do bebê está totalmente formado, assim como seu sistema imunológico. Seus pulmões já estão praticamente desenvolvidos e, se nascer nesta semana, tem grandes chances de conseguir respirar normalmente após o parto. Cada dia mais seu bebê estará preparado para vir ao mundo e encaixando cada vez mais na sua bacia. Você notará sua barriga descendo com o passar dessas 34 semanas de gravidez.
Como a mamãe está se sentindo…
Algumas mamães têm sinais de colostro já na 34ª semanas de gestação3. Porém, não é muito comum vê-lo antes do parto. Se acontecer com você, fique feliz. É um sinal de que não terá problemas para amamentar nos primeiros dias. Dor nas costas e falta de posição confortável para dormir podem te incomodar nessa fase. Independente disso, aproveite cada segundo, pois por mais filhos que você venha a ter, cada gestação é única!
Com 34 semanas de gravidez, as dores pélvicas podem começar a se intensificar, principalmente na hora de andar. Isso ocorre devido a o bebê já estar na posição correta. Seu corpo já está se preparando para o parto e sua bacia está se abrindo, além das articulações estarem se afrouxando. Além desse desconforto, contrações de treinamento podem acontecer constantemente e é bom ficar atenta para quando ficarem ritmadas.
Nesta etapa, o cansaço é inevitável e fazer as tarefas domésticas pode ficar cada vez mais difícil. Peça a ajuda de sua mãe, sogra ou algum parente próximo. Fazer atividades que precise abaixar, subir em cadeiras ou pegar coisas no alto podem se tornar perigosas nesta fase, evite ao máximo. Descanse o quanto precisar e, se possível, com as pernas mais elevadas para ajudar a circulação do sangue nas pernas e assim diminuir o inchaço. Porém, procure também fazer exercícios físicos adequados, como pilates e fisioterapia.
Fatores externos…
Mamãe, não se sinta culpada por não estar conseguindo fazer tudo no mesmo ritmo que antes, principalmente com a casa. Se conseguir fazer, que bom. Se tiver ajuda, melhor ainda. Mas se não consegue, não se martirize e faça quando der e tiver disposição. Logo você estará com seu bebezinho nos braços e toda sua disposição sem barriga voltará!!
Foto: Ben Fredericson (xjrlokix)
Fiz meu ultrassom com 34 semanas e 5 dias,
ResponderMinha placenta estava de grau 2 e espessura 2,3. E o peso 2.058. O que pode ser, devo me preocupar?
Olá Létcia, sugiro que leve seu resultado ao medico solicitante para que seja avaliado e orientada corretamente
ResponderPerdi minha bebê cm 34 semanas,não estava cm nenhum problema de saúde,fiz exames após o parto e tbm não deu nada,analisaram a placenta e tbm não deu nada,as vezes paro e fico imaginando o q aconteceu cm minha Isabela.
Responder